• Nenhum resultado encontrado

Piscina da Quinta da Conceição 6463 utilizadores

E VENTOS D ESPORTIVOS

5.3. A PRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA FORMAL

Como já foi referido anteriormente Matosinhos é, desde 2007, um dos 34 membros desta organização. Desde logo assumiu de corpo inteiro os objetivos prioritários da associação. Foi no desporto que Matosinhos mais e melhor se identificou com a promoção da identidade e unidade desta grande região.

Com efeito, Matosinhos é, desde há muito, uma cidade onde o desporto faz parte do quotidiano de todos os cidadãos, sobretudo dos mais jovens. Dotado de excelentes infraestruturas para a prática desportiva, com um enorme empenho na formação e iniciação desportiva de mais de 10.000 crianças em idade escolar, Matosinhos é um território onde se organizam quase diariamente eventos competitivos em mais de 20 modalidades, alguns dos quais de âmbito e projeção mundial.

Por tudo isto e porque Matosinhos é uma cidade hospitaleira, apresentámos a nossa candidatura à organização da IX edição dos Jogos do Eixo Atlântico. Estávamos conscientes da responsabilidade da proposta, agravada pelo sucesso das duas últimas edições da prova, principalmente os Jogos da Corunha. Mas estávamos também convictos das nossas capacidades organizativas e de que saberíamos ser dignos do Eixo Atlântico.

Na proposta formal de candidatura aos jogos tivemos em consideração as exigências definidas pelo próprio Eixo Atlântico:

- A oferta ao nível das infraestruturas desportivas; - A oferta hoteleira;

- A oferta social e/ou cultural oferecida pela cidade proponente; - A implementação de um sistema de transportes e lavandaria.

- As condições de pagamento e custo previsto por pessoa e por dia;- A estratégia de marketing e comunicação.

5.3.1. INFRAESTRUTURAS DESPORTIVAS

A figura 11 apresenta a oferta de instalações desportivas, propostas para as diferentes modalidades.

Figura 11. Proposta de Instalações Desportivas por modalidade

A decisão que esteve na base para a escolha destes equipamentos foi tomada em função da proximidade à oferta da rede hoteleira disponível e da qualidade dos espaços desportivos em causa. Todos eles eram equipamentos recentes, que ofereciam todas as garantias para uma promoção condigna da

Voleibol

Centro de Desportos e Congressos - Nave Ilídio Ramos Pavilhão Municipal de Custoias

Basquetebol

Pavilhão Municipal de Guifões CDC Nave Prof. Costa Pereira

Pavilhão da Escola EB de Matosinhos Andebol

Pavilhão Municipal do Padrão da Légua

Futebol

Complexo Desp. Leça da Palmeira

Campo de Futebol dos Lusitanos Futebol Clube Campo de Futebol do Custoias Futebol Clube

Natação

Piscina Municipal da Senhora da Hora

Atletismo pista

Complexo desportivo de Leça da Palmeira Atletismo prova de estrada

Marginal de Leça da Palmeira

Voleibol de Praia

competição e para o conforto dos atletas e dos eventuais espetadores que pretendessem assistir aos jogos.

5.3.2. OFERTA HOTELEIRA

Dado que todas as atividades desportivas iriam ter lugar no concelho de Matosinhos e estando este inserido na Área Metropolitana do Porto, escolhemos alojamentos que permitiam que os atletas estivessem, no máximo, a 15 minutos de distância dos locais de competição, mesmo estando alojados nas cidades do Porto, Gaia ou Maia. Neste sentido, tendo por base os princípios atrás enunciados, propusemos a seguinte oferta hoteleira:

Quadro 5. Proposta da oferta Hoteleira

Com esta rede de oferta a organização disponibilizava 1440 quartos (duplos, Triplos e quádruplos).

