• Nenhum resultado encontrado

A INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA DISPONÍVEL NAS ESCOLAS E AS

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

Iniciaremos este tópico com base em uma trajetória dos recursos tecnológicos que foram disponibilizados nas escolas públicas estaduais paranaenses nos últimos anos, especialmente em escolas da cidade de Londrina/PR, onde realizamos as observações e a prática desta pesquisa. Isto poderá nos auxiliar a compreender a evolução dos recursos tecnológicos presentes na escola e também justificar a escolha pelas tecnologias digitais, especialmente o

smartphone e o aplicativo WhatsApp.

Em 2003 inicia-se um processo de criação do Portal Dia a Dia Educação, a partir da formação de professores e da produção de conteúdo em todas as disciplinas do currículo paranaense. Foi lançado, em 2004, pelo governador Roberto Requião e reestruturado, em 2011, na gestão do governador Carlos Alberto Richa (Beto Richa). Trata-se de uma plataforma tecnológica integrada ao site institucional da SEED/PR, cujo intuito é disponibilizar serviços, informações, recursos didáticos e de apoio para toda a comunidade escolar. Está dividido em ambientes e possui conteúdo específico para cada um deles: Educadores, Alunos, Gestores e Comunidade escolar. Além disso, o Portal Dia a Dia Educação também é interativo e valoriza a participação de todos os us uários envolvidos no processo educativo (professor, aluno, gestor e comunidade), assim cada um desses “podem enviar sugestões de sites, leituras e filmes; arquivos de áudio e vídeo; simuladores e animações; produções próprias, como imagens e fotografias, artigos, teses, dissertações e monografias; e rela tos de experiências bem-sucedidos em sala de aula” (PARANÁ, 2010b).

Essas sugestões passam pelo crivo da equipe responsável pelo portal, que é composta exclusivamente de professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, das diversas disciplinas e áreas do conhecimento, que tem como funções: “pesquisar e selecionar materiais/objetos na web, adequando e disponibilizando-os no Portal; apresentar indicações de uso pedagógico dos recursos publicados; e prestar serviço à comunidade, divulgando informações de seu interesse” (PARANÁ, 2010b).

Destacamos o ambiente Educadores no qual estão disponibilizadas notícias, documentos oficiais e legislação relacionados à educação; informações sobre Formação Continuada programas e projetos educacionais, tanto da esfera estadual quanto nacional.

Nesse ambiente ainda é poss ível assistir à programação da TV Paulo Freire e ouvir a Web Rádio Escola, bem como acessar os sistemas de consulta de cursos oferecidos pela SEED de protoc olo, de profissionais da educação, da Rede Escola, do Consulta Escola, do contracheque, do Edudata, do Censo Escolar e do Diário Oficial. [...] é possível encontrar uma diversidade de Recursos Didáticos, como cadernos pedagógicos produzidos pela Secretaria; geradores on-line de referências – ABNT; apostilas e vídeos do Eureka; lista com museus do B rasil e do mundo; consulta a bibliotecas do país e do mundo; link s para pesquisas em dicionários e tradutores on-line; resenhas, sinopses, relatos de experiências e notícias sobre event os envolvendo a sétima arte; informações sobre os hinos municipais do Estado do Paraná e do Brasil; consult a às folhas e OACs publicados (PA RANÁ, 2010b).

Nesse portal, cada disciplina possui uma página, nas quais são disponibilizados conteúdos e informações específicas e relacionadas a ela, além dos materiais concedidos pelos próprios usuários e avaliados pela equipe responsável tais como:

