• Nenhum resultado encontrado

1.6 Os Programas na Diretoria Regional Médio Paraíba

1.6.2 A implementação do Programa Restauração de Diálogos em Ambiente

A Diretoria Regional Médio Paraíba foi a última a ser visitada pela equipe da SEEDUC, o projeto iniciou antes nas Metropolitanas I e II, o que influenciou a escolha das três últimas escolas. Foi solicitado que as unidades escolhidas para participar tivessem um perfil onde ocorresse a junção da conjuntura urbana e rural.

Fez-se uma reunião entre a equipe de diretores e coordenadores da Regional para a escolha das escolas. Foram escolhidas três escolas em três municípios distintos, que apresentavam a característica solicitada, uma escola no município de Quatis, uma no município de Porto Real e uma em Visconde de Mauá, distrito do município de Resende, conforme demonstra o Quadro 7.

Quadro 7: Escolas participantes do Programa Restauração de Diálogos na abrangência da Diretoria Regional Médio Paraíba

Município Quantitativo de escolas

Porto Real 01

33 Informação dada à autora pelos servidores da Diretoria Regional que participaram da Capacitação, Rio de Janeiro, 2013

Quatis 01

Resende 01

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados da Diretoria Regional Médio Paraíba

Considerada a primeira colônia italiana no Brasil, o município de Porto Real possui cerca de 20 mil habitantes e 17 anos de existência. Nele ainda planta-se milho, feijão, inhame e cana-de-açúcar, entre outras culturas. A crescente industrialização, porém, trouxe além um uma explosão populacional, uma população flutuante estimada em cinco mil pessoas que trabalham e consomem diariamente no município.

A escola localizada neste município, possui 74 alunos no Ensino Fundamental Anos Finais, 360 alunos no Ensino Médio distribuídos em 2 turnos, manhã e tarde. Sua Equipe gestora é composta de uma diretora geral e uma diretora adjunta, uma coordenadora pedagógica, contando ainda com 20 professores e equipe de apoio.

A segunda escola localiza-se no município de Quatis, possui 75 alunos no Ensino Fundamental Anos Finais, 324 alunos no Ensino Médio e 25 alunos na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, distribuídos em três turnos. Forma a equipe gestora uma diretora geral, uma diretora adjunta, corpo docente de 34 professores, além de funcionários de apoio.

Possuindo cerca de 13 mil habitantes, o município de Quatis ainda mantém como principal atividade de subsistência a agricultura com aproximadamente 6% de sua população residindo em zona rural.

A escolha da escola se deu principalmente pelas dificuldades relacionais entre a equipe gestora e comunidade escolar, percebidas pela Regional, o que impactava o clima organizacional. O índice de absenteísmo docente era alto, assim como a falta de motivação.

A terceira escola participante está localizada no município de Resende, no Distrito de Visconde de Mauá. Funcionando em três turnos, possui 51 alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos Ensino Fundamental Anos Finais, 30 alunos na Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio, 240 alunos no Ensino Fundamental Anos Finais, 136 alunos no Ensino Médio e 40 professores, além da equipe de apoio. Sua equipe gestora é formada por uma diretora geral e uma diretora adjunta.

Visconde de Mauá, como é comumente chamado o conjunto de vilas Mauá, Maringá, Maromba e seus diversos vales localizam-se no limítrofe entre os municípios de Resende e Itatiaia no estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas em Minas Gerais, de onde também recebe alunos. Possui uma população residente estimada em seis mil habitantes, que flutua bastante na época de feriados e férias, chegando a até 5.000 visitantes por fim de semana. Área de preservação ambiental da Serra da Mantiqueira, localizada à 1200m de altitude, possui cerca de 130 hotéis e pousadas e 30 restaurantes. A região tem como principal atividade econômica o turismo, porém ainda é grande o número de habitantes que trabalham na agropecuária e na agricultura.

Único colégio com Ensino Fundamental e Ensino Médio da região, esta escola atende às comunidades de Maringá, Maromba e Rio Preto pertencente ao estado do Rio de Janeiro e à população do povoado de Mirantão em Minas Gerais. Por volta de 1970, instalaram-se ali, várias comunidades alternativas, praticantes de seitas esotéricas e religiosas, com dinâmicas próprias de convivência. Considerado lugar de contracultura, funciona para muitos, como refúgio do estilo de vida urbano, peculiaridade que contribui para a diversidade do público atendido pela escola em questão.

Devido a distancia, pouco contato se tinha com a dinâmica de funcionamento da unidade, pois não recebe visita de membros da Regional com frequência. Nas vezes em que a escola foi visitada por pessoas ligadas à Regional, foram relatadas situações, muitas vezes creditadas a “problemas de gestão”, principalmente em relação ao não cumprimento do Currículo Mínimo e campanhas contrárias às Avaliações Externas. Apresentava ainda, episódios pontuais de agressão entre alunos, relatados através de denúncias. Grande parte de seu corpo docente é militante do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro - SEPE, o que era considerado um ponto nevrálgico na relação da Regional com a unidade. As denúncias, o distanciamento e a dificuldade relacional com os docentes sindicalistas motivaram sua escolha para a implementação do Programa Restauração de Diálogos em Ambientes SEEDUC.

As visitas a cada escola participante iniciaram, semanalmente, no final de agosto de 2013. Eram executadas por um consultor externo acompanhado de dois servidores da Regional. O Programa sofreu uma interrupção em dezembro de 2013 causada pelo período de férias escolares, sendo retomado em fevereiro de 2014.

Com o término do contrato com a equipe de consultores externos, em julho de 2014 o Programa foi encerrado.