• Nenhum resultado encontrado

A presença de marcas de luxo no filme O Diabo Veste Prada

3.1 O filme O Diabo Veste Prada

3.1.2 A presença de marcas de luxo no filme O Diabo Veste Prada

É indiscutível a presença das marcas e das inserções de merchandising editorial de moda no filme. Como já mencionado, é possível perceber a introdução das marcas durante todo o enredo de o Diabo Veste Prada. Nota-se que entre as marcas inseridas no filme, evidenciam-se as das grifes de luxo inseridas nesse contexto.

Durante toda a exibição, O Diabo Veste Prada conta com a presença de 23 marcas de moda, sem contar a inserção de outras grandes marcas presentes no filme. Dentre essas 23 estão:

1- Prada 2- Chanel 3- Calvin Klein 4- Dolce & Gabbana 5- Valentino 6- Hermés 7- Dior 8- Manolo Blahnik 9- Jimmy Choo‟s 10- Georges Chakra 11- Azzaro 12- Diadora 13- Banana Republic 14- Oscar de la Renata 15- Yves Saint Laurent 16- Nancy Gonzalez 17- Narciso Rodrigues 18- Shu Uemura 19- Mason Pearson 20- Clinique 21- Marc Jacobs 22- Naguchi 23- Sephora

Entre todas as marcas de luxo mencionadas, cinco ganham maior destaque no filme, seja através do número de inserções, da maneira como são exibidas, e da presença que a marca obteve sobre os espectadores. Entre elas estão à marca Prada, Chanel, Calvin Klein, Dolce & Gabbana.

PRADA: Essa é uma marca italiana de moda, que é estimada como símbolo de glamour, luxo e status. A história da marca teve início no século XX, quando se chamava „Fratelli Prada‟, onde se dedicava somente a produção de maleteria e objetos em couro. A marca passou por uma transformação quando Miuccia Prada assumiu os negócios da família

em 1978, tornando Prada uma lançadora de tendências do mundo da moda. Miuccia soube trazer através de suas coleções algo que lembrasse a irreverência da mulher inteligente, ousada e inovadora, assim como os produtos da marca atualmente.

No filme, a presença da marca não é constante, aparece através do visual merchandising com um total de quatro inserções ao longo das cenas. Porém, é uma das marcas de maior visibilidade por estar inserida no título, a marca é a que tem maior ênfase e conhecimento. As suas inserções acontecem de maneira sutil e delicada, sendo elas através de objetos, como plano de fundo, e em acessório usado pela personagem principal, Miranda.

FIGURA 2: Prada inserida como acessório usado pela personagem principal, Miranda.

Fonte: FOLETTO, Priscila Gay. Merchandising de Moda no Cinema, Santa Maria, 2009.

CHANEL: Chanel é uma marca francesa, fundada pela estilista Gabrielle Bonheur Chanel, que tornou-se conhecida por Coco Chanel. Considerada uma das principais mudanças ocorridas no vestuário e na moda feminina do século XX, criou uma moda atemporal, elegante e sofisticada, que atualmente é ostentada e desejada no universo da moda e do luxo.

Sobre o merchandising da marca Chanel no filme, é possível observar que essa é uma das marcas que mais aparece no filme, sendo também, uma das mais percebidas pelos telespectadores. A marca possui uma média de nove aparições no enredo, e torna-se marcante por caracterizar a evolução da personagem Andrea. É possível perceber em quase todo o vestuário da personagem, algum detalhe, seja através da roupa ou assessório de cabelo da marca. Essa inserção é uma das mais contextualizadas na história do filme.

Isso mostra a projeção de uma marca como a Chanel, ao transformar estilos, do personagem se sentir outra pessoa ao vestir esta marca, fazendo com que a pessoa mude a sua postura perante muitas situações e

até mesmo sua identidade. Este ato é comum nos tempos de hoje, pois o ponto chave para o sucesso de uma marca é compreender o poder emocional que influencia a tomada de decisão dos seus consumidores potenciais. (FOLETTO, 2009, p. 33).

O merchandising da marca também aparece de outras maneiras que despertam a atenção de quem assiste. Explícito, através da exibição de produtos e embalagens da marca, e sutilmente, com uma exibição rápida e delicada do nome. É perceptível a constante presença do merchandising integrado através do diálogo, entre os personagens, onde Nigel cita a marca apresentando os produtos da mesma à personagem Andrea.

FIGURA 3: Chanel inserida através de diálogo e da exibição de produtos da marca.

Fonte: FOLETTO, Priscila Gay. Merchandising de Moda no Cinema, Santa Maria, 2009.

CALVIN KLEIN: A marca do estilista Calvin Richard Klein surgiu em 1968 quando ele e um amigo lançaram sua primeira coleção masculina e feminina de paletós, casacos e capas. Assim, com pequenas lojas em Nova York, a marca transformou-se em uma das grifes mais conhecidas e almejadas pelo público, sendo sinônimo de chique e casual no universo fashion.

O merchandising da marca Calvin Klein acontece cerca de quatro vezes, inserido tanto de forma verbal e declaradamente explícito, como através de um acessório exibido da marca. Uma das cenas em que a marca é mencionada, trata-se de um pedido da personagem principal a sua nova assistente Andrea, em que Miranda ordena por produtos da marca. O merchandising se repete logo após, novamente através de diálogos entre os personagens, o que ressalta a presença da marca.

FIGURA 4: Inserção da Calvin Klein através de diálogo citada pela personagem principal, Miranda.

Fonte: FOLETTO, Priscila Gay. Merchandising de Moda no Cinema, Santa Maria, 2009.

DOLCE & GABBANA: É uma marca italiana mundialmente conhecida criada em milão por dois estilistas, Domenico Dolce e Stefano Gabbana. A primeira loja da marca surgiu em 1985 nos Estados Unidos, e atualmente é uma das mais renomadas grifes do mundo da moda, com lojas espalhadas nos maiores centros desse segmento. A grife chegou ao Brasil em 2004, e desde então se tornou sucesso no país.

A presença da Dolce e Gabbana no filme se dá de várias formas, através de três inserções durante a história. Uma delas acontece de maneira delicada e explícita, através de um close da câmera nos sapatos da marca. Uma percepção interessante de merchandising da marca, é quando ela é mencionada de maneira que a personagem refere-se a marca como somente “Gabbana”. Além da presença da marca, quando a mesma é apresentada a personagem Andrea.

FIGURA 5: Inserção da marca Dolce & Gabbana, mencionada por Andrea em telefonema.

Documentos relacionados