• Nenhum resultado encontrado

A pesquisa qualitativa, a análise documental e a entrevista semiestruturada

1. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA PESQUISA

1.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

1.3.2 A pesquisa qualitativa, a análise documental e a entrevista semiestruturada

Considerando que o estudo tem como objeto analisar as interações promovidas entre determinada concepção educacional, sua efetiva prática em um contexto delimitado e a educação em direitos humanos, apreendendo as significações promovidas no campo empírico, a escolha da perspectiva qualitativa impõe-se para a pesquisa.

Isto porque a pesquisa qualitativa caracteriza-se justamente por sua preocupação fundamental com a “análise do mundo empírico em seu ambiente natural”, com o contato do pesquisador com o ambiente e situação que está sendo estudado e com a compreensão do fenômeno estudado a partir da perspectiva dos seus participantes (GODOY, 1995, p.62).

Segundo melhor esclarece Minayo (2001, p.22), a pesquisa qualitativa trabalha “no mundo dos significados das ações e relações humanas” se preocupando com uma dimensão da realidade que não pode ser quantificada porque permeada por relações, processos e fenômenos que tornam sua compreensão uma tarefa mais complexa.

A técnica qualitativa apresenta-se com serventia à abordagem dialética, se afastando da postura teórica positivista que, grosso modo, em defesa de um padrão objetivo e neutro para a análise social, vincula o conhecimento àquele passível de ser quantificável. Nas palavras de Minayo (2001, p.24),

A Dialética pensa a relação da quantidade como uma das qualidades dos fatos e fenômenos. Busca encontrar, na parte, a compreensão e a relação com o todo; e a interioridade e a exterioridade como constitutivas dos fenômenos. Desta forma, considera que o fenômeno ou processo social tem que ser entendido nas suas determinações e transformações dadas pelos sujeitos. Compreende uma relação intrínseca de oposição e complementaridade entre o mundo natural e social, entre o pensamento e a base material.

Percebe-se, pois, que para uma compreensão ampla do fenômeno estudado sob uma perspectiva dialética, que considera a relação intrínseca de oposição e complementaridade entre o pensamento e a base material, apenas dados quantitativos, numéricos, não são suficientes.

Os dados da realidade em uma perspectiva dialética de análise devem ser considerados amplamente, através de crenças, valores, motivos, apreendendo fenômenos não apenas visíveis e concretos (MINAYO, 2001).

Sendo assim, a compreensão de uma realidade educacional (parte) dentro da sociabilidade capitalista (todo), com a apreensão das significações realizadas em sua prática através dos sujeitos responsáveis por sua mediação, demanda, sem dúvida, métodos e técnicas qualitativas de pesquisa.

Neste contexto, a pesquisa qualitativa se impõe como referência, demandando, ademais, para um rico diálogo com a realidade proposta, um trabalho de campo.

O trabalho de campo não se confunde nem fica circunscrito à análise documental da produção existente em torno do tema objeto de estudo. Entretanto, também não a dispensa. Com efeito, entende-se que a pesquisa bibliográfica e documental é fundamental para qualquer investigação, pois permite que o conjunto

de informações e saberes acerca de um tema seja sistematizado possibilitando a construção de novas questões em torno dele (NETO, 2001).

A análise documental é a matéria-prima básica do pesquisador, o ponto de partida para a pesquisa. A partir dela questionamentos são formulados dando origem à própria pesquisa. Desta forma, a pesquisa em questão não prescinde da análise documental, mas a partir dela se estrutura e desenvolve.

A análise documental da pesquisa em questão se debruça sobre a legislação educacional brasileira, bem como sobre os documentos oficiais que guardam relação com a temática da educação profissional integrada e educação em direitos humanos emitidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pela instituição educacional que se apresenta como campo para a pesquisa, tais quais: o Documento Base da Educação da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPB, e o Projeto Pedagógico do Curso investigado.

A partir da referida análise documental pretende-se delinear os contornos que delineiam a educação integrada e a educação em direitos humanos no Brasil e no IFPB.

Com efeito, os próprios documentos analisados, enquanto produto de uma sociedade onde imperam relações de força carregam inúmeras significações e valores nas entrelinhas do seu texto.

Sendo assim, a pesquisa qualitativa e, sobretudo, a perspectiva dialética que permeia a pesquisa demanda que o trabalho de campo, na presente pesquisa, se estruture através de uma técnica que possibilite a apreensão de significações ocorridas na prática social pesquisada.

