• Nenhum resultado encontrado

Capítulo II – Enquadramento metodológico

2.3 Instrumentos de coleta dos dados

2.3.2 A pesquisa documental

Com o objetivo de identificar quais os cursos que oferecem em sua grade curricular conteúdo direcionado à utilização dos processadores de texto, foi realizada uma pesquisa documental aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação. Segundo Prodanov e Freitas (2013, pp. 55-56) “a utilização da pesquisa documental é destacada no momento em que podemos organizar informações que se encontram dispersas, conferindo-lhe uma nova importância como fonte de consulta.”.

25 A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP (Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

A utilização desse método de obtenção de dados possibilita colher dados direcionados à situação atual dos cursos em relação ao conteúdo didático de cada curso. Segundo o autor Gil (2008, p. 147) “as fontes documentais são capazes de proporcionar ao pesquisador dados em quantidade e qualidade suficiente para evitar a perda de tempo e o constrangimento que caracterizam muitas das pesquisas em que os dados são obtidos diretamente das pessoas.”. Acrescenta-se a esta opinião, a afirmação do autor sobre a utilização de documentos em pesquisas caracterizando-a de uma “fonte rica e estável de dados.” (idem, 2002, p. 46).

Para a pesquisa documental foram consideradas as informações constantes dos Projetos Pedagógicos de Curso, referentes aos dez cursos de graduação ofertados pelo Campus Cuiabá.

A pesquisa documental possibilitou colher informações sobre a existência de conteúdo direcionado ao uso do processador de texto, para os cursos de graduação do Campus em estudo. Esses dados e suas análises serão posteriormente apresentados no Capítulo III.

2.3.2.1 O Projeto Pedagógico de Curso

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um documento público, elaborado em cumprimento aos dispositivos legais e regimentares da Instituição e do Ministério da Educação, gerais e específicos a cada curso26.

O artigo 3º da Resolução nº 24 (2011) apresenta como definição e finalidade do PPC, o seguinte conceito:

Art. 3º Como documento orientador de cada curso superior, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), traduzirá as políticas institucionais, abrangendo a fundamentação teórica e estratégias de ensino, orientando-se pelos pressupostos definidos pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMT, Organização Acadêmica do Ensino Superior do IFMT e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do campus. No PPC encontram-se informações e esclarecimentos sobre: a criação do curso; a estrutura do curso, como o quantitativo de vagas, a matriz curricular, o corpo docente, o

26 Com destaque a Lei nº 9394/1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e o

PDI/IFMT (Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT) documento que se define a missão, a visão e os valores da instituição, bem como as principais políticas, metas e ações do IFMT.

corpo técnico-administrativo e a infraestrutura; os procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem e do curso; e os instrumentos normativos de apoio, como a composição do colegiado, os procedimentos de estágio, as normas do TCC, entre outros (Resolução nº 24, 2011).

O interesse em realizar a consulta aos PPCs dos cursos, como fonte de dados, se justifica por ser um documento que estabelece a matriz curricular, as disciplinas e os assuntos abordados, de caráter individual a cada curso. Dessa forma, a consulta aos PPCs teve por objetivo identificar e quantificar quais cursos de graduação possuem em suas matrizes curriculares, disciplinas com conteúdo direcionado à utilização de processadores de texto (e suas funcionalidades) visando a organização e formatação de trabalhos académicos/profissionais digitais.

Nesses termos, tem-se que o PPC é o instrumento que define e orienta a gestão do curso, caracterizando o perfil da formação do discente, e qual o profissional que se objetiva formar.

2.3.2.2 Realização da consulta documental

Para iniciar a pesquisa obteve-se no Departamento de Ensino da Instituição a relação dos dez cursos e a informação do local onde é possível o acesso aos PPCs. Foi esclarecido que os PPCs se encontram disponibilizados no site da Instituição e nas Coordenações de Curso.

Tendo em vista que os PPCs são documentos públicos, institucionais e oficiais e levando em consideração o tempo despendido para realizar a consulta, foi preferível realizar a pesquisa documental aos PPCs que se encontram publicados e disponíveis no site da Instituição27. No entanto, no primeiro momento da realização das consultas aos PPS,

três cursos não haviam disponibilizados seus PPCs no site, posteriormente foram liberados para acesso virtual.

A consulta aos PPCs foi realizada de forma sistemática mediante o levantamento dos ‘termos chaves’ que pudessem identificar a associação de uma disciplina com o ensino das funcionalidades dos processadores de texto. Assim, para identificar em quais

disciplinas continha conteúdo direcionado ao processamento de textos, foi efetivada uma busca, de forma virtual dos arquivos disponibilizados no site do IFMT, pelos seguintes termos: ‘processador de texto’, ‘editor de texto’, ‘informática’, ‘metodologia’, ‘confecção’, ‘elaboração’, ‘organização’, ‘formatação’, ‘apresentação’, ‘word’, ‘writer’, ‘broffice’ e ‘libreoffice’.

Para registrar e organizar os dados colhidos durante a realização da busca dos termos aos PPCs, foi elaborada uma tabela contendo o nome dos cursos, os semestres, as disciplinas e o conteúdo encontrado. O formato utilizado está representado na Tabela 7.

Tabela 7. Representação da tabela utilizada para sistematização dos dados colhidos da consulta documental (exemplo).

Curso Semestre Disciplina Conteúdo

Secretariado

Executivo 2º Informática II Pacotes do Office - Word e Open Office.

Turismo 1º Tecnologia da

Informação

Formatação de textos e de apresentações de trabalho.

Dessa forma, a pesquisa documental demonstra sua importância ao contribuir, mediante constatação dos registros existentes nos PPCs, com dados que objetivam agregar informações aos dados apresentados pelos estudantes por meio dos questionários. Na opinião do autor Yin (2001, p. 109) “para os estudos de caso, o uso mais importante de documentos é corroborar e valorizar as evidências oriundas de outras fontes.”

A seguir, é apresentada a estratégia de coleta de dados com a utilização do método de inquérito por questionário.