• Nenhum resultado encontrado

A primeira escola pública sob responsabilidade do município de Araraquara foi o Parque Infantil Leonor Mendes de Barros, fundado em 1942 para atender as crianças vindas de famílias de baixa renda, enquanto os responsáveis delas trabalhavam.

7 O IDH é uma escala de medidas concebida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tentar quantificar a qualidade de vida de uma população com base em três critérios: Saúde, Educação e Renda. O IDH varia entre 0 (nenhum desenvolvimento humano) e 1 (desenvolvimento humano total), revelando que quanto maior a proximidade de 1, mais desenvolvido é o país nesse sentido (IBGE, 2019).

42 No início, os alunos, na faixa dos três aos treze anos, eram atendidos em regime parcial. Crianças de sete a treze anos frequentavam também o Grupo Escolar, em período alternado, e as orientações para as atividades vinham do Departamento de Educação Física e Esportes da Secretaria de Esportes do Estado, a fim de proporcionar às crianças formas de recreação (ARARAQUARA, 2018).

Nove anos depois, em 1951, outra unidade, também voltada para atender os pais que precisavam trabalhar, foi inaugurada, o Parque Infantil Carmelita Garcez, no bairro São José. A terceira viria apenas em 1969, o Parque Infantil Eloá do Valle Quadros, na Vila Xavier. Durante anos as unidades funcionaram de acordo com a proposta original, e não contavam com a garantia de profissionais habilitados para realizar as atividades (ARARAQUARA, 2018).

A educação começa a sofrer transformações em 1971, com a Lei 1.1794, de 26 de julho. Foi criada então a Estrutura Administrativa da Prefeitura do Município de Araraquara, com vários departamentos e diretorias, entre eles o Departamento de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social (ARARAQUARA, 2018).

Em 1972, foi inaugurado o Parque Infantil Dona Cotinha de Barros, no bairro Jardim Brasil, seguindo os novos padrões da educação, sendo uma escola destinada ao antigo pré-primário – alunos com seis anos de idade –, a fim de prepará-los para ingressar na educação primária8 por meio da política de educação compensatória9.

Alterou-se a denominação de “parques infantis” para Centros de Educação e Recreação (CER), com professores habilitados em educação primária e grupos divididos especificamente por faixa etária. Para atender as necessidades da faixa etária entre sete e quatorze anos, foi criado o programa de Educação Complementar, que atendia os alunos no contraturno, nos Centros de Educação Complementar (CEC)10. Os termos da Lei Orgânica do Município de Araraquara citam:

Parágrafo único. Além de atuar nos níveis, etapas e modalidades de ensino da educação básica a que se referem os incisos I e II do “caput” deste artigo, o Município atuará também na oferta de educação complementar e integral a esses mesmos níveis, etapas e modalidades, na forma prevista

na organização do sistema de ensino público municipal

(ARARAQUARA, 2019, p. 7).

8 Atual Educação Fundamental I.

9 Termo originado durante a Revolução Industrial, usado em geral na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

10 Os Centros de Educação Complementar (CECs) fazem parte do Programa de Educação Complementar (PEC). CECs ou PECs, dessa forma, são unidades educacionais oferecidas pela rede municipal de ensino de Araraquara-SP.

43

Por meio da organização do sistema de ensino público, a partir de 1977 a orientação técnica passa a ser dada pela Cenp (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), vinculada à Secretaria de Estado da Educação. Nessa época, as atividades eram dinamizadas, e houve elaboração de propostas curriculares e de cursos de formação continuada dos professores (ARARAQUARA, 2018).

Dentro desse contexto, a educação municipal de Araraquara continuou crescendo e, em 1982, outras escolas foram construídas, como os CERs Eduardo Borges Coelho, Cyro Guedes e Maria Barcarola Filié, contemplando o atendimento de crianças de zero a seis anos e iniciando, assim, a pioneira integração da creche à pré-escola (ARARAQUARA, 2018). Os CERS proporcionam atendimento educativo à primeira etapa da educação básica e atendem crianças de zero a cinco anos.

Pensando na importância da educação nos primeiros anos de vida da criança e no seu bem-estar, em 1983 a Prefeitura Municipal de Araraquara, com a colaboração de diretores, professores dos CERs e da Unesp, juntamente com a comunidade, elaborou o Programa de Educação, com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida da população.

Integrados à melhoria das condições de vida e aos programas de educação e saúde, ainda naquele ano entraram em funcionamento os CERs Rosa Ribeiro Stringhetti e Maria Pradelli Malara. Entre 1984 a 1988 foram construídas mais dez unidades de educação infantil, preocupadas em diversificar as modalidades de atendimento, em especial os berçários. Pela primeira vez aconteceu um treinamento de pessoal para o trabalho, dando início a um programa de formação continuada.

A rede municipal de educação infantil vem sendo ampliada em número de unidades, sempre primando pela garantia do direito da criança a um atendimento educacional que considere as especificidades do desenvolvimento infantil e a qualidade social da educação, nos termos da Lei Orgânica do Município:

Art. 5º Atendendo mandamento constitucional, disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e disposições de sua Lei Orgânica, ao Município de Araraquara, em seu território, cumpre a organização, a manutenção e o desenvolvimento da educação pública municipal e nele atuar prioritariamente nos seguintes níveis e etapas e modalidades da educação básica:

I - educação infantil, compreendendo creche e pré-escola, educação regular, educação especial e educação do campo; e

44

II - ensino fundamental, anos iniciais e anos finais do ensino regular, da educação especial, da educação de jovens e adultos e educação do campo (ARARAQUARA, 2019, p. 7)

É importante salientar que, de acordo com a legislação vigente, a Educação Regular Infantil é a primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, espaços institucionais que educam e ao mesmo tempo cuidam de crianças de zero a cinco anos de idade. Os alunos da Educação Regular Infantil necessitam de maior envolvimento, pois o processo de aprendizagem nessa fase é visto como responsável pelas mudanças comportamentais do aluno, processo este construído por meio de experiências forjadas por fatores emocionais e relacionais, resultantes da interação mental e ambiental em que está inserido.

Documentos relacionados