Artigos, Tes es, Dissertações e Produções cient íficas d e interesse da Educação B ásica publicadas em veículos de divulgação acadêmica. Catálogo de S ítios (sites), Simuladores e Animações e jogos educativos para serem utilizados em computadores. Relat os de Experiências, sugestão de atividades desenvolvidas em sala de aula, utilizando rec ursos audiovisuais; sugestão de leitura: sugestões de livros que podem cont ribuir para o aperfeiçoamento docente. Recursos didáticos: seleção d e sons, imagens, vídeos e trechos de filmes. Esses arquivos já s e encontram convertidos e prontos para serem us ados na TV Multimídia. Temas Atuais: seleção de assuntos em destaque na mídia, abordados de maneira interdisciplinar, disponibilizando sugestões de textos e recursos audiovisuais para serem utilizados pelos usuários. Not ícias: as páginas disciplinares divulgam not ícias referent es às áreas de conhecimento. As not ícias são pesquisadas na Internet e/ou recebidas via e-mail como c olaboração dos usuários do Portal. E ventos: nas páginas disciplinares são divulgados eventos importantes de cada uma das áreas do conhecimento, como congressos, simpósios, palestras, entre outros (PA RANÁ, 2010b).

Outro programa é o Paraná Digital (PRD), que disponibilizou um laboratório de informática com computadores e acesso à internet em cada uma das escolas públicas paranaenses, com o objetivo de permitir aos professores e estudantes dessas escolas o uso de ferramentas de editoração, planilhas e diversos programas de software livre (Linux Educacional), úteis para a educação, bem como acessar o

Portal Educacional Dia a Dia Educação. Os laboratórios possuíam, em média, 15 computadores, ligados em rede no sistema. Multiterminal, ou seja, em cada (CPU89) com entrada USB, são ligados 1 conjuntos de 4 monitores, 4 teclados, 4 mouses e 1 caixa de som possibilitando que até 60 usuários utilizem os dispositivos simultaneamente (PARANÁ, 2010a).

Em 2007, o governo paranaense disponibilizou 22 mil aparelhos de TV multimídia, também conhecida como TV Pen drive, para cada sala de aula dos colégios de ensino fundamental e médio da rede pública estadual. Trata-se de um aparelho televisor de 29” (polegadas) adaptado e desenvolvido especialmente para o Estado do Paraná que possui entradas para aparelhos de VHS, DVD, cartão de memória e pen drive90, além de saídas para caixas de som.

Juntamente a essa ação, os professores do quadro próprio do magistério (QPM) receberam um pen drive, um dispositivo que armazena dados portátil, com memória de dois gigabytes para planejar suas aulas e aplicá-las de forma diferenciada, primando pela qualidade. A implantação desse sistema é acompanhada pela capacitação dos professores para orientá-los no uso integrado dos laboratórios, pen drives e TV Multimídia e distribuição de materiais didáticos de apoio impresso, além da edição eletrônica do mesmo material em formato e-book, para o ambiente web, que está disponibilizada no Portal Dia a dia Educação. O pen

drive pode armazenar vídeos, áudios, imagens, trechos de filmes e animações que

os professores podem utilizar para enriquecer as suas aulas, esses dados podem ser visualizados na tela da TV Pen drive e nos computadores (PARANÁ, 2007).

Entre os anos de 2010 e 2011, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), disponibilizou para as escolas públicas um laboratório de informática. Em contrapartida, os governos locais _______________

89

CPU é a sigla para Central Process Unit, ou Unidade Central de Processamento. Ele é o principal item de hardware do computador, que também é conhecido como processador. A CPU é responsável por calcular e realizar tarefas determi nadas pelo usuário e é considerado o cérebro do computador. (CA NALTE CH s/ data. Disponível em: <https://canaltech.com.br/hardware/o-que-e- cpu/>. Acesso em junho de 2019).

90

Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, portátil. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados. Possui diferent es capacidades de armaz enamento que varia entre 64 megabytes e 80 gigabytes. A velocidade com que um pen drive armazena um material também é variável, depende do tipo da ent rada disponível no computador. Se este for bem cuidado, pode desempenhar suas funções por até dez anos. (DANTAS, sem data Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/informatica/pen-drive. htm>. Acesso em maio de 2019).

deveriam providenciar a infraestrutura das esco las indispensável para que elas recebessem os novos computadores. No ano de 2012, outro aparato tecnológico foi disponibilizado para os professores da rede pública, os Tablet. Esses novos dispositivos também foram adquiridos com recursos do (Proinfo); outra iniciativa, portanto, do Governo Federal, visando auxiliar o trabalho pedagógico do Professor, promover a inclusão digital e a modernização do sistema educacional paranaense (BRASIL, 2012). Entretanto, os tablets somente foram distribuídos aos professores no ano de 2013. (PARANÁ, 2012).