Entende-se que a técnica da entrevista permite, neste contexto, além da colheita de informações não apresentadas explicitamente nos documentos analisados, desvendar os sentidos e concepções que estão, para além dos documentos, embasando a prática educacional no contexto delimitado.

A participação de sujeitos que concebem e realizam, em uma determinada prática social, a educação integrada é indispensável para o objeto de estudo apresentado.

Em geral, as entrevistas podem ser realizadas de maneira estruturada ou não-estruturada, conforme sejam mais ou menos dirigidas pelo pesquisador. A entrevista semiestruturada articula estas duas modalidades na medida em que

passeia entre perguntas previamente elaboradas e delimitadas e àquelas que permitem liberdade de abordagem e resposta (NETO, 2001).

Por entender que a flexibilidade é importante para uma adequada reflexão da realidade vivenciada no contexto delimitado, a presente pesquisa será estruturada através de entrevistas semiestruturadas que serão realizadas com alguns dos atores que possuem papel determinante na concepção e materialização da educação integrada e da educação em direitos humanos no campo de pesquisa delimitado.

Registre-se, todavia, que tendo em vista as inúmeras limitações que cercam uma pesquisa em nível de mestrado, os sujeitos a serem entrevistados serão selecionados em uma amostra representativa do universo do curso.

A seleção dos professores dar-se-á a partir da consideração da divisão curricular do curso, levando em conta as diretrizes curriculares oficiais estabelecidas para o ensino médio e para a educação profissional técnica de nível médio previstas nas Resoluções nº 02/2012 e nº 06/2012, do Conselho Nacional de Educação.

Segundo tais Resoluções, atendida a formação geral e incluindo a preparação básica para o trabalho, o Ensino Médio pode preparar para o exercício de profissões técnicas, por integração com a Educação Profissional e Tecnológica, com carga horária mínima de 3.200 (três mil e duzentas) horas (Art. 14, Resolução nº02/2012, do CNE/MEC).

Ademais, a carga horária mínima indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para a formação profissional (Art. 27, Resolução nº06/2012, do CNE/MEC), deve ser somada à formação geral e preparação básica para o trabalho no Ensino Médio regular integrado com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O referido Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (BRASIL, 2012d), por sua vez, estabelece um mínimo de 1.000 (um mil) horas para a formação profissional no curso Técnico em Informática.

Sendo assim, a matriz curricular definida no Plano Pedagógico do Curso investigado estabelece uma estrutura curricular dividida entre disciplinas de formação geral, de preparação básica para o trabalho e de formação profissional, tal qual determinam as diretrizes curriculares nacionais apontadas acima.

Portanto, a seleção dos professores a serem entrevistados ocorrerá em atenção à delimitação destes três grupos curriculares. Considerando, entretanto, que tal delimitação curricular privilegia, em número de professores e em carga horária, as

disciplinas da formação geral, e que tal grupo possui ainda subdivisão curricular entre quatro áreas do conhecimento, a saber, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas (Art. 8º, Resolução nº02/2012, do CNE/MEC), tais subdivisões serão também consideradas na delimitação dos professores selecionados para entrevistas no que pertine ao grupo da formação geral.

Quanto aos alunos, estes serão selecionados em pequena amostra, escolhidos dentre os integrantes da turma mais avançada do Curso investigado, a partir do critério de pleno gozo da capacidade civil. Ou seja, serão escolhidos os alunos que tenham completado 18 (dezoito) anos e atingido a maioridade civil, podendo responder plenamente por seus atos, dispensando assim a necessidade de autorização e prévio consentimento de representantes legais.

Sendo assim, constituirão sujeitos da pesquisa: o coordenador do Curso Técnico Integrado escolhido como campo empírico; um professor representante do grupo curricular da ‘Formação Profissional’, um professor representante do grupo curricular da ‘Preparação para o Trabalho’, e quatro professores representantes do grupo curricular da ‘Formação Geral’, prestigiando as quatro subdivisões curriculares existente dentre tal grupo; e os alunos que tenham completado 18 (dezoito) anos e pertençam à turma mais avançada do Curso Integrado em Informática.

Por fim, cumpre registrar que a entrevista semiestruturada será guiada a partir da referência aos seguintes tópicos: Formação e Capacitação Profissional; Concepções e Princípios da Educação Integrada; Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio; Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.