• Nenhum resultado encontrado

5.3 Os resultados da entrevista inicial dos professores

5.3.1 A caracterização dos professores

5.3.1.1 A formação e a escolha profissional

A partir dos dados obtidos, podemos caracterizar a formação dos dez professores entrevistados. Essas informações encontram-se a seguir, no Quadro 1.

Profs. Idade Curso Normal/

Curso Universitário Escola/ Universidade Tempo na carreira Tempo de formado Especialização

Prof. 01 26 anos Educação

Física

Particular/SP 02 anos 02 anos sim

Profª 02 35 anos Magistério/

Pedagogia

Particular/SP 17 anos 17 anos não

Profª 03 60 anos Magistério/

Administração/ Pedagogia Incompleta

Particular/SP 29 anos 32 anos não

Profª 04 34 anos Magistério/

Pedagogia Incompleta

Particular/SP 16 anos 16 anos não

Profª 05 48 anos Magistério Particular/SP 12 anos 12 anos não

Profª 06 55 anos Magistério/

Biblioteconomi a

Particular/MG Particular/SP

23 anos 25 anos não

Profª 07 45 anos Magistério/

Pedagogia

Particular/SP 21anos 19 anos sim

Profª 08 29 anos Geografia Particular/SP 06 anos 06 anos sim

Profª 09 40 anos Ciências

Biológicas

Particular/SP 18 anos 18 anos não

Profª 10 49 anos Magistério/

Pedagogia

Particular/SP 14 anos 23 anos sim

O Quadro 1 mostra que, dos 10 professores entrevistados, sete professoras possuem o Curso Normal e destas, três possuem Pedagogia, uma possui curso universitário em Biblioteconomia e outra, além de ter curso universitário em Administração, tem o curso de Pedagogia incompleto. Uma professora que tem o Curso Normal está terminando o curso de Pedagogia. Encontramos também um professor formado em Educação Física, uma em Geografia e outra em Ciências Biológicas.

Quanto à idade, dois professores têm entre 26 e 29 anos, duas professoras têm entre 34 e 35 anos; quatro professoras têm idades que giram em torno de 40 e 49 anos; uma professora tem 55 anos e outra tem 60 anos.

Dos 10 professores entrevistados, oito são formados em universidades particulares, todas as professoras realizaram o Curso Normal em escolas particulares e uma professora está terminando a Faculdade que é particular.

Com relação ao tempo na carreira, dois professores lecionam há menos de 10 anos; dois lecionam de 10 a 14 anos; três de 15 a 19 anos; dois de 20 a 24 anos e uma leciona de 25 a 29 anos.

Quanto ao tempo de formados, dois professores têm menos de 10 anos; cinco professoras têm de 12 a 18 anos de formados; duas têm 23 e 25 anos, e uma professora tem 32 anos de formada. Dos 10 professores, quatro possuem especialização.

Quanto às razões e motivações que levaram os entrevistados a escolher o curso universitário e se tornar professores, observa-se que: duas indicaram ter certeza da escolha do curso e desejavam seguir a carreira de professor; três tinham certeza do curso, mas não tinham certeza se gostariam de ser professores; uma escolheu por ser moda, na época, cursar Magistério, mas gostaria de fazer outro curso; três escolheram ser professores por influência familiar; e uma professora escolheu a profissão, mas desejava fazer Psicologia.

A seguir, serão apresentadas as falas mais representativas feitas pelos professores, durante a entrevista.

Professoras que demonstraram ter certeza de que escolheram o curso certo e que querem seguir a carreira de professor

“Tem até parentes que são professores, mas não foi por isso que eu escolhi ser professora. Sempre quis dar aulas. Eu nunca passei necessidade, meu pai nunca deixou de me ajudar, mas nem por isso, eu não fico em casa criando bunda, por isso que eu falo:“eu amo dar aula”. Eu sempre gostei de dar aula desde criança. Eu tinha lousinha quando criança (...) eu admiro médico, enfermeiro (...) eu não dou conta do que eles fazem. (...) mas eu gosto de dar aulas.” (Profª 02)

Uma professora comentou que, apesar de estar certa de suas escolhas, sentia frustração em não ter tido condições de fazer Faculdade

“Formei-me e fiz Magistério, mas eu não tenho faculdade. É um ponto que me aborrece profundamente. (...) eu nunca tive condições financeiras de fazer uma Faculdade. É um dom ser professora. É um dom meu. Eu sempre quis fazer Magistério. Eu sempre gostei de escola. Escola sempre me atraiu muito.” (Profª 05)

Professores que parecem ter certeza do curso, mas não de ser professor

“(...) mas desde o colégio, eu gostava da Educação Física, mais na área de Academia. Aí, eu terminei o Ensino Médio e prestei vestibular para Educação Física e passei. (...) a minha intenção quando eu fui fazer o curso de Educação Física era trabalhar em Academia, não era ser professor.” (Prof. 01)

Professora que escolheu a profissão por ser moda, na época, cursar Magistério, mas que gostaria de fazer outro curso

“Na minha época era bastante moda a gente fazer Magistério, então eu fui fazer em primeiro lugar porque a gente ouvia todo mundo falando Magistério, Magistério e eu fui lá ver o que era e fui ficando, mas o que eu gostaria de ter feito na época era fazer (pausa) eu queria ser dentista porque quando eu era mocinha, eu trabalhei com um dentista e eu cheguei a fazer o curso de prótese dentária. (...) mas a minha vida financeira não permitia, eu tinha que trabalhar e o curso era o dia todo. Então dificultava. Isso ficou no sonho, eu fiz o que deu (...) fiz também Administração porque nós temos uma fabrica de doces (pausa) comecei Pedagogia, mas não terminei. Meus filhos precisavam estudar. Eles são minha prioridade. Agora é a vez deles.” (Profª 03)

Professoras que escolheram a profissão por influência familiar

“A minha formação vem de uma família onde todo mundo estuda muito, lê muito. Minha mãe foi minha professora (...). Minha mãe deu aula trinta anos. Minha tia dá aula, a outra tia também, enfim todo mundo. Eu sempre gostei muito de criança (...). Então, eu acho que isso me levou a ser professora daquela outra época (...).” (Profª 06)

Professora que escolheu a profissão, mas desejava fazer Psicologia

“Eu só sei de uma coisa, eu fiz o Normal, o Magistério (pausa) também porque eu achava (pausa) eu não gostava de Matemática, de Química, de Física (...) essas matérias e o que a minha cidade podia me dar de formação era Magistério. Na minha cidade não tinha Faculdade, aí eu tinha que pagar o ônibus, faculdade em outra cidade. Eu queria fazer faculdade, eu gosto muito de Psicologia quando estudei. Adorava a minha professora de Psicologia (pausa) o que ela dava (pausa) as teorias.” (Profª 10)

Documentos relacionados