Outro programa do MEC é o Programa nacional do livro didático (PNLD)91, em 2011, foi a primeira vez que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) contemplou a disciplina de Filosofia, entretanto os livros foram distribuídos para os estudantes, apenas, em 2012, ou seja, até, então, o material didático utilizado nas aulas de Filosofia era selecionado pelos próprios professores, geralmente apostilas, fotocópias de livros, revistas, entre outros. No Paraná temos o livro didático público de Filosofia92 lançado em 2006 e a Antologia de textos Filosóficos93 em 2009, ambos elaborado pela SEED/PR e disponíveis na versão digital em PDF no portal dia a dia educação e na versão impressa.

Ao final do ano letivo de 2015, a SEED/PR começou a desenvolver um projeto piloto em 70 escolas estaduais, denominado Conectados. No ano de 2017, o _______________

91

O guia do PNLD de Filosofia de 2012, tinha três opções de livros didáticos para os professores de Filosofia da rede pública do país pudessem escolher qual das obras seria mais adequada considerando os estudantes e a realidade de c ada local: Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, Editora Ática; Fundamentos da Filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fernandes, Editora Saraiva; Filosofando – Introdução À Filosofia, de Maria Helena Pires Martins e Maria Lúcia de Arruda Aranha, E ditora Moderna. O guia do PNLD de 2015, incluía as mesmas opções de livros do P NLD anterior, embora revisados, mais out ras duas obras como: Filosofia – Experiência Do Pensamento, de S ílvio Gallo, E ditora Scipione; Filosofia: Por uma Inteligência da Complexidade, de Celito Meier, Pax Editora. O PNLD de 2018, incluía as obras do PNLD 2015 revisadas, exceto a última, mais outras quatro opções: Filosofi a e Filos ofias – Existência e Sentidos, de Juvenal Savian Filho, Editora Autêntica; Diálogo: Primeiros Estudos em Filosofia, de Ricardo Melani, Editora Moderna; Reflexões: filosofi a e cotidiano, de José Antonio Vasconcelos , Editora SM; Filosofia: temas e percursos, de Vinicius de Figueiredo (Org), Berlendis & Vertecchia Editores. Antes da escolha dos professores do Ensino Médio, esses livros passam por um crivo de revisores, que são geralmente professores universitários, do utores em Filos ofia que analisar e avaliam os livros de ac ordo com critérios pré-estabelecidos. (PNLD, 2012, 2015, 2018).

92

Cf. (PARA NÁ, 2006. Disponível vem:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/filosofia. pdf>. Acesso em fevereiro de 2019.

93

Cf. (PA RANÁ, 2009. Disponível em:

<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_filo.pdf>. Acesso em fevereiro de 2019.

projeto foi ampliado para 500 escolas. O objetivo deste é favorecer e ampliar o uso das tecnologias educacionais junto à comunidade escolar por meio de um processo de formação da Educação na Cultura Digital, “tema essencial na educação do nosso tempo, que alcança e sensibiliza as crianças e os jovens estudantes, que já estão inseridos neste contexto” (PARANÁ, 2017 p.2). O projeto Conectados prevê propiciar às escolas públicas os avanços no que se refe re à conexão com a internet, ou seja, melhorar a qualidade da internet banda larga e wifi94 disponível nas escolas: formação para os professores e funcionários sobre a tendência e as vantagens no uso de dispositivos móveis em espaços escolares; distribuição de um kit de equipamentos nas escolas contempladas pelo projeto para serem utilizados com os alunos. Os equipamentos previstos no kit são: impressora tridimensional, tablets educacionais para todos os professores do quadro próprio do magistério e uma reserva técnica, destinada para utilizar, com os alunos na escola, uma central de energia elétrica móve l para carregar a bateria dos equipamentos; e outra formação prática de como utilizar esses aparelhos (PARANÁ, 2017).

