• Nenhum resultado encontrado

A grande lei de causa e efeito

No documento Escuta o Teu Corpo (páginas 43-48)

A lei de CAUSA E EFEITO é a mesma lei da "ação/reação" que significa: "Colhemos o que semeamos.". Ela também é chamada de bumerangue porque tudo o que arremessamos volta para nós. Trata- se de uma grande lei que não deve ser desprezada. Ela o ajudará a se tornar senhor do seu destino.

Não existe nenhuma causa sem efeito porque a causa acarreta indubitavelmente o efeito. Essa grande lei pertence aos mundos físico, psíquico, mental, cósmico e espiritual. Ela é imutável.

Deixar de acreditar nela é tão insensato quanto negar a existência da lei da gravidade e atirar-se do alto de um prédio de sessenta andares ou beber um copo de veneno na crença de que o veneno não é capaz de envenenar porque o líquido parece inofensivo. A lei de causa e efeito é uma lei irreversível. É fácil reconhecer que se semearmos cenouras, colheremos cenouras e não batatas. O mesmo fenômeno tem lugar na sua vida. Você colhe o que semeia. Todos os efeitos são assim. Tudo o que você colhe foi semeado pelos seus pensamentos conscientes e inconscientes.

RESPEITO E ACEITO OS DESEJOS E AS OPINIÕES DOS OUTROS MESMO QUE NÁO ESTEJA DE ACORDO COM ELAS E MESMO QUE NÁO AS COMPREENDA. EM DECORRÊNCIA DISSO, RECEBO CADA VEZ MAIS AMOR.

Eu poderia citar mil e um exemplos do que estou dizendo. Atual- mente você poderia morar em uma casa que vale meio milhão de dólares? Não. Isso não é para você, é unicamente para os ricos? Então, essa idéia é suficiente para você colher o que pensa. Mas como se explica que um grande número de pessoas morem em casas magníficas? Existem milhares de milionários. Por quê eles e não você? Simplesmente porque eles acreditam que é possível. A idéia de viajar durante um ano é tentadora? Ah! Mas nem pensar! É impossível! Você não tem nem tempo nem dinheiro! Então é isso que você colhe. Você permanece onde está.

Você julga ter uma doença hereditária? Ah! Entendo. Você não tem escolha. É diabético como o restante da sua família. Jamais colherá outra coisa porque aceitou a idéia da doença, de uma forma totalmente inconsciente, como sendo hereditária. Sabia que foi provado que existem muito poucas doenças hereditárias? A única que verdadeiramente reconheço é a maneira de pensar transmitida de geração em geração...

"Eu não posso. Eu não sou capaz."; essa é a melhor maneira de passar ao largo do sucesso!

A grande lei de causa e efeito existe para todos os seres que vivem na Terra. Quer você seja pobre, rico, papa, mendigo, homem, mulher ou criança, essa lei é válida para cada um de nós. Cada vez que você infringe essa lei, é você que sofre as conseqüências.

Ser capaz de conhecer o efeito que será provocado por uma causa é uma demonstração de grande sabedoria.

Se você passa a vida de modo ocioso, esperando que tudo caia do céu, não colherá jamais as mesmas coisas que aquele que demonstra boa vontade e trabalha regularmente. Muitas pessoas se dedicam a invejar os outros, resignando-se a considerar todo o sucesso que elas alcançam como uma chance que jamais terão. Concerteza colherão o que semeiam, ou seja, nada.

Se você não colhe amor suficiente na sua vida, quem se esqueceu de semeá-lo? Se não recebe toda a afeição que deseja na vida, quem se

esqueceu de semeá-la? Mostrar sinais de afeto não resultará automaticamente em uma colheita produtiva. As expectativas estão todas na sua cabeça. Estamos falando aqui da "verdadeira" afeição e do "verdadeiro" amor, aqueles que vêm do coração, sem expectativas. Não podemos colher o coração dos outros se vivemos na cabeça.

Se você quer mudar os efeitos e as reações na sua vida, tudo o que precisa fazer é modificar a causa. Observe o que você colhe e pense no que você semeou. Inevitavelmente encontrará a causa.

Você pode verificar a lei de causa e efeito por meio de simples testes: se você se aventurar muito perto do fogo, vai se queimar. Se tocar uma pedra de gelo com a mão nua, o seu dedo ficará gelado. Simples demais talvez! Ou então essa grande lei não é verdadeiramente mais complicada do que isso.

Independentemente do que você fizer, a reação é semelhante à ação assim como o efeito é o reflexo da causa, e a colheita é idêntica à semente. O ser humano freqüentemente complica a vida diante de um excesso de simplicidade. Ele duvida, tem medo, fica inquieto e desconcertado para finalmente retornar ao ponto de partida. E durante o trajeto, ele vive inúmeras situações desagradáveis que teria podido evitar se tivesse procurado primeiro em si mesmo. É lá que encontramos sempre a resposta.

