• Nenhum resultado encontrado

Meta 11: Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível

5 DE UM PROGRAMA A UMA POLITICA PÚBLICA

5.1 A importância do IFAL no Estado de Alagoas

O Estado de Alagoas está localizado na Região Nordeste, A área territorial do Estado de Alagoas é de 27.778,51 km2, equivalente a 1,8% da Região Nordeste, tendo como limites os Estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia. Nosso Estado é formado por 102 municípios, subdivididos em três regiões: Leste Alagoano, Agreste Alagoano e Sertão Alagoano.

O IFAL atualmente está localizado em 11 municípios, com uma previsão de mais quatro nos próximos anos apontados no (PDI, 2014).

Fonte: PDI ( 2014)

a) CAMPUS ARAPIRACA: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando provisoriamente em uma escola municipal. Cursos atuais: Médios integrados de Informática e Eletroeletrônica; Na modalidade à distância, a unidade oferta cursos de ensino médio subsequente de Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar; Licenciatura em Ciências Biológicas e Letras/Português, e Curso superior de Tecnologia em Hotelaria;Pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais.

b) CAMPUS MACEIÓ: Iniciou suas atividades em 1909. Hoje com sede própria. Cursos atuais: Médios integrados de Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estradas, Informática, Mecânica e Química; Técnicos subsequentes em Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Química e Segurança do Trabalho; Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), no qual é oferecido o curso de Artesanato desde 2008. Superiores de tecnologia de Alimentos, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Gestão de Turismo e Hotelaria; Bacharelado em Sistema de Informação; Licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Química; Modalidade à distância, o campus oferece os cursos técnicos subsequentes de Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar e cursos superiores de Ciências Biológicas, Letras/Português e Administração Pública; Pós-graduação, foi oferecido o curso lato sensu em Educação de Jovens e Adultos e, atualmente, é oferecido o curso em Química Tecnológica.

c) CAMPUS MARAGOGI: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando provisoriamente em uma escola municipal. Cursos atuais: Médios integrados de Hospedagem e Agroecologia; Técnico concomitante em Eventos, com foco na área de Turismo; Na modalidade à distância, a unidade oferta curso de ensino médio subsequente de Secretaria Escolar, além de licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras/Português, e do curso superior tecnológico em Hotelaria e Bacharelado em Administração Pública.

d) CAMPUS MARECHAL DEODORO: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 1995, com sede própria. Cursos atuais: Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em Cozinha e Hospedagem; Médio Integrado em Guia de Turismo e Meio Ambiente; Superior de tecnologia em Gestão Ambiental; Pós-graduação lato sensu em Educação e Meio Ambiente.

e) CAMPUS MURICI: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando provisoriamente em uma escola municipal. Cursos atuais: Médios integrados de Agroecologia e Agroindústria, com foco nas áreas de Meio Ambiente e Indústria.

f) CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS: Iniciou suas atividades em 1993, com sede própria. Cursos atuais: Médio Integrado em Edificações, Eletrotécnica e Informática; Subsequente os cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho; Técnicos concomitantes são ofertados os cursos de Eletrotécnica, Redes de Computadores e Segurança do Trabalho; Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), o de Eletrotécnica; Superiores de tecnologia em Sistemas Elétricos e em Construção de Edifícios e Engenharia Civil; Na modalidade à distância, oferta o curso técnico subsequente em Infraestrutura Escolar, as licenciaturas em Ciências Biológicas e em Letras/Português e Administração Pública; Pós-graduação em Gestão Municipal (EAD).

g) CAMPUS PENEDO: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, atualmente já está em sede própria. Cursos atuais: Médios integrados de Açúcar e Álcool, e de Meio Ambiente; Na modalidade à distância, técnicos subsequentes de Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar; Superiores em Licenciaturas, em Ciências Biológicas e Letras/Português; bacharelado, em Administração Pública; Pós-graduação lato sensu, em Gestão Municipal (EAD).

h) CAMPUS PIRANHAS: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, atualmente com sede própria. Cursos atuais: Técnicos integrados de Agrotecnologia e Agroecologia;

i) CAMPUS SANTANA DO IPANEMA: Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando provisoriamente na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Cursos atuais: Técnico, integrado e subsequente, em Agropecuária; Na modalidade à distância, oferta os cursos técnicos subsequentes de Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar, e superiores em Administração Pública e licenciatura em Letras/Português.

j) CAMPUS SÃO MIGUEL DOS CAMPOS: iniciou as suas atividades no segundo semestre de 2010, funcionando

provisoriamente em uma escola municipal. Cursos atuais: Técnico subsequente de Segurança do Trabalho.

k) CAMPUS SATUBA: Iniciou juntamente com o de Maceió em 1909, o ensino profissionalizante no Estado. A antiga Escola Agrotécnica Federal. Cursos atuais: Técnicos integrados de Agroindústria e Agropecuária; Subsequente de Agropecuária. Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em Informática e Processamento de Alimentos; Superior de tecnologia em Laticínios. À distância, oferece os cursos técnicos subsequentes de Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar.15

Observamos a diversidade de cursos e modalidades de ensino e a complexidade da expansão da rede federal nos últimos anos apenas analisando o nosso Estado. Importante enfatizar aqui que os cursos de nível médio ofertados fazem parte da Educação Básica e que tem como objetivo assegurar ao sujeito uma formação integral para que ele tenha o pleno exercício da sua cidadania e seja capaz de crescer pessoalmente e profissionalmente progredindo através de uma educação continuada.

Apesar de nos concentrarmos no PROEJA, é importante diferenciarmos as outras modalidades de formação técnica que também atendem jovens e adultos, mas que se configuram estruturalmente diferente deste. Estamos falando das modalidades dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico Subsequente e Técnico Concomitante.

A modalidade FIC são cursos de curta duração, de aperfeiçoamento e qualificação profissional, os subsequentes são cursos técnicos de nível médio destinados aos jovens que já concluíram o próprio ensino médio e que desejam uma qualificação; já os cursos de forma concomitante são aqueles destinados a quem está fazendo o ensino médio, mas mantém outro vínculo independente referente à formação técnica (MOURA, 2012).

Essas modalidades diferem do ensino médio integrado à educação profissional na modalidade de jovens e adultos (PROEJA), pois são cursos que são ofertados para alunos que concluíram o ensino fundamental e que desejam sua formação profissional integrada ao ensino médio. Ao concluir essa etapa de formação ele receberá o certificado de conclusão de ensino médio e ao mesmo tempo o diploma de técnico.