Hotel Amadeus - Matosinhos

Hotel Holiday In - Matosinhos

Hotel Tryp - Matosinhos

Hotel Porto Mar - Matosinhos

Hotel Axis - Matosinhos

Hotel Star In - Porto

Hotel Hibis - Porto

Hotel Fenix - Porto

Hotel Tuela - Porto

Hotel Perras Rubras - Maia

Estalagem Via Norte - Maia

5.3.3. PROPOSTAS ADICIONAIS DE CARÁCTER SOCIAL E/OU CULTURAL OFERECIDAS PELA CIDADE

Matosinhos é um Concelho com fortes argumentos culturais mas acima de tudo, com grande ligação ao mar, à gastronomia e à arquitetura da famosa “escola do Porto”, onde se incluem os dois prémios Pritzker Siza Vieira e Souto Moura, mas também Alcino Soutinho e Fernando Távora. Além da elevada oferta gastronómica, das romarias populares de Verão, na proposta, as delegações tinham oportunidade de efetuar visitas a vários locais como:

Quadro 6. Proposta de atividades de caráter social e/ou cultural em Matosinhos

Porto de Leixões (“Titans” e Gare dos Passageiros)

Marginal de Leça da Palmeira e Farol da Boa Nova

Piscina das Marés e Casa de Chá da Boa Nova (obras emblemáticas do Arq. Siza Vieira

Quinta da Conceição e Quinta de Santiago (Casa Museu)

Paços do Concelho e Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Cine-Teatro Constantino Nery e Anémona

Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e Mosteiro de Leça do Balio

Para além da oferta cultural e turística também disponibilizava-mos ofertas de carácter desportivo, como batismo de mergulho e aulas gratuitas de hidroginástica e hidrobike, bem como a possibilidade de assistir a outros espetáculos desportivos.

Para o efeito, colocávamos à disposição das comitivas autocarros que poderiam reservados mediante marcação prévia.

5.3.4. SISTEMAS DE TRANSPORTES E LAVANDARIA

A organização dos Jogos responsabilizava-se pelos transportes das delegações nos diversos trajetos de e para os alojamentos, locais de alimentação, locais de competição e ainda para as visitas de carácter sociocultural, quando solicitadas.

A organização garantia os serviços de lavandaria que eram colocados à disposição das diferentes comitivas no sentido de satisfazer as suas necessidades no que toca aos equipamentos desportivos.

Nesse sentido, contámos com diversas empresas da Cidade de Matosinhos que, em coordenação com os responsáveis das instalações onde decorrem as provas desportivas, fariam a recolha dos equipamentos que seriam entregues, na manhã seguinte, nos hotéis das delegações e/ou nos locais de competição.

5.3.5. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO E CUSTO PREVISTO POR PESSOA E POR DIA À data da apresentação da candidatura decorriam ainda negociações com os diversos parceiros comerciais. No entanto o preço médio previsível, apresentado na proposta, por atleta /dia era de 40 €, incluindo alojamento, lavandaria, seguro (desportivo e pessoal) e alimentação.

No entanto, ficou por definir um preço para todos aqueles – os concelhos vizinhos - que não ficariam em regime de alojamento e pequeno-almoço, que se fizessem transportar nos seus próprios meios, que não beneficiassem do sistema de lavandaria e que ainda não tivessem definido o número de refeições diárias.

Visto que as condições de pagamento ainda iriam ser definidas na Comissão Delegada do Eixo Atlântico, apenas definimos em concreto o prazo limite de pagamento que seria até ao início dos jogos.

5.3.6. MARKETING E ESPAÇOS DE COLOCAÇÃO DE PUBLICIDADE

A organização dos Jogos do Eixo Atlântico comprometeu-se em utilizar todos os meios disponíveis para divulgar este grande evento, desde as mais diversas ferramentas de Web marketing (criação de site próprio, utilização dos sites www.cm-matosinhos.pt e www.matosinhosport.com, redes sociais Facebook e Twitter), passando pelos meios de comunicação locais e nacional (TV, Rádio, Jornais, Revistas, etc), a divulgação nas escolas do Concelho e a publicidade na via pública (outdoors, cartazes, mupis, etc.),.

Nas instalações desportivas onde decorreriam os Jogos, existiriam locais específicos para colocação de publicidade estática quer ao próprio evento / marca Jogos do Eixo Atlântico quer a potenciais patrocinadores.

A organização comprometeu-se com a produção de diverso merchandising alusivo ao evento, destinado a oferta e comercialização.