• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DOS CENTROS BRASILEIROS DE PRESERVAÇÃO E

Como foi citado em diversos artigos dos tópicos acima, o Brasil possui importantes projetos no âmbito da preservação, conservação e restauração. O grande destaque é o CCPF da Funarte, seja como instituição principal ou como parceira, está presente em uma parte considerável dos trabalhos aqui apresentados, “implementando e consolidando uma política de preservação da memória fotográfica no país”. (GRASSI, 2004).

Segundo Baruki, (2007, p. 109) a Funarte, através de seu centro, estimula o debate e o aperfeiçoamento profissional na área, realizando e participando de eventos nacionais e internacionais. É um ótimo exemplo da difusão de informação técnica através dos Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica publicados e disponíveis no site da Funarte.

Outro projeto que merece destaque é o PROFOTO - Projeto de Preservação do Acervo Fotográfico da Biblioteca Nacional, elaborado por uma equipe interdisciplinar da Biblioteca Nacional e da Funarte, com a finalidade de cuidar da documentação iconográfica da BN.

Segundo Spinelli Jr (1997, s.p.) o projeto abrange atividades como pesquisa histórica para identificação das imagens, catalogação e indexação automatizada (aí incluídas as atividades de desenvolvimento de normas, vocabulários e do próprio software); reprodução fotográfica e digital; conservação; acondicionamento e armazenamento - tudo isso visando, naturalmente, assegurar a preservação dos documentos fotográficos e melhorar o acesso às informações contidas nos mesmos.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho de conclusão de curso apresentou e discutiu textos especializadas na área da preservação e conservação de acervos fotográficos, com foco nas publicações do âmbito brasileiro. Distribuímos os textos técnicos por assuntos, tais como: históricos, necessidade de evolução das práticas e técnicas; metodologias do tratamento técnico; projetos e estudos específicos. Na segunda seção contamos resumidamente a história da fotografia, e na seguinte tentamos definir e demonstrar os principais problemas da área de preservação de acervos documentais e fotográficos.

Ainda que os objetivos tenham sido concretizados, ocorreram algumas alterações ao longo da realização do trabalho. A principal delas foi o aumento e a diversidade das escolhas das referências, pois a primeira ideia, era fazer uma linha evolutiva das publicações dos Anais da Associação Brasileira de Conservação e Restauração. Porém, tivemos dificuldades no acesso a todos os Anais da ABRACOR, poucos volumes estão disponíveis on line, assim como não foi possível encontrar exemplares em papel, nem mesmo na atual sede da instituição. A princípio, o que pareceu ser um problema tornou o trabalho de conclusão de curso muito mais rico e diversificado, visto que foram selecionadas e estudadas publicações da Revista Acervo e do MAST Colloquia.

Tivemos no total vinte e cinco (25) textos estudados, sendo sete que retratam a história da preservação de fotografias no Brasil, desde a importância da evolução das práticas até a história dos centros de preservação; oito descrevem metodologias de tratamento para ajudar os responsáveis por acervos fotográficos no seu dia a dia; dez descreveram alguns projetos de preservação específicos, e também treinamentos para a especialização destes responsáveis. Tivemos um único caso de conservação de material, no caso os álbuns, envolvendo os acervos fotográficos.

Ficou claro que não existe uma padronização na terminologia utilizada, só observando os títulos das publicações, podemos dizer que dos vinte e cinco textos, encontramos o termo conservação na maioria deles, preservação vem sempre em dupla

com a conservação, e, só em duas publicações encontramos o termo conservação preventiva, termo predileto entre os profissionais da conservação de papel. E restauração foi empregado em poucas publicações e só nas duas cujo foco foi a intervenção em um objeto em particular (o álbum de fotografia e a fotografia em grande formato).

Resultado que acompanha as ideias atuais da área, é que preservação deve ser a intervenção sobre toda a coleção, visando proporcionar uma vida útil mas longa para todas as obras. Os projetos tiveram na sua maioria das vezes a utilização do termo conservação, pois tinham a intenção de trabalhar sobre os objetos na sua totalidade, isto é, inventariando, observando as condições físicas, higienizando e acondicionando. E a restauração como dito deve ser uma intervenção de última instância, só deve ser aplicada em casos particulares, e por um profissional qualificado. Enquanto as duas primeiras instâncias podem ser aplicadas pelos gestores dos acervos, com algum treinamento especializado.

