• Nenhum resultado encontrado

A Nestlé Portugal surgiu em 1923 em Avanca (concelho de Estarreja, distrito de Aveiro) como a primeira fábrica de leite em pó, impulsionada pelo Professor Egas Moniz, tendo-se tornado o principal polo da indústria de lacticínios em Portugal. Atualmente, para além de Avanca, dispõe de mais três fábricas localizadas no Porto (fábrica de cafés torrados), em Coruche (fábrica de águas) e nos Açores (fábrica de leite em pó).

É na fábrica de Avanca que são produzidas as bebidas de cereais MOKAMBO, PENSAL, BRASA, BOLERO e TOFINA; os cereais infantis e juvenis CERELAC, NESTUM, a farinha PENSAL; e os cereais de pequeno-almoço CHOCAPIC, ESTRELITAS e NESQUIK.

Para o presente projeto, há que ter em consideração que o Centro de Distribuição de Avanca, situado ao lado da fábrica, é o único ponto de distribuição do grupo Nestlé em Portugal e funciona desde 1978. Tem como principais áreas de atividade: receção, armazenamento, e distribuição dos produtos do grupo. Atualmente, o CDA conta com aproximadamente 100 colaboradores dos quais 76 são operadores de armazém, enquanto que os restantes atuam nas áreas administrativa, gestão de stocks, operações, manutenção e SHE, e NCE/Lean.

Tal como a fábrica, o CDA funciona 24 horas por dia, em três turnos, de segunda a sexta-feira. Já ao fim de semana apenas a área de final de linha, zona de onde provém produto da Fábrica de Avanca, se encontra em funcionamento. Nesta zona sendo o produto é tirado do fim da linha de produção e colocado num buffer até ao início dos trabalhos da semana seguinte, onde é planeada a sua arrumação no CDA. O ritmo de atividade reflete-se no nível elevado de serviço registando-se, em média, por dia, uma circulação de 60 viaturas destinadas a carga ou descarga, podendo, em dias de maior fluxo, chegar às 80.

Dos produtos que saem do principal centro logístico da Nestlé Portugal apenas 34% são distribuídos em território português, sendo o restante destinado a exportações, designadamente para países como Espanha, Itália, Grécia, Angola, Holanda, França, Cabo Verde, Ucrânia e Rússia.

Ao longo dos últimos anos, a Nestlé investiu 85 milhões de euros nas suas operações em Portugal, aplicando-os na melhoria contínua das suas atividades industriais, privilegiando a sua modernização e a sustentabilidade ambiental de forma a garantir que estas unidades permaneçam competitivas e aptas para responder aos desafios diários.

22

De acordo com as informações disponibilizadas pela empresa (Nestlé, 2007, 2018) a sua Missão, a sua Visão e os seus Valores são os que se referem seguidamente, sendo representada, na Figura 5, uma pirâmide com a ilustração dos valores e princípios corporativos da Nestlé.

Missão: Produzir e comercializar produtos alimentares e bebidas de elevada mais-valia nutricional de modo a criar valor partilhado que possa ser sustentado a longo prazo.

Visão: Ser reconhecida como a empresa líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, merecedora da confiança de todas as partes interessadas.

Valores: Valores baseados no respeito por nós, pelos outros, pela diversidade e pelo futuro. Princípios corporativos: A Nestlé́ tem uma sólida cultura de conformidade enraizada. Ao longo de 150 anos de história, tem trabalhado no desenvolvimento desta cultura com o intuito de assegurar as suas responsabilidades no que diz respeito ao cumprimento com a Lei, com as normas nacionais e internacionais e com os seus próprios valores e princípios. Os dez Princípios Corporativos Empresariais da Nestlé́ refletem este compromisso e servem de orientação a todas as áreas de atividade da organização. Neste sentido, a Nestlé́ proporciona orientações claras em temáticas como a relação com Colaboradores, Fornecedores, Clientes e Consumidores, o respeito pelos Direitos Humanos e Práticas Laborais e a Preservação do Ambiente (Figura 5 e Anexo A).

Figura 5-Valores e princípios corporativos da Nestlé Fonte: Nestlé (2018).

Para o desenrolar deste projeto destaca-se a importância das prioridades 6. Saúde e Segurança no Trabalho e 9. Sustentabilidade Ambiental pois são os principais pilares em que este se vai centrar.

23

3.1.1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Para a Nestlé, a segurança é considerada como um valor fundamental, vivido e partilhado por todos os colaboradores, particularmente na prevenção de acidentes, lesões e doenças profissionais e na proteção dos seus colaboradores, prestadores de serviços e todos os envolvidos na cadeia de valor. Neste sentido, tem vindo a prosseguir com a implementação de uma cultura de segurança que permita, de uma forma sustentável, alcançar o desafio zero acidentes. Deste modo, torna-se fulcral a necessidade de uma contínua revisão e monotorização do cumprimento das normas (nacionais e internacionais) e das suas próprias políticas/regras.

Em 2015, apesar de não ter conseguido atingir os objetivos de segurança, foram desenroladas diversas iniciativas a fim de promover um ambiente laboral saudável e seguro, com destaque para: - A reavaliação dos riscos para a Segurança e Saúde, assim como das respetivas medidas preventivas;

- A realização de Simulacros para preparação de resposta em casos de emergência;

- A realização de ações de formação em combate a incêndios e primeiros socorros – duas sessões de formação em Brigadas de Primeira Intervenção e duas sessões de Primeiros Socorros;

-A conclusão dos planos de ação nas plataformas comerciais (ações para prevenção de colisão entre peões/empilhadores);

-A continuação do programa de visitas de segurança para acompanhamento das equipas de Vendas; - As campanhas de Comunicação que visam a partilha de incidentes;

- A aquisição de novos veículos de movimentação de cargas com dispositivos de segurança adicionais (plataformas de apoio; pegas de apoio à subida e descida; sensores de estacionamento; Sinal sonoro de marcha-atrás e limitação da velocidade máxima);

- A organização de sessões sobre temas de saúde com informação dos sintomas e fatores que predispõem a determinadas lesões ou doenças;

3.1.2 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Ser ambientalmente sustentável significa ter um papel ativo na proteção do futuro e fazer as escolhas perante um mundo onde os recursos naturais são limitados e as necessidades ilimitadas (Brudtland, 1987). Por isso, na Nestlé apela-se, diariamente, à proteção do planeta usando os

24

recursos de forma sustentável e renovável e incentivando os operadores a trabalharem de forma eficiente com vista a alcançar a meta zero resíduos e com o horizonte de zero o impacto ambiental. É também uma ambição da organização produzir alimentos e bebidas que sejam nutritivos e saborosos, mas que também apresentem uma reduzida pegada ecológica. Assim, na Nestlé são avaliados os impactos das suas operações e os que estão associados a toda a cadeia de valor, num âmbito mais alargado, contribuindo para um futuro melhor e para a criação de valor partilhado não só para a organização como também para toda a sociedade (Nestlé, 2018).

Documentos relacionados