• Nenhum resultado encontrado

A Internet como Ambiente de Realização de Atividades

No documento Download/Open (páginas 30-34)

1 POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS DA

1.4 A Internet como Ambiente de Realização de Atividades

Ante a crescente utilização da Internet para os mais variados fins, seja para tarefas relacionadas ao cotidiano profissional, seja pela sua utilização como espaço de entretenimento, ou ainda como um ambiente de interação e troca de informações e conhecimento, esta vem se tornando um elemento imprescindível em uma sociedade marcada pela era da informatização dos saberes e competências. Como dito anteriormente, existem inúmeras formas de acesso a esse universo, por exemplo, a utilização de computadores

desktops, notebooks, palmtops, tablets, celulares e outros. Nessa linha de utilização dos mais

variados meios eletrônicos para se acessar a Internet, há uma evolução no que concerne a gerenciamento, acesso e maleabilidade dos próprios dispositivos e da Internet. A conexão à rede, que era vista apenas nos domicílios ou em espaços físicos restritos, agora está ganhando

20 lugares - ruas, praças e avenidas, graças à expansão do espaço da rede, e às tecnologias referentes ao uso da Internet sem fio, conhecida como conexão wireless, e popularmente difundida com tão somente o termo wi-fi. Lemos, Pastor e Oliveira (2012) dizem que o termo

Wi-fi representa a abreviação dos termos wireless fidelity, um sinônimo para a tecnologia

IEEE 802.11 que, por sua vez, permite a conexão de diversos dispositivos sem fio em uma mesma rede. Nas rodas de amigos em ambientes públicos ou até mesmo em momentos de lazer na casa de conhecidos, é usual se ouvir a seguinte pergunta: “Aqui tem wi-fi?”. Caso a resposta seja positiva, eis que surge outra pergunta: “Qual é a senha?”. Essas ações, quase realizadas inconscientemente, revelam como esse protocolo de acesso a zonas de Internet sem fio vem tomando grande proporção na vida de seus usuários.

Essa tecnologia tem contribuído substancialmente para o acesso da população a zonas de conexão com a Internet, principalmente quando aliada ao uso de aparelhos celulares com tecnologia de entrada na rede. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2014), o celular é o aparelho mais usado para acessar a Internet com 76 % (setenta e seis por cento), com mais menções que o computador de mesa - 54% (cinqüenta e quatro por cento), notebook - 46% (quarenta e seis por cento), tablet - 22% (vinte e dois por cento), televisão - 7% (sete por cento), e videogame - 5% (cinco por cento). Esses números corroboram com os dados obtidos nesta pesquisa em que os sujeitos participantes do estudo apontaram o telefone celular como o aparelho mais utilizados para o acesso à Internet. Um dos possíveis fatores para o uso desta tecnologia pode estar relacionado com as transformações tecnológicas sofridas por estes aparelhos, especialmente no que diz respeito a implementação de processadores de alta performance ao celular. Contudo, considerando a definição de computador da União Internacional de Telecomunicações - UIT, que inclui computador de mesa, portátil e tablet, verifica-se que 80% (oitenta por cento) dos indivíduos com mais de 10 anos que usam a rede fazem esse acesso a partir de um computador. Nesse sentido, o gráfico abaixo, da pesquisa TIC Domicílios (2014) do Comitê Gestor da Internet no Brasil indica a proporção de usuários da Internet por equipamentos usados para acessar a rede.

Gráfico 01: Proporção de usuários de internet por equipamentos usados para acessar a rede – TIC domicílios 2014

21 Os dados do gráfico da pesquisa TIC Domicílios (2014) do Comitê Gestor da Internet no Brasil, revelam que entre os grupos descritos anteriormente, o maior em número de usuários de Internet é o referente aos usuários da rede por computador e celular, que representa 56% (cinquenta e seis por cento) do total, enquanto aqueles que usam a rede apenas pelo celular somam 20% (vinte por cento) dos usuários de Internet, e os usuários que acessam à Internet apenas pelo computador correspondem a 24% (vinte e quatro porcento).

No que diz respeito às atividades realizadas na Internet, os números relacionados anteriormente evidenciam a emergência do uso da rede no território brasileiro. Paralelamente, percebe-se uma transformação das tarefas executadas online pelos seus usuários. Na verdade, existe uma ampliação e diversificação dos serviços oferecidos no ambiente da Internet, desde simples envios de mensagens ao gerenciamento das finanças pessoais e da família. Nesse aspecto, o quadro a seguir aponta a correlação entre os usuários da Internet e certas atividades realizadas nesse ambiente.

Gráfico 02: Proporção de usuários de internet por atividades realizadas mais citadas, segundo dispositivos utilizados – TIC domicílios 2014.

Verificam-se nos dados apresentados acima que, entre as atividades realizadas pelos usuários da Internet no espaço da rede, lideram a lista o envio de mensagens instantâneas e a participação de redes sociais. Outro aspecto interessante é o percentual de total de usuários que utilizam a Internet para assistir a filmes e vídeos, ou seja, mais da metade dos cidadãos que usufruem da rede.

22 Uma importante informação na pesquisa citada é o montante de internautas que usa o ambiente online para ler jornais, revistas ou notícias: um percentual de 53% (cinquenta e três por cento) do total de usuários. Esse número aponta que mais da metade da população brasileira que tem acesso à Internet utiliza a rede mundial de computadores para o desenvolvimento de suas práticas leitoras.

É nesse ponto que se atém parte desta pesquisa, pois no âmago desta investigação encontra-se a relação entre leitura de textos digitais e textos impressos. Na realização deste estudo, constatamos que os estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras, utilizam a leitura hipertextual com distintos objetivos, tais como, realização de atividades acadêmicas através da leitura de textos em websites, e também, no acesso às redes sociais. Nas próximas seções, serão colocados apontamentos acerca do processo de leitura e de seus elementos constituintes, bem como far-se-á a abordagem dos aspectos correlacionados ao texto e ao leitor.

23

No documento Download/Open (páginas 30-34)

Documentos relacionados