Evolutivamente pudemos observar que as publicações do fim dos anos 80 e início dos anos 90 abordaram a necessidade de atentar a evolução das práticas e técnicas de preservação, e, ainda da importância e função da fotografia como documento. Da segunda metade dos anos 90 e dos textos do século XXI o interesse mudou. O foco passou para o histórico, as atividades, os projetos específicos e as metodologias para o tratamento dasfotografias, além de apontar uma maior preocupação para com os acervos digitais.

O trabalho de conclusão de curso foi importante pelo fato de aprofundar meu conhecimento sobre a área da preservação de acervos fotográficos, através das suas publicações, dos seus principais centros e instituições. Ficou claro a importância de um centro de excelência no assunto, como o CCPF da Funarte, para que as intervenções na área de preservação de fotografias fossem bem orientadas e tivéssemos um centro de pesquisa e desenvolvimento na área.

Porém, temos certeza que o assunto tem muito ainda a ser abordado, pesquisado e analisado, pois é muito abrangente, e instigante, necessitando de muitos questionamentos

e discussões. Não temos dúvida que, assim como a fotografia, a sua preservação é também uma área apaixonante.

REFERÊNCIAS

ABREU, Ana Lucia de. Acondicionamento e guarda de acervos fotográficos. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1999.

ALTERNATIVA Fotográfica. John Herschel. Disponível em: <https://alternativafotografica.wordpress.com/2009/09/29/john-herschel/>. Acesso em: 24 ago. 2017.

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Novas fontes para o estudo do século XIX: o acervo fotográfico da Biblioteca Nacional e o projeto de conservação e preservação PROFOTO. In: Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1/2, p. 133- 144, jan./dez. 1993.

BARUKI, Sandra. O centro de conservação e preservação fotográfica da FUNARTE: dez anos de pesquisa, capacitação técnica e preservação de acervos fotográficos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 8., 1996, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ABRACOR, 1996, p. 113-117.

BARUKI, Sandra; SARAMAGO, Ana. Projeto de Conservação de Acervo Fotográfico de Pierre Verger. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 9., 1998, Salvador. Anais… Salvador: ABRACOR, 1998.

BARUKI, Sandra. Consolidação de fotografias em gelatina e prata danificadas por água e fungos: aplicação de consolidantes com o uso de nebulizador. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 11., 2002. Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ABRACOR, 2002.

BARUKI, Sandra; COURY, Nazareth. Treinamento em conservação fotográfica: a orientação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, v. 1, 2004, p. 1-7.

BARUKI, Sandra; COURY, Nazareth; HORTA, João Carlos. Roteiro do vídeo negativos de vidro: conservação. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, v. 1, 2004, p. 9-11.

BARUKI, Sandra. Conservação e preservação de fotografias. In: GRANATO, Marcus Granato; SANTOS, Claudia Penha dos e ROCHA, Cláudia Regina Alves da (orgs.). Conservação de acervos. Rio de Janeiro: MAST, 2007, p. 105-120. (MAST Colloquia; 9)

BAUMEL, Hélina Samyra de Souza; NASCIMENTO, Rubia Stein do. Conservação preventiva do acervo fotográfico 10ª superintendência regional do IPHAN Paraná. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 10., 2000. São Paulo. Anais… São Paulo: ABRACOR, 2000.

CARTIER-BRESSON, Anne. Uma nova disciplina: a conservação-restauração de fotografias. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 3, 2004, p. 1-5.

CASSARES, Norma Cianflone et al. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, 2000.

COSTA, Francisco da. Projeto de Conservação do Acervo Fotográfico de Pierre Verger Duplicação de Negativos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 9., 1998, Salvador. Anais… Salvador: ABRACOR, 1998.

COSTA, Francisco da. Reprodução fotográfica e preservação. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, v. 2, 2004, p. 13-15.

