• Nenhum resultado encontrado

2 7 A Iurd pelo mundo

3. A programação iurdiana 1 A descrição do corpus

A necessidade de descrição do corpus é evidente. Afinal, sem ela, como poderia o leitor que nunca acompanhou, pelas madrugadas, a programação iurdiana compreender o desenvolvimento das hipóteses propostas por este estudo? Uma descrição bem feita é necessária mesmo ao leitor que sabe da existência daquela programação, que tenha visto algum fragmento de um programa apresentado por uma liderança da Iurd, enquanto zapeava com seu controle remoto. Mas saber da existência não obrigatoriamente permite o acompanhamento das reflexões que serão propostas a seguir. É preciso ir mais a fundo.

Àqueles que, como o pesquisador, acompanham freqüentemente esta programação será apresentada uma visão que, mesmo passível de contestação, contribuirá para a compreensão do tele-evangelismo. Serão, a seguir, levantados apontamentos pertinentes a este estudo. É evidente que outros tantos apontamentos poderiam ser feitos. Poder-se-ia, como exemplo, obter, com a utilização de ferramentas semióticas, uma descrição de inegável interesse. Mas esta descrição evidenciará elementos que permitam a posterior análise segundo os teóricos já apresentados na unidade “Problemas, fontes e métodos”. Outros enfoques, é preciso mais uma vez ressaltar, desenvolvidos por outros pesquisadores, certamente serão fundamentais para dar consistência ao fenômeno do tele-evangelismo brasileiro.

Por outro lado, a dificuldade em se descrever, em tornar conhecido o material a ser abordado, encontra-se na tentação de se transcrever, unicamente, a mensagem verbal dos produtos midiáticos, no caso de um trabalho que aborde a comunicação via mídia. Não seria mentiroso afirmar que essa seria uma descrição de corpus incompleta, uma vez que deixaria à parte do enfoque os componentes não verbais, tais como disposição dos cenários, postura dos apresentadores, o formato em que a produção midiática se enquadra, ou ainda, o alcance da transmissão.

Seria ao mesmo tempo fácil para o pesquisador e extremamente cansativo e repetitivo para o leitor, ter-se a seguir páginas e páginas de transcrições das falas de pastores-apresentadores e de telespectadores experimentando os limites da interatividade televisiva. A opção foi por se adotar por uma descrição que privilegie a

apresentação dos elementos mais importantes do discurso dos programas selecionados, tais como as temáticas abordadas, os formatos de discursos, bem como os componentes não verbais já citados. Transcrições de textos verbais serão utilizadas esporadicamente. Esta dissertação acompanha um DVD (ver anexo), com uma amostra da programação iurdiana que compõe o corpus. Trata-se do programa Terapia da Família, de 10 de Maio de 2007, apresentado pelo Bispo Ronaldo de Castro.

No entanto, a programação que efetivamente compõe o corpus de pesquisa é a chamada programação iurdiana dos dias 07 de Maio de 2007 ao dia 14 de Maio do mesmo ano. Foram selecionados 42 programas apresentados por lideranças religiosas da Igreja Universal do Reino de Deus. O prazo de uma semana é uma amostra que representa o ciclo semanal de pregação nos tempos.

Os cultos nos templos, às segundas feiras, são destinados especialmente aos que anseiam por sucesso financeiro. É realizada neste dia a “Reunião dos empresários”. Na terça-feira, a atenção está voltada para os crentes que sofrem com atuações de forças malignas. É o dia da “Sessão do Descarrego”. O crescimento espiritual e a busca pelo fortalecimento da fé são os objetivos dos fiéis que forem aos cultos da quarta-feira. Neste dia, é realizada a “Reunião dos Filhos de Deus”. A “Reunião da Sagrada Família” é realizada toda quinta-feira. Nela são abordados os principais problemas familiares enfrentados tanto por iurdianos como por aqueles que ainda não se converteram. A valorização da importância da família é uma constante. A sexta-feira é dedicada aos que são vítimas de sofrimentos e que se sentem fracassados. Na “Corrente de Libertação”, os pastores, bispos e obreiros prometem mostrar um caminho a ser seguido. Sábado é dia de pensar na vida sentimental. Tanto aqueles que já possuem parceiro tanto aqueles que não encontram paz na vida a dois são orientados, na “Terapia do Amor”, para o sucesso no amor. E finalmente, o domingo é o dia do culto mais festivo, dedicado exclusivamente à adoração do Espírito Santo. Trata-se da “Reunião de Louvor e Adoração”177.

Assim, achou-se oportuna a seleção deste intervalo de tempo, a fim de evitar que, em suposição a ser verificada na análise do corpus, seja selecionada uma

amostra que aborde as impressões iurdianas acerca, unicamente, por exemplo, da vida sentimental de seus fiéis. A amostra deve englobar o maior número de temas possíveis. O material que compõe o corpus desta dissertação de mestrado foi veiculado pela TV Record Regional Bauru, cidade do interior de São Paulo, localizada na região central do estado, a aproximadamente 350 km da capital. Esta afiliada da Rede Record transmite a 117 municípios, com um público estimado superior a 2,4 milhões de telespectadores, além da programação nacional da Record, produções televisivas regionais. A programação regional da Record Bauru é composta por dois programas jornalísticos, o Balanço Geral, exibido de segunda à sexta-feira, das 12 às 13 horas, e o SP Record, sempre às 19h15, com duração de 30 minutos, veiculado diariamente, exceto aos domingos. Há também o Programa Intruso, atração de entretenimento, nas tardes de sábado e a programação iurdiana regional que vai ao ar, a exemplo de todas as outras afiliadas, após o término da programação comercial da Rede Record de Televisão178.

Como se pode perceber, é importante ressaltar, a descrição do corpus já é em si uma primeira análise do material coletado. Trata-se de uma análise mascarada pela objetividade da descrição, ou ainda, tem-se uma pré-análise. Ficam evidentes, e isso em nada desqualifica este estudo, os recortes, as opções de destacar este ou aquele aspecto dos programas iurdianos, a perspectiva metodológica do pesquisador sobre o tema abordado. Tais diretrizes nortearam a etapa posterior desta dissertação cujo objetivo central será o de, efetivamente, analisar o corpus.