• Nenhum resultado encontrado

3. A PRÁTICA INSTITUCIONAL DO DISCURSO TEOLÓGICO

3.1 A PARTICIPAÇÃO DAS ONGS CRISTÃS EVANGÉLICAS

3.1.2 A Rocha Brasil no contexto ambiental global

Outro trabalho relevante que precisa ser citado é o da ONG “A Rocha Internacional”. Uma organização de conservação e educação ambiental, de inspiração

cristã, de conservação da natureza, sem fins lucrativos. A primeira iniciativa foi desenvolvida em Portugal com a implementação do primeiro campo de estudo. A Rocha é atualmente uma família de projetos com trabalhos na Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e Sul, Ásia e Oceania. Os projetos da Rocha são caracteristicamente feitos a partir do intercâmbio com uma forte ênfase na partilha comunitária e foco em ciência, investigação, conservação, prática e educação ambiental.

Figura 13 – Registro Imagético – logomarca de A Rocha Brasil Fonte: http://www.arocha.org/br-pt/index.html

A história de “A Rocha” no Brasil teve início em 2001, com a publicação do livro "A Rocha - Uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente" escrito por Peter Harris (fundador da organização) e publicado pela Aliança Bíblica Universitária (ABU) Editora em São Paulo.

A discussão em questão está no fato de o cristão precisar pensar e agir em relação aos problemas ambientais gerados pelos homens em meio a um desenvolvimento sem sustentabilidade. Para Harris, projetos de educação ambiental junto às igrejas com base no capítulo doze da carta do apóstolo Paulo aos cidadãos romanos, podem propiciar uma transformação em nossas mentes e então seremos, como cristãos, capazes de discernir a perfeita vontade de Deus. (Harris, 1992)

John Stott, prefaciando o livro de Peter Harris, pastor e ornitólogo, diretor da ONG Cristã Evangélica A Rocha diz que o objetivo da mesma é promover a conservação ambiental e o evangelismo através de profundas reflexões teológicas sobre as questões ambientais. Para ele, é preciso quebrar o dualismo desastroso entre o sagrado e o secular, o espiritual e o material, a alma e o corpo. O Deus da Bíblia é o Deus da criação e da redenção e está preocupado com a totalidade de nosso bem-estar. Os cristãos deveriam estar na vanguarda do movimento em prol da responsabilidade ambiental. Não podemos, segundo ele, amar e servir ao próximo destruindo o meio

ambiente, sendo conivente com sua destruição, ou ignorando as circunstâncias ambientais onde elas são condenadas a viver. As pessoas precisam ver o que nós estamos falando. (Stott, apud Harris, 1992)

Organizada no Brasil no início de 2006, A Rocha Brasil pretende atuar em pesquisas científicas para a conservação dos ecossistemas, promover mudanças de comportamentos e estabelecer parcerias com organizações governamentais e não governamentais para desenvolver ações socioambientais.

Figura 14 – Registro Imagético – capa do livro Fórum Missão Integral: Ecologia e Sociedade Fonte: http://is.gd/lx6L4n

Figura 15 – Registro Imagético – capa do livro A Rocha: uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente

Fonte: http://is.gd/f4VDoP

A assembléia de fundação de A Rocha Brasil aconteceu no dia 18 de março de 2006, na cidade de São Paulo,SP. No mesmo ano, A Rocha Brasil, juntamente com

outras organizações, realizou no mês de novembro o primeiro Fórum Missão Integral: Ecologia e Sociedade em Araçariguama, SP. Durante o evento foi redigida a "Declaração do Primeiro Fórum Missão Integral: Ecologia & Sociedade" e lançado o livro "Missão Integral: Ecologia e Sociedade" que reúne artigos focados em diferentes áreas do conhecimento científico que refletem sobre as possibilidades de uma boa mordomia ambiental.

Os projetos de A Rocha Brasil são desenvolvidos com base em cinco compromissos: 1. Cristão - cremos na revelação bíblica de que Deus criou e ama o mundo; 2. Conservação - baseada na investigação, planejamento e execução de projetos científicos; 3. Comunidade - é fundamental relacionar-se com Deus, uns com os outros e com toda a criação, bem como envolver as comunidades locais nesse processo e buscar nós mesmos sermos bons exemplos de comunidade; 4. Transcultural - nenhuma cultura apresenta todas as soluções para os problemas ambientais; por isso a necessidade de compartilhar idéias e práticas entre países e culturas distintas; 5. Cooperação - somar esforços, trabalhar em rede e estabelecer parcerias com outras organizações e indivíduos que partilham dos objetivos ambientais é fundamental, independentemente de suas crenças.