COSTA, Neibe Cristina Machado da; LEPESTEUR, Thais Martins. Coleção Sanson: Imagens em vidro. In: MELLO E SILVA, Maria Celina Soares de et al. (Orgs.). Arquivos pessoais: constituição, preservação e usos. Rio de Janeiro: MAST, 2014, p. 91-104. (MAST Colloquia; 13)

COURY, Maria De Nazareth Bezerra. Aplicação de técnicas de restauração em fotografia de grande formato. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 8., 1996, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ABRACOR, 1996, p. 267-271.

COURY, Maria de Nazareth; SILVA, Daniela Cristina. Conservação da coleção fotográfica Benjamin Constant: tratamento realizado no centro de conservação e preservação fotográfica. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 10., 2000. São Paulo. Anais… São Paulo: ABRACOR, 2000.

DUCHEIN, Michel. Passado, presente e futuro do Arquivo Nacional do Brasil. In: Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, 1988, p. 91-100.

FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado, 2002.

GONÇALVES, Edmar Moraes. Restauração de álbuns fotográficos: uma necessidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 9., 1998. Salvador. Anais… Salvador: ABRACOR, 1998.

GRASSI, Antonio. Cadernos Técnicos do CCPF. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 2, 2004.

HERCULE Florence. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em:

<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6020/hercule-florence>. Acesso em: 24 ago. 2017. Verbete da Enciclopédia.

KENNEDY, Nora; MUSTARDO, Peter. Preservação de fotografias: métodos básicos para salvaguardar suas coleções. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 2, 2004, p. 17-27.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História, 2 ed. revista, p. 35-50. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MARCONDES, Marli. Conservação e preservação de coleções fotográficas. 2005. MELLO, Márcia. O daguerreótipo nas coleções brasileiras. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 9., 1998, Salvador. Anais… Salvador: ABRACOR, 1998.

MIGUEL, Maria Lúcia Cerutti. A fotografia como documento. In: Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v.6, n.1/2, jan./dez. 1993, p. 121-132.

MOSCIARO, Clara. Diagnóstico de conservação em coleções fotográficas. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 6, 2009.

MUSTARDO, Peter. Preservação de fotografias na era eletrônica. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 2, 2004, p. 9-12.

OLOSA, Pau Maynés. Da fotografia analógica às imagens eletrônicas: confissões de um restaurador. El Pulpo, 16 ago. 2016. Disponível em: <http://elpulpo.com.br/la- fotografia-analogica-la-imagineria-electronica-confesiones-restaurador/>. Acesso em: 02 set. 2017.

OSTERMAN, Mark. Photography. In: Peres, Michael R. (Ed.). The Focal Encyclopedia of Photography. Londres: Focal Press, 2007, p. 102-179.

PAVÃO, Luís. Conservação de fotografia - o essencial. In: Cadernos técnicos de conservação fotográfica, Rio de Janeiro, v. 3, 2004, p. 7-12.

POZZEBON, Flávia. Manual de Preservação Fotográfica. Nova Palma, 2013. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/ppgppc/images/Anexodissertacaopozzebon.pdf>. Acesso em: 13 maio 2017.

REMPEL, Siegfried. The care of photographs. New York: Lyons & Burford, publishers, 1987.

ROSSETTO, Lourdes. Organização e conservação do acervo fotográfico da 11ª Coordenadoria Regional – IPHAN – SC. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 8., 1996. Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ABRACOR, 1996, p. 65-69. SALLES, Filipe. Breve História da Fotografia. In: Mnemocine, 2008. Disponível em <http://www.mnemocine.com.br/index.php/fotografia/33-fotohistoria/168-histfoto>. Acesso em: 13 maio 2017.

SPINELLI JR, Jayme. Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.

TURAZZI, Maria Inez. Fontes históricas para a conservação e restauração de materiais fotográficos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSERVADORES E RESTAURADORES DE BENS CULTURAIS, 11., 2002. Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ABRACOR, 2002.

TEIJGELER, René. Conservação preventiva da herança documental em climas tropicais. Lisboa: BNP, 2007. (Publicações técnicas sobre P&C; 4).

ZÚÑIGA, Solange Sette G. de. Perfil institucional: Centro de Conservação e Preservação Fotográfica. In: Acervo - Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1/2, jan./dez. 1993, p.155-162.

Documentos relacionados