Se certas situações se repetem regularmente sem que você consiga compreender o que se trata, aceite a idéia de que é extremamente provável que essa colheita tenha sido semeada por você desde a mais tenra infância. Você, sem dúvida, decidiu quando muito jovem sentir pena de si mesmo e é isso que continua colhendo até hoje. Essa colheita pode manifestar-se por meio de uma saúde frágil, de uma doença, da violência etc. Você não se lembra dessas decisões porque quase sempre elas são tomadas inconscientemente. Não obstante, não é preciso recuar tanto para tentar compreender o que acontece. Nem mesmo é necessário tentar compreender. Podemos virar a página sobre o passado e começar uma nova vida

a partir de hoje. Você pode mudar o efeito na sua vida modificando

a causa, neste mesmo instante, se o desejar. A decisão é sua. Se decidir que a partir de agora deseja colher o amor, pode começar a semeá-lo quando e onde quiser. Não se preocupe mais com o passado e as causas que foram postas em movimento. Não tente descobrir que situação pode ter produzido este ou aquele efeito. Você acaba de criar uma nova pele. Esqueça o passado, pois ele só encerra experiências que você viveu.

Semeie o que deseja colher. Se tem vontade de viver na abundância, comece a pensar na abundância. Finja que é rico e que tem todo o dinheiro que precisa. O que vai fazer agora? Vai jantar em um pequeno restaurante de terceira classe ou prefere um de primeira classe? Se escolher o de primeira classe, é isso que deve fazer! Você certamente vai se exaltar e dizer que não tem o dinheiro e que se for jantar lá não lhe sobrará o suficiente para pagar o aluguel. Consegue perceber a causa que põe em movimento com essas palavras? Você acaba de dizer a si mesmo que não terá dinheiro para pagar o aluguel e é exatamente isso que vai acontecer. Você deve se programar continuamente afirmando algo assim: "Eu sou rico; estou cercado pela abundância; não sei de onde ela virá, mas essa grande riqueza universal está presente para mim.".

Não é necessário chegar a extremos. Comece através de pequenas realizações, sabendo precisamente o que quer colher. Você está pronto para entrar em ação.

É extremamente importante entrar em ação para obter a reação desejada. Se você ficar em casa e conservar tudo no nível do seu pensamento, os resultados serão lentos. Deve aplicar a sua energia e se mexer.

Se deseja um novo guarda-roupa, livre-se dos trajes que não lhe interessam mais fingindo que está abrindo espaço para tudo aquilo que comprou. Comece gradualmente a procurar as coisas que verdadeiramente deseja.

Você está, sem dúvida, pensando: "Tudo isso é bom demais para ser verdade; é quase impossível que essas coisas aconteçam comigo.". Percebe a causa que está colocando em movimento? Permaneça consciente de cada um dos seus pensamentos. O que está pensando enquanto lê estas linhas? Em quê você acredita? Acha que está pronto para viver o que leu ou ainda tem dúvidas? Se continuar a duvidar, jamais conseguirá o que deseja.

Se a colheita que você deseja é ter muitos amigos, viver cercado de pessoas e ter uma vida ativa, comece a agir nesse sentido. Procure amigos; aproxime-se das pessoas em geral, fale com aqueles que encontrar na rua, em diferentes lugares, não importa onde. Faça isso todos os dias. Desse modo, colocará uma nova causa em movimento.

Por conseguinte, visualize o que quer ter; entre em ação e, possi- velmente, é isso que vai colher. A colheita nem sempre é instantânea porque a perseverança é um atributo indispensável para o ser humano.

Essa grande lei de causa e efeito existe para cada ser humano. Ela mesma se encarrega de nos fazer colher aquilo que semeamos. Por que então procurar se vingar ou punir alguém? Nós nos arrependemos, paramos de nos falar, fazemos cara feia, entramos em atrito, temos acessos de raiva, dizemos coisas sem sentido; queremos mudar o outro, mostrar a ele que... etc. Ter essas atitudes significa o seguinte: "Eu sou DEUS e você não é; eu vou lhe mostrar como é!". Se você é DEUS, o outro também é. Se alguém lhe fez mal, não cabe a você punir. O ser humano não tem o direito de fazer isso. A lei de causa e efeito se ocupará da outra pessoa SEGUNDO

AS INTENÇÕES que ela tinha com relação a você. Ela fará com

que a pessoa colha o que semeou. Daí a importância de você se ocupar com os seus assuntos e aprender a aceitar as pessoas como elas são.

O exercício deste capítulo consiste em fazer uma lista de coisas que você gostaria de colher amanhã, na próxima semana ou mesmo no

ano que vem. Não existe nada mais belo. Você não tem limites porque tudo o que existe na Terra foi criado para cada um de nós. Então escreva o que você quer colher e comece agora.

Durante os três próximos dias, torne-se mais consciente das atitudes negativas que poderiam impedir ou atrasar a colheita das coisas que você deseja. Transforme-as em pensamentos positivos. Eis a afirmação que deve ser feita com a maior freqüência possível:

No documento Escuta o Teu Corpo (páginas 43-48)