O Estado do Paraná foi inovador e abriu possibilidades para os professores da educação básica utilizar as TIC e também as TDIC nas salas de aulas, tanto com recursos do Estado, quanto com recursos do governo federal. Entretanto, a apologia que as políticas públicas fazem ao uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar nem sempre possuem ob jetivos pedagógicos, muitas vezes, essas práticas trazem em seu bojo, interesses e acordos econômicos, publicitários, eleitoreiros…

Alguns desses equipamentos tecnológicos sofreram as consequências do tempo, ou já chegam nas escolas com defasagem tecnológica. Possivelmente, não houve um estudo técnico acerca das linhagens tecnológicas ou esses equipamentos foram adquiridos norteados por outros interesses que não a excelência técnica. O Paraná Digital e a TV Multimídia, por exemplo, muitos desses aparelhos estão danificados, quebrados e aguardam manutenção, reposição de peças, algumas dessas peças de reposição não são mais fabricadas, isto inviabiliza o uso nas salas _______________

94

Wi-Fi é uma abreviaç ão de “Wireless Fidelity”, que signific a fidelidade sem fio, em Português. Wi-fi, ou wireless é uma tec nologia de c omunic ação que não faz uso de ca bos, e geralmente é transmitida por meio de frequências de rádio, infravermelhos etc. O wi-fi não necessita de licença para instal ação e/ou operação. P ara se acessar uma rede wi -fi, é necessário estar na área de abrangência de um ponto de acesso, chamado de hotspot, ou também em locais públicos que possuem wi-fi. Para utilizar, deve-se possuir um dispositivo móvel, como computador portátil, tablet ou celular, para poder acessar a internet com facilida de. (S IGNIFICADOS, 2018. Disponível em: <https://www.significados.com.br/wi-fi/>. Acesso em: maio de 2019).

de aula. Assim como alguns tablets, os computadores do laboratório de informática (proinfo) que foram distribuídos há, pelo menos, nove anos, pelo MEC, atualmente encontram-se com restrições de atualizações do soft ware devido a versões antigas ou ultrapassadas, falta de manutenção, pouca memória disponível, entre outros.

O projeto Conectados é relativamente recente, entretanto a viabilidade prática deste é morosa95, os equipamentos tecnológicos digitais demoram a chegar nas escolas, pois dependem de licitações, e, quando chegam, a demanda é grande e o quadro de funcionários disponível para configurá-los e habilitá-los é pequeno, então, este processo é longo e demorado. Posteriormente à configuração dos equipamentos, a SEED oferece novos cursos de capacitação para os professores que visa fazer o uso prático dos equipamentos já habilitados, para, somente então, após toda essa trajetória, estarem disponíveis para a utilização em sala de aula com os estudantes. Algumas vezes, devido à morosidade desse processo, alguns desses equipamentos tecnológicos necessitam de novas configurações. Vale ressaltar, ainda, que não há equipamento suficiente para todos os alunos da escola; então precisa haver uma política de revezamentos entre os docentes para utilizar os

tablets na sala de aula, o que pode dificultar o trabalho do professor. Ou seja, o

funcionamento da estrutura é muito precário.

Ponderamos que não podemos depender, exclusivamente, dos recursos tecnológicos digitais disponíveis na escola pública, já que não há tanta acessibilidade digital nesse ambiente, e, como já havíamos constatado, a maioria dos estudantes já possuem e fazem o uso de seus próprios smartphones, ali mesmo na sala de aula. Além disso, um dos nossos objetivos de usar esses artefatos tecnológicos para o ensino de Filosofia é também ampliar o tempo e o espaço de discussões filosóficas não restringindo apenas às salas de aulas e aos horários das aulas. E, para isso, não podemos ficar restritos, apenas, aos equipamentos fornecidos pela escola, precisamos de algo que esteja sempre à mão dos estudantes e que seja de fácil acesso, tanto para os alunos como para os professores.

_______________ 95

A escola pública londrinens e, onde desenvolvemos esta pesquisa empírica, recebeu, ao final do ano letivo de 2018, o Kit do projeto conectados, entretanto, até abril de 2019, ainda aguardava a visita técnica para instalá-los e configurá-los, port anto, esses equipament os ainda não estavam disponíveis para o uso com os alunos.