• Nenhum resultado encontrado

A Formação de Tutores e Professores

No documento Download/Open (páginas 55-57)

CAPÍTULO II: PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE

2.1 O PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO

2.1.2 A Formação de Tutores e Professores

Os Tutores do PL atuam como formadores dos professores cursistas e devem ser um professor ou coordenador concursado da rede pública de ensino com formação em nível superior (Pedagogia, Letras, Matemática) ou com curso normal (magistério, nível médio) e ter experiência de um ano no magistério. Cabe a cada Tutor atender duas turmas de 25 professores cada. A esse também é concedida uma bolsa de estudo. Para o recebimento dessa bolsa o Tutor deverá participar dos encontros de formação, desenvolver adequadamente atividades propostas e entregarem as atividades solicitadas. No Município de Garanhuns até então, nas três edições do curso, os Tutores sempre foram os Supervisores da Secretaria Municipal. Compete ao Tutor agir como facilitador da aprendizagem, acompanhar o estudo e aprendizado dos cursistas, orientando-os e estimulando-os no desenvolvimento das atividades pertinentes a cada módulo.

Como dito os Tutores são formados pelas universidades que compõem a Rede Nacional de Formação Continuada. Os que atuam em Garanhuns são formados pelo Centro de Estudos em Educação de Pernambuco (CEEL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que foi criado em 2004. O curso de formação de Tutores tem duração de 180 horas distribuídas da seguinte forma:

• Formação Inicial dos Tutores: seminário inicial do programa no qual os Tutores têm participação obrigatória. A partir desse seminário o Tutor estará apto a iniciar a formação de cursistas em seu município. A carga horária da formação inicial é de 40 horas, realizada em cinco dias de encontro. A não participação do Tutor nesse encontro inviabiliza a formação das turmas de cursistas a ele vinculado no município ou estado, podendo a Universidade, caso possível, realizar uma segunda chamada, para a formação inicial de Tutores quando o número de tutores faltosos excederem a 30 %;

• Seminários de Acompanhamento dos Professores Tutores: após a formação inicial dos Tutores, estes retornarão para seus municípios e iniciarão a formação dos cursistas. Durante o trabalho, em um período que dura de seis a oito meses, serão realizados dois seminários de acompanhamento junto com as Universidades Formadoras. Esses encontros têm por finalidade o acompanhamento do trabalho realizado pelos Tutores pelas universidades, esclarecimentos de dúvidas dos Tutores quanto aos cursos ministrados e continuação da formação iniciada nos encontros anteriores. A carga horária de cada seminário de

acompanhamento é de 28 horas realizadas em três dias e meio de encontro;

• Seminário de Avaliação Final do Programa: destinado às apresentações dos trabalhos realizados e à entrega dos relatórios finais. Com carga horária de 24 horas/aulas e se realizará em 3 (três) dias de encontros. Em sua entrevista a Tutora relata um pouco sobre sua experiência durante a formação para Tutores do PLM;

É boa formação, a nossa professora não é formada em Matemática, ela é Pedagoga, mas parece gostar muito da área, mas acho que o curso não tem um bom foco, é muito enxuto, não por causa dos nossos formadores, mas por causa dos coordenadores do curso na universidade que não conhecem a sala de aula do professor do ensino básico, por isso que eu complemento com outros materiais, proponho outras atividades, informo sobre os livros que chegam as escolas...

Os professores cursistas para participar devem estar vinculados ao sistema de ensino e trabalhar em classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e participar de reuniões com o tutor para discutir os textos lidos, retomar as atividades realizadas e planejar futuras ações. A formação dos cursistas é dividida em 84 horas presenciais e 36 horas à distância, totalizando 120 horas.

A formação dos cursistas começa imediatamente após a formação inicial dos Tutores. O cursista participa de uma área de formação por vez, podendo frequentar a outra área na etapa do revezamento10. Deverá ter no mínimo 75% de presença nos encontros presenciais. Os cursos de Alfabetização e Linguagem e Matemática são desenvolvidos paralelamente e são realizados num período de seis a oito meses.

O Pró-Letramento ocorre na modalidade semipresencial, para isso, utiliza material impresso e em vídeo. Cada professor cursista antes de iniciar o curso recebe um kit, contendo, um guia de estudo e os fascículos. Esses materiais são produzidos pelas equipes dos Centros Universitários credenciados e está subdividido em fascículo. Cada fascículo deve ser estudado quinzenalmente, em um encontro de oito horas, no mesmo dia, ou dois encontros de quatro horas em dias seguidos da semana. No município de Garanhuns, os encontros acontecem semanalmente. A Tutora nos esclareceu que essa decisão foi tomada em comum acordo com todos os participantes e se deu em virtude do cansaço percebido, visto que muitos professores trabalhavam durante toda a semana, inclusive em jornada dupla, e consideravam muito

10 O revezamento ocorre após a realização da primeira etapa de formação, quando haverá um revezamento

de áreas entre os professores cursistas. A partir da estrutura montada, os professores cursistas que fizeram o curso de Matemática poderão fazer também o de Alfabetização e Linguagem e vice versa. Isso contribuirá para que se desenvolva nas escolas a cultura de formação continuada, que é um dos objetivos do PL.

desgastante e pouco produtivo estudarem durante oito horas no sábado. Dessa forma, optaram pelo estudo semanal de quatro horas.

O guia do curso coloca o professor a par de informações sobre a caracterização do Programa, com seus objetivos e as entidades envolvidos em seu processo; destaca a importância da FC no contexto atual; a estrutura organizacional do curso; os participantes do programa, bem como suas funções; as especificações do curso, distinguindo cada etapa, desde apresentação do Programa até a formação dos cursistas; explica sobre a concessão de bolsa aos Tutores, como também possíveis substituições desses profissionais; traz informações sobre o processo de certificação, de avaliação e as subdivisões dos fascículos.

Os professores cursistas e também os Tutores são avaliados a partir dos seguintes critérios: frequência aos encontros presenciais; realização satisfatória das tarefas previstas em cada fascículo; autoavaliação do professor, considerando o percurso durante o Pró-Letramento, as contribuições do curso e as mudanças em sua prática pedagógica. Existem também os projetos finais, desenvolvidos pelos professores cursistas com suas respectivas turmas. Os resultados desses projetos são apresentados no encontro final do curso. Nesse estudo tivemos a oportunidade de acompanhar a apresentação dos resultados dos projetos de todos os professores que participaram do PLM em 2011.

Em relação à certificação, tanto os professores cursistas, quanto tutores são certificados pelas Universidades Formadoras. O plano de atividades do programa não prevê tempo para acompanhamento e avaliação de seus efeitos na prática pedagógica dos professores cursista.

2.2 PRÓ-LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÓ-LETRAMENTO EM

No documento Download/Open (páginas 55-57)

Documentos relacionados