• Nenhum resultado encontrado

A madeira e a sustentabilidade

No documento Eco-arquitetura (páginas 110-115)

6. CONSTRUÇÃO MODULAR SUSTENTÁVEL

6.4 A madeira e a sustentabilidade

Sem dúvida que a madeira é um dos materiais mais sustentáveis do mercado, na medida em que é o único que absorve dióxido de carbono e não o liberta, ajudando a cumprir o objectivo “carbono zero”[f]. No entanto, como já referido acima, é necessário ter em conta que a madeira só é sustentável se for um material local ou próximo ao local de construção, pois se a madeira que se pretende utilizar não se encontrar perto, o seu transporte e deslocamento para a fábrica tornam-no num material insustentável. Todavia, se este não for o caso, a madeira é um material com um elevado grau de sustentabilidade porque, não só é um material natural e biodegradável, como é um material que permite a sua renovação (florestas sustentáveis), é reciclável e reutilizável (quando não foram aplicados tratamentos tóxicos sobre o mesmo), tem baixa energia incorporada, a nível estrutural é um material com grande resistência, bom isolamento acústico, eléctrico e térmico e ainda apresenta uma elevada resistência ao fogo devido à sua combustão lenta. Ao nível estético, a nível de conforto e qualidade dos ambientes, a madeira é muito apelativa, apresentando diversas escolhas a nível de cores e texturas.

Fig. 85 e 85 (i): Emob Resort Nature Home T2- Revestimento em madeira.

(Fonte: www.jgds-epa.com/)

Fig. 86 e 86 (i): Emob Living Nature Home T2.

87 Apesar de a madeira ter todas estas características positivas é necessário ter em atenção que, sem a protecção adequada, degrada-se e deixa de ser uma material durável. No entanto, esta protecção dada à madeira é muitas vezes tóxica para o ser humano e para o ambiente. Para minimizar esse impacte, é necessário recorrer a escolhas e estratégias menos económicas ou comuns, com pinturas ou preservadores, como cera não tratada, tintas naturais à base de água, tinta fervida [g].

Na construção, existem dois tipos de madeira que podem ser utilizadas as madeiras folhosas e as madeiras resinosas. As resinosas são as mais utilizadas na construção, sendo que as folhosas são utilizadas na decoração.

6.4.1.P

ROBLEMAS DA

C

ONSTRUÇÃO EM

M

ADEIRA

O principal problema da construção em madeira corresponde à degradação que as madeiras podem sofrer se não forem tratadas ou receberem a manutenção indicada. As patologias surgem por falta de manutenção ou carecimento de tratamento, preservação ou ainda por falta de ventilação. Essas patologias são causadas por ataques de agentes biológicos (insectos- térmitas e carunchos, fungos- cromogéneos e de podridão, xilófagos), agentes químicos, agentes atmosféricos (luz solar, água e humidade), podendo variar de grau de deterioração, dependendo do ataque sofrido. Seguem abaixo as anomalias possíveis de encontrar nas madeiras:

 Alteração de cor ou descoloração e alteração de textura (Fig.87);

 Podridões;

 Variação de dimensão (retracção ou dilatação da madeira);

 Fendas e fissuras;

 Deformações;

88

Outras patologias podem surgir na madeira devido a acções humanas ou a acções acidentais, que não estão relacionadas com a manutenção da mesma. As anomalias causadas por falha humana têm como causa problemas na fase de concepção/projecto, fase de construção ou a fase utilização; como mau dimensionamento dos materiais, má qualidade dos materiais, erros de interpretação de projecto, alteração dos usos atribuídos entre outros. As acções acidentais estão associadas a danos devido a fogos, acções sísmicas, inundações e outros acontecimentos acidentais impossíveis de prever.

6.4.2C

ONSTRUÇÃO EM MADEIRA EM

P

ORTUGAL

Em Portugal a construção em madeira é muito menos comum do que no resto dos países da Europa. Este acontecimento é muitas vezes justificado pelo facto de em Portugal as temperaturas serem altas durante a estação Verão que, por sua vez, propiciam incêndios florestais, resultando na perda de madeiras, favorecendo o ataque biológico das mesmas e resultando num aumento do risco da destruição de casas construídas neste material. No entanto, esta é uma falsa questão, pois no que tocas à resistência das estruturas, as metálicas e em betão armado mais rapidamente colapsam com um incêndio ao contrário das estruturas em madeira, que por sua vez apesar de arderem e perderem resistência mantém-se intacta. Outra razão para a pouca construção em madeira, em Portugal, esta sim de natureza factual, está associada à ausência de abordagem a este tema, levando os clientes a optar por opções tradicionais e mais conhecidas. O facto de não serem conhecidas as vantagens e benefícios neste tipo de construção leva a uma não especialização de técnicos nesta área, o que reduz substancialmente a “palete” de

Fig. 88: Madeira descolorada-envelhecida. (Fonte: https://pt.dreamstime.com) Fig. 87: Madeira atacada por térmitas.

89 oferta. (Appleton; Conservação e reabilitação de estruturas de madeira- Metodologias de intervenção; 2).

Outra razão para a ausência deste tipo de construção é a disponibilidade do material. Apesar de algumas zonas do país terem a madeira como um material sustentável para a construção, outras zonas não têm abundância deste material; sendo que, fica mais sustentável a utilização de outros materiais naturais locais, como o adobe e a taipa na zona a Sul do país e a pedra na zona Norte.

É importante referir que o facto de a sociedade não utilizar esta forma de construção assenta ainda na mentalidade da sociedade. Se a sociedade não está disposta a mudar o seu comportamento, é impossível a inserção de novas formas de construção mais abrangentes e com maiores preocupações com o meio que as rodeia. É necessário que a população seja informada, de forma a entender a necessidade de mudança.

6.5C

ONSIDERAÇÕES

F

INAIS

A capacidade que a construção modular sustentável tem de criar uma ligação com a Natureza e com o ser que a habita, torna-a numa arquitectura de eleição. O facto de possibilitar uma conjugação ínfima de módulos, de possibilidades de materialidades distintas, sempre com a preocupação de utilização de materiais amigos do ambiente e recicláveis, a possibilidade de obtenção de uma habitação num curto espaço de tempo e de redução dos impactes ambientais graças à procura pela eficiência, torna-a numa solução para os problemas actuais na luta para a minimização do aquecimento global e na redução da pegada ecológica do sector da construção.

A madeira, sendo o material de eleição, no que toca à sustentabilidade, pela sua ecologia e sustentabilidade intrínseca, apresenta, no entanto problemas aquando a construção em Portugal, sendo diminuta a sua utilização, comparando com vários países da Europa. É necessário ter em atenção que um material só é sustentável se existir nas proximidades da fábrica onde a construção será elaborada pois, se obrigar a deslocações demasiado grandes, torna-se ineficiente e, por consequência, insustentável.

90

Fig. 89: Ecohouses, Pedras Salgadas Spa & Nature Park.

(Fonte: www.modular-system.com)

NOME: Ecohouses - Pedras Salgadas

Spa and Nature Park TIPOLOGIA: Várias

LOCALIZAÇÃO: Pedras Salgadas

ANO DE CONSTRUÇÃO: 2013

91

No documento Eco-arquitetura (páginas 110-115)

Documentos relacionados