• Nenhum resultado encontrado

A presença em feiras internacionais

2: Trás-os-Montes 10% 3: Beira Litoral 15%

5.5. A presença em feiras internacionais

As feiras são, provavelmente, a mais antiga forma de marketing conhecida pelo homem tendo o seu início no século XII, quando a concentração de comerciantes num determinado local, normalmente junto das igrejas começou a adquirir importância. Na Idade Média as feiras eram uma das mais importantes atividades comerciais da época.

A partir de meados do século XX as feiras e exposições começaram a adquirir uma forte importância na estratégia de marketing das empresas, nomeadamente em países como Alemanha, França, Itália e Estados Unidos da América.

Após a segunda guerra mundial as feiras tornaram-se num espaço privilegiado para a promoção das últimas novidades da indústria, e hoje em dia são, acima de tudo, uma oportunidade para a abertura, construção e/ou fortalecimento do marketing relacional com os clientes-alvo.

Apesar do avanço tecnológico e do crescente acesso a bases de dados, as feiras e as exposições continuam a ser uma excelente plataforma de comunicação direta com potenciais clientes.

Verificando-se a existência de uma grande variedade de conceitos e definições, a UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, apresenta a seguinte classificação de feiras quanto à sua especificidade, tendo-se optado pela não tradução dos termos, a fim de evitar confusão de conceitos (UFI, 2015):

Trade fairs – Evento de cariz internacional e de venda direta, restrito a um determinado

seguimento de mercado ou indústria especializada

Trade shows – Eventos business to business (B2B), onde empresas de um setor específico

Pág. 58 Neste tipo de feiras normalmente não é permitida a entrada ao público geral, apenas ao profissional, sendo muitas vezes exigida pela organização credenciais de acesso

Consumer shows – Feira destinada ao público em geral, business to consumers (B2C). Os expositores são geralmente empresas com interesses no consumidor final, com um período de realização normalmente mais longo que uma feira profissional

Mixed shows – Feira que combina feiras profissionais (B2B) com feiras para o público (B2C),

existindo dias especiais apenas para visitantes profissionais e os restantes dias de feiras abertos ao público

Virtual trade fairs – Surgem nos anos 90, com a disseminação do uso da internet, e consistem

numa plataforma web onde se podem encontrar virtualmente clientes, fornecedores e distribuidores, disponível 24 horas por dia.

As feiras são uma ferramenta diversificada, mutável e dinâmica ao atrair para um único local uma grande variedade de potenciais clientes, possibilitando um contacto personalizado e de forma apelativa, pelo que podemos identificar as seguintes vantagens de participação para os expositores (Santos, 2013):

 Contacto direto com atuais e potenciais clientes

 Possibilitam o desenvolvimento de ações de marketing experimental

 Facilitam a recolha de informações sobre a concorrência e o mercado, acerca de novos produtos/ serviços, preços e comportamento dos clientes

 Permitem o desenvolvimento de ações de marketing de vendas, possibilitando o contacto real com os vários produtos ou serviços em exposição

 Lançamento de novos produtos.

No entanto, as feiras ou exposições são normalmente dispendiosas (Santos, 2013), pelo que o planeamento da participação é crucial para o sucesso da mesma. Nesse sentido a figura seguinte apresenta uma proposta de planeamento da participação numa feira.

Pág. 59 Figura 30 - Proposta de planeamento da participação numa feira

Fonte: Rhonda (2006)

Propõem-se três fases de participação:  Marketing pré-feira

 Marketing durante a feira  Marketing pós-feira.

Podendo o processo de preparação ter de ser iniciado 6 meses antes da sua realização. Para o presente projeto revela-se aconselhável a presença em feiras no Brasil e na China.

Uma breve pesquisa no que se refere ao Brasil, revela a existência de inúmeras feiras de alimentação no país, pelo que será necessária uma escolha criteriosa que poderá passar pela análise em maior detalhe das seguintes:

 ExpoAzeite:

o Local - Hall Nobre 2 - Anhembi - São Paulo o Mais informação - www.expoazeite.com.br

Pág. 60  SIAL Brazil - Tendo como referência o SIAL Paris, o maior evento de alimentos e bebidas no mundo, a edição brasileira reúne todos os segmentos deste mercado, com a presença de empresas nacionais e internacionais:

o Local - Expo Center Norte, São Paulo

o Mais informação - http://www.sialbrazil.com.br/pt/

 Olive Experience - Em simultâneo com o ExpoVinis Brasil (maior salão do vinho da América Latina), é uma feira dedicada exclusivamente ao mundo do azeite:

o Local: Expo Center Norte, São Paulo

o Mais informação - www.oliveexperience.com.br

 Super Rio Expo Food - Promovido pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, reúne profissionais, executivos e fornecedores para supermercados, hotéis, restaurantes, bares, padarias, confeitarias e lojas de conveniência:

o Local: Riocentro, Rio de Janeiro

o Mais informação - www.superrio.com.br/

 Alimentaria Brasil - Feira Internacional de Alimentos e Bebidas: o Local – São Paulo

o Mais informação - www.alimentariabrasil.com.br/

Algumas destas feiras não são anuais pelo que a análise passará igualmente pelas que se realizarão à data do lançamento do projeto.

Na China a oferta de feiras adequadas não é tão elevada, tendo sido possível identificar as seguintes:  Global Oil - International High-end Health Edible Oil & Olive Oil Expo. Organizada 11 vezes desde 2006, conta com a presença de várias associações internacionais de azeite, nomeadamente o IOC, bem como com pavilhões de vários países nomeadamente Espanha, Grécia, Itália e Portugal, entre outros:

o Local – Alternadamente entre Beijing-China International Exhibition Center, em 2015 e Shanghai-Intex Shanghai Exhibition Center, em 2014

o Mais informação - http://en.oilexpo.com.cn/

 Oil China - Realizada 9 vezes desde 2005, conta com a presença de várias associações de comércio de países como o ICEX de Espanha e associações de produtores de azeite nomeadamente de Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Jordânia e Tunísia:

o Local - Beijing e Shanghai em dias consecutivos

o Mais informação - http://www.eoliveoil.com/olive-oil/index.html

Conforme refere Jesus (2012), é imperativa a presença em feiras nacionais e internacionais nomeadamente em locais privilegiados e com um stand sempre atrativo.

Pág. 61

Documentos relacionados