• Nenhum resultado encontrado

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

3.1.1 A Fundação CERTI

 

 

Na primeira etapa deste trabalho foram analisados os dados obtidos através da pesquisa bibliográfica e documental referentes ao tema proposto. Estes dados possibilitaram conhecer e descrever alguns dos conceitos e modelos de internacionalização de empresas, assim como o conceito de redes empresariais de cooperação e de inovação. Com esse embasamento teórico, foi possível realizar a pesquisa de campo através de cinco entrevistas feitas a empresas de base tecnológicas da Grande Florianópolis as quais se encontram em diferentes estágios de internacionalização seguindo a classificação do modelo sugerido por Kraus (2006). Através destas entrevistas obteve os dados primários para o aprofundamento das análises.

Este capítulo começa com uma pequena contextualização do local de estágio para em seguida descrever o modelo de Soft Landing do EurOffice Services, o qual é objeto de estudo da presente pesquisa. Por fim são analisadas as informações obtidas através da pesquisa de campo.

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO  

Os tópicos a seguir apresentam uma breve contextualização da Fundação Centro de Referencias em Tecnologias Inovadoras (CERTI), e do Escritório de Negócios Internacionais (ENI), evidenciando suas respectivas atividades e competências. O local de realização de estágio foi o ENI, que é resultado de um projeto desenvolvido pelo CERTI e subvencionado pela União Européia.

3.1.1 A Fundação CERTI  

 

A Fundação CERTI é uma organização privada sem fins lucrativos, de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com foco na inovação em negócios, produtos e serviços no segmento de tecnologia. Criada em 31 de outubro de 1984, em Florianópolis, a CERTI foi

originada das atividades do Laboratório de Metrologia do Departamento de Engenharia Mecânica (LABMETRO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da própria UFSC, participaram da constituição da CERTI, como Entidades Membro, empresas privadas e públicas e órgãos dos governos federal e estadual. (FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, 2010a).

Na qualidade de Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação, a CERTI nasceu direcionada para a pesquisa tecnológica aplicada, num contexto em que o Brasil demandava crescimento de qualidade e desenvolvimento de know how próprio e inovador, especialmente no campo da informática e das tecnologias de ponta, incluindo particularmente a automação industrial. (FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, 2010a).

Desde 1990, a Fundação opera em instalações próprias no campus da UFSC em Florianópolis, Santa Catarina, e para atender às necessidades do mercado nacional, a CERTI ampliou suas estruturas estabelecendo também Institutos Tecnológicos em Manaus na Amazônia e em Brasília no Distrito Federal. A CERTI é hoje referência no âmbito nacional e internacional pelo desenvolvimento de projetos inovadores que envolvem soluções de convergência digital, como a urna eletrônica brasileira, os terminais de automação bancária e terminais públicos de acesso à Internet (FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, 2010a).

A missão da CERTI é fornecer Soluções Tecnológicas Inovadoras de caráter estratégico para os clientes, utilizando o conhecimento universal e os resultados de pesquisas avançadas, próprias e de parceiros, em prol do progresso e bem estar da sociedade. Neste sentido, a Fundação CERTI, apóia empresas no desenvolvimento e modernização de seus produtos e processos, com a inserção da tecnologia de informática. (FUNDAÇÃO CENTROS DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, [2010b]).

A CERTI trabalha para o desenvolvimento de soluções inovadoras, de forma cooperativa e integrada, através do uso de ferramentas do processo de inovação tecnológica. Neste processo de pesquisa e desenvolvimento, a CERTI atua cooperativa e progressivamente na análise do negócio, na concepção e desenvolvimento do produto e na implementação dos processos produtivos apropriados para acelerar e assegurar maior êxito na colocação dos novos produtos no mercado. Sua atuação tem ênfase nas seguintes áreas:

Desenvolvimento de sistemas e produtos mecatrônicos e de economia de experiência;

Implementação de processos e garantia da qualidade em empresas e laboratórios; Promoção de empreendimentos tecnológicos e de inovação. (FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, 2010a).

O trabalho da Fundação CERTI é realizado por intermédio de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CRITs), com competências tecnológicas específicas e equipes de colaboradores próprios. A CERTI conta hoje com oito Centros de Referência os quais são apresentados na Figura 1.

Figura 3 - Centros de Referencias da Fundação CERTI

Fonte: (FUNDAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, 2010a).

Estes centros atuam com foco em reconhecidas competências geradoras de soluções tecnológicas inovadoras para a sociedade e o mercado brasileiro. O ENI está vinculado ao Centro de Empreendedorismo Inovador (CEI) ao qual cabe a promoção de empreendimentos tecnológicos e de inovação.

O CEI consolidou suas competências em desenvolvimento de projetos diferenciados que resultam em incentivo a criação e desenvolvimento de empreendimentos inovadores; na criação e qualificação de empreendimentos para inovação como incubadoras e centros de P&D; nos parques tecnológicos; e na criação de clusters e políticas de desenvolvimento tecnológico regional. (FUNDAÇÃO CENTROS DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, [2010b]).

Neste contexto o CEI, busca soluções diferenciadas para promoção da inovação em uma região ou empresa, por meio da implementação de projetos de apoio ao empreendedorismo inovador como: incubadoras de idéias e empresas, parques tecnológicos e outros mecanismos que reforçam o processo de inovação e a ampliação da competitividade

frente ao mercado global.  (FUNDAÇÃO CENTROS DE REFERÊNCIA EM

TECNOLOGIAS INOVADORAS, [2010b]).

A equipe técnica do CEI é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento, que desenvolvem soluções para problemas complexos como: planejamento e desenvolvimento regional e ambiental, economia, finanças e investimento, marketing,

comercialização e exportação, sistemas de informação e inteligência competitiva e sistemas jurídicos/tributários/governança. (FUNDAÇÃO CENTROS DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIAS INOVADORAS, [2010b]).

Recentemente o CEI desenvolveu projetos de diversas naturezas e para distintas regiões brasileiras, dentre estas se destaca a criação do Escritório de Negócios Internacionais. Para a validação de suas atividades, o CEI conta com três ambientes de empreendedorismo, onde aplica suas metodologias e tecnologias: o Sapiens Parque, a Incubadora CELTA e o Escritório de Negócios Internacionais. Este último é abordado na sequência.