Figura 16 – Registro Fotográfico – simbologia do Projeto Igrejas ECOCidadãs Fonte: http://is.gd/qpIkVB

Figura 17 – Registro Imagético – logomarca do Projeto Igrejas ECOCidadãs Fonte: http://is.gd/HCzWeg

Em breve será lançado mais um projeto A Rocha Brasil - uma Campanha de mobilização de igrejas brasileiras para as questões socioambientais: Igrejas ECOCidadãs.

Figura 18 – Registro Imagético Parceria com o Projeto Limpa Brasil

Fonte: http://is.gd/1vIlON

Em 2011, A Rocha Brasil promoveu em Brasília um mutirão de limpeza, chamado de Limpa Brasil. Inspirados pelo que aconteceu na Estônia, país que foi limpo em 5 horas por 50 mil voluntários, a empresa Atitude Brasil trouxe o movimento para cá. A Rocha apoiou este movimento e se prontificou em divulgar e mobilizar voluntários e igrejas a se cadastrarem para participar deste grande mutirão.

No dia 05 de Junho, por ocasião da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rocha Brasil idealizou alguns cartões, comemorativos e incentivadores, para compartilhar com igrejas e outros seguimentos da sociedade.

Figura 21 – Registro Imagético – logomarca do 40º aniversário do Dia da Terra Fonte: http://is.gd/hnzBiJ

Em abril de 2011, mais de um bilhão de pessoas em 190 países diferentes participaram do Earth Day (Dia da Terra). Este ano marcou o quadragésimo ano da existência do Dia da Terra. Várias equipes de A Rocha estiveram realizando seus próprios eventos de celebração do Dia da Terra. A Rocha da República Checa organizou varias atividades incluindo uma exposição de fotografias intitulada de “Fascinado pela Natureza” (Fascinated by Nature) e um concerto que contou com a presença do pastor cantor, Svatopluk Karasek.

O dia da terra também foi comemorado pela A Rocha dos EUA que se associou à organização Blessed Earth (Terra Abençoada) para transmitir ao vivo e internacionalmente uma apresentação chamada de Hope for Creation (Esperança para

Figuras 19 - Registro Imagético Fonte: http://is.gd/0PgfiI

Figura 20 – Registro Imagético Fonte: http://is.gd/aEXXSG

a Criação). Qualquer escola, Igreja, ou outro grupo que tenha acesso a internet pode participar.

Timóteo Carriker, Capelão d'A Rocha Brasil lançou o site "Eco-Devocional: 52 lições em Romanos para 2010". Nas palavras do próprio Carriker: "Oferecemos este espaço (Eco-Devocional) para a sua reflexão e edificação na fé. Desejamos ser fiéis ao desafio integral da Bíblia e à missão integral da igreja ao considerarmos o palco mais abrangente desta missão: a criação de Deus e a nossa incumbência de cuidar dela”.

Além disso, alguns materiais têm sido disponibilizados para igrejas que desejam se envolver na Missão Integral participando de Projetos de Educação Ambiental.

Figura 22 – Registro Imagético

Oficina "A Missão da Igreja Local no Desenvolvimento Sustentável" Fonte: http://is.gd/9O8yHd

Figura 23 – Registro Imagético - Caderno A Rocha Brasil "Educação Ambiental e Mobilização Social nas Igrejas Evangélicas Brasileiras"

Figura 24 – Registro Imagético - Revista "Vivendo a Fé 12: Ensinos de Jesus VI e estudos sobre Fé e Ecologia, Dinheiro, Prudência e Sabedoria Cristãs"

Fonte: http://is.gd/EHPGcv

Para Sam Berry, é imprescindível uma perspectiva cristã às questões ambientais. Para Rowland Moss, é preciso encarar problemas ecológicos baseado numa posição bíblica. Para John Stott, é necessário o retorno dos evangélicos ao envolvimento com as questões ambientais. Para Harris, insistir na importância da criação para a Igreja parecia desafiar alguns pequenos desvios da verdade bíblica. Sem enfrentar este desafio o Projeto A Rocha não sairia do papel. O que se faz necessário é estabelecer a conservação natural como uma preocupação natural da Igreja, com base nos textos bíblicos de Gênesis 1, Salmo 63 e 94. Mateus 22.34-40 e Romanos 12.1-2. (Harris, 1992)