• Nenhum resultado encontrado

A LEITURA DO OED 4 – COLEÇÃO BIOLOGIA HOJE

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (páginas 94-98)

4. CAPÍTULO 3 – MAPEANDO OS OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

4.4. A LEITURA DO OED 4 – COLEÇÃO BIOLOGIA HOJE

O OED 4, contido no volume 3 da coleção Biologia Hoje, intitulado Evolução

da espécie humana é composto por uma linha do tempo interativa e um quiz. Como

em todos OEDs desta coleção, ele se inicia com uma tela de introdução, composta pela fotografia de um crânio do Homo sapiens precedido pelos seguintes dizeres: “O volume do crânio do Homo sapiens, apresentado na imagem, é menor apenas do que do homem de Neandertal: são 1350 cm³ contra 1450 cm³.” E um pequeno texto apresentando as etapas do referido OED.

Figura 15. OED 4 – Evolução humana:

introdução.

Fonte: LINHARES; GEWANDSZNAJDER.

Biologia Hoje. Livro digital. São Paulo: Editora Ática, 2013.

Clicando-se na seta que indica a continuidade do material temos acesso a uma linha do tempo que apresenta 4 espécies ancestrais do atual homo sapiens e também apresenta as suas características.

Para cada espécie apresentada há uma imagem e um pequeno texto explicativo. Clicando-se na imagem é possível ampliá-la. Segue a tela apresentando a estrutura deste OED, figuras 16.

Figura 16. OED 4 – Evolução humana: linha do tempo (a).

Fonte: LINHARES; GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje. Livro digital. São Paulo: Editora Ática, 2013.

Clicando-se na seta indicativa de continuação da atividade, a bolinha azul, indicada na figura 16, muda de posição na linha do tempo, indo para outra data e apresentando a próxima espécie, da mesma forma, com uma ilustração e um pequeno texto. Na sequência das imagens, são apresentas, em ordem evolutiva dos ancestrais do Homo sapiens: O Australopithecus, o Homo habilis, Homo erectus, Homo

neanderthalensis e o Homo sapiens. Em todas as imagens são apresentadas ilustrações

de um corpo com genitália do sexo masculino. Os corpos do Australopithecus ao

Homo neanderthaleinsis são apresentados em coloração marrom acinzentada e

musculaturas definidas.

A imagem do corpo do Homo sapiens, figura 17, apresenta um homem branco, alto, magro com cabelos compridos e sem barba, aparentemente caminhando sobre um fundo branco, com pouca quantidade de pelos em seu corpo.

Figura 17. OED 4 – Evolução humana: linha do tempo. (c)

Fonte: LINHARES; GEWANDSZNAJDER. Biologia Hoje.

Livro digital. São Paulo: Editora Ática, 2013.

O texto apresenta que o Homo sapiens é o único sobrevivente da linhagem dos hominídeos e seu fóssil mais conhecido é o homem de Cro-Magnon, dotado de capacidades artísticas e responsável por pinturas rupestres. O homem (Homo sapiens) passou de caçador a agricultor, permitindo o estabelecimento das primeiras civilizações. “A evolução do homo sapiens atual é considerada muito mais cultural do que biológica”. A nota de rodapé indica: “Uma das principais características do Homo sapiens é a capacidade de fala, proporcionada pela posição diferenciada da laringe”. Clicando-se na seta que indica a próxima etapa do OED temos acesso ao quiz. É preciso clicar em Jogar para ter acesso ao quiz:

Figura 18. OED 4 – Evolução humana: quiz (a).

Fonte: LINHARES; GEWANDSZNAJDER.

Biologia Hoje. Livro digital. São Paulo: Editora Ática, 2013.

O jogo é composto por 15 perguntas, o tempo gasto pelo jogador para responder às perguntas é cronometrado. À medida que as perguntas são respondidas de forma correta, o(a) jogador (a) avança e acumula um prêmio em dinheiro fictício. Caso o(a) jogador(a) marque uma alternativa incorreta, o jogo é reiniciado, o tempo é zerado e as perguntas e as alternativas de respostas aparecem em outra ordem. São disponibilizados 200 segundos, não cumulativos, para se responder cada pergunta. Três formas de ajuda podem ser solicitadas pelo (a) jogador (a): Ligar para um amigo, Perguntar para a plateia e Eliminar duas respostas. Apresentaremos as perguntas que se relacionam direta ou indiretamente ao nosso tema de pesquisa.

Figura 19. OED 4 – Evolução humana: quiz (b).

Fonte: LINHARES; GEWANDSZNAJDER. Biologia

Hoje. Livro digital. São Paulo: Editora Ática, 2013.

Primeira pergunta: Lucy, o esqueleto de Australopithecus afarensis encontrado

na África na década de 70, apresentava características tanto de homem quanto de macacos. Dentre as características similares às do ser humano atual estão o arco nos pés, os joelhos e a pelve, que estariam relacionadas a: (a) caminhar no chão, (b)

estrutura óssea mais robusta, (c) postura ereta, (d) menor gasto energético no deslocamento entre copas de árvores e (e) maior volume craniano. Segue print da questão:

Segunda pergunta: Analise as afirmativas abaixo: (I) Homo neanderthalensis deu origem ao Homo sapiens. (II) A evolução humana atualmente

tem componentes culturais, sociais e tecnológicos. (III) O desenvolvimento de habilidades manuais, como a manipulação de alimentos, foi importante para o sucesso evolutivo do homem. Estão corretas: (A) I e II, (B) II e III, (C) I, II e III, (D) I

e II, (E) II.

Terceira pergunta: Relacione os quadros abaixo e assinale a alternativa

correta: (I) Australopithecus afarensis, (II) Homo habilis, (III) Homo erectus, (IV)

Homo sapiens → (a) primeiro hominídeo encontrado fora da África, (b) produção de

ferramentas de pedra lascada, (c) cérebro com circunvoluções, (d) Lucy é seu mais antigo representante.

A leitura do OED 4 nos mostra que em todos os exemplares de espécies de hominídeos são de corpos masculinos, o que nos conduz a pensar o quanto a reiteração da ideia homem – masculino se associa ao apagamento da mulher como representante da espécie humana.

Destacamos que, apesar de o OED, no texto escrito do quiz, informar que Lucy (uma mulher) foi o fóssil que possibilitou a identificação e a descrição do Australopitecos, a imagem pelo mesmo objeto é a de um corpo masculino; a escrita das questões e repostas também estão redigidas no masculino. Isso nos faz pensar no que Louro (1999) argumenta sobre o modo como o binarismo de gênero é constituído pela linguagem, e o quanto as desigualdades de gênero também são por ela constituídas. A reafirmação da Lucy como homem e o homem como humano repetem e naturalizam modos de pensar dicotômico e excludente.

Um outro elemento que destacamos, a partir da nossa leitura, é o entrecruzamento com a questão étnico-racial: as imagens dos exemplares dos ancestrais do Homo sapiens é branqueado à medida que a linha do tempo avança. Isso traz uma lição de que na evolução do homem e no aparecimento das espécies mais recentes de hominídeos, os corpos vão sendo apresentados cada vez mais claros e sem pelos.

Os elementos destacados nos fazem pensar no quanto há entrelaçamentos entre as ideias de gênero, raça e sexo na produção dos saberes sobre evolução humana – biológica. Há menção à evolução cultural, mas ela não é discutida.

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (páginas 94-98)