• Nenhum resultado encontrado

A Tempo Inteiro 19.2 A Tempo Parcial

18 Investigação em Segurança do Doente

19.1 A Tempo Inteiro 19.2 A Tempo Parcial

Tabela 1 – Reorganização de Conteúdos no Micro Site do Departamento da Qualidade

Uma hierarquia de separadores faz-se com o objectivo de organizar a informação. Parece-nos que a proposta actual peca por excesso. Isto é, existe um excesso de informação no primeiro nível da organização da informação. Podemos melhorar a organização dos separadores se conseguirmos distribuir a informação. Pela análise dos conteúdos da Divisão de Segurança do Doente, julgamos que essa distribuição pode ocorrer da seguinte forma:

 Estratégia

Conteúdos com os Objectivos Gerais da Divisão de Segurança do Doente ex: Plano para a Segurança do Doente 2012-2013, Plano Europeu de Segurança do Doente, etc.

 Destaque

Principais Campanhas e Programas em Destaque.

75

Os Programas, de carácter geral, que irão implementar a estratégia.

 Campanhas

As campanhas, de carácter específico, e muitas vezes localizado, que irão implementar a estratégia.  Documentação o Normas   o Orientações  o Informações o Programas o Campanhas o Formação / Investigação o Internacional

Conjunto de Documentos Oficiais de Carácter Pedagógico, Investigação, Informação, para a compreensão do âmbito de intervenção da Divisão de Segurança do Doente.

 Eventos

Podem incluir acções no terreno provenientes tanto dos programas, como das campanhas, como das acções de formação.

 Contactos da Equipa

o Equipa da DGS, com os respectivos contactos.

Não recomendamos, na organização de conteúdos, a proposta que nos foi previamente apresentada, pois ao pretender destacar vários conteúdos no nível principal não destaca nenhum. Solicitamos, pois, uma reformulação da organização, para a qual se poderão basear desde já no modelo proposto em 7 níveis principais.

76 Concurso de Desenho Infantil Online

A DGS sempre teve uma atenção especial com as crianças, pois é nelas que a Saúde é mais delicada e a prevenção se torna fundamental. Para mostrarmos que estamos atentos às crianças, sugeri realizarmos um concurso trimestral para o melhor desenho infantil de crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, cujo envio e apreciação seriam feitas exclusivamente online, e cujas participações todos poderiam consultar. Prémios a definir.

77

Entrega de CD com 1000 imagens seleccionadas e Licenciadas pela Creative Commons para Utilização na Plataforma da Divisão de Mobilidade do Doente do Departamento de Qualidade.

Foi gravado um CD, contendo 1000 imagens de uso gratuito não comercial, elaborado no âmbito do Estágio do Mestrando para a Divisão da Mobilidade dos Doentes do Departamento de Qualidade da Direcção Geral de Saúde, encontrando-se este organizado em dois temas principais: Ciclos de Vida, e Corpo. Na verdade, a Saúde tem como domínio principal o corpo e os contextos familiares e de ciclo de vida. As imagens possuem geralmente uma dimensão de 640 por 480 pixels. A recolha das imagens, cedidas pelos autores para fins não comerciais, não reconheceu fronteiras, raças ou credos, pretendendo ser fiel ao seu espírito de partilha universal e gratuita.

78

Proposta de Criação de “Templates” Powerpoint para disseminação generalizada na Direcção Geral de Saúde

Em cada organização procura-se a coerência e uniformização da comunicação. Essa coerência e uniformização contribuem para a eficácia da comunicação – uma vez que coerência e uniformização querem dizer uma abordagem em conjunto, controlada e planeada, dos vários momentos em que se estabelece contacto com o consumidor.

É neste enquadramento que nos parece uma boa estratégia, dado que as apresentações Powerpoint são amplamente utilizadas na Instituição, que se crie um modelo comum de apresentações Powerpoint, que podem variar ligeiramente de Divisão para Divisão, de Departamento para Departamento, mas mantendo-se fiel à sua linha gráfica. Uma apresentação esteticamente atraente, consonante com os objectivos da Instituição, pode não convencer completamente – mas ajuda.

Por outro lado, a introdução de modelos Powerpoint para todas as divisões implicará os seguintes benefícios:

 Garantia de Uniformidade e Coerência na componente gráfica das apresentações da DGS

 Poupança de tempo/custo/trabalho na introdução consecutiva, e repetitiva, de elementos como:

o Nomes de Chefes Máximos de Divisão o Logotipos da Instituição o Moradas o Números de Telefone o Números de Página o Datas o Horas o Margens

o Locais para Fotografias o Locais para Texto

79

Filtos de RSS (Pipes) para as Doenças Raras

Realizei, no início deste estágio, uma pesquisa sobre o panorama das Doenças Raras na Europa. Nessa ocasião tive oportunidade de conhecer o “estado da arte” das Doenças Raras no contexto europeu.

O Panorama actual evidencia a abordagem conjunta a todas as doenças raras, sendo que são raros os portais que se dedicam exclusivamente a uma doença. O paradoxo é que qualquer uma das doenças raras é suficientemente complexa para merecer inúmeros ângulos de abordagem, inúmeras leituras e estratégias. No caso da Síndroma de Pitt-Hopkins, por exemplo, só a boa vontade de alguns pais considerou a criação de portais exclusivos. Se o desconhecido é infinito, infinitas são as abordagens a esse infinito. Os esforços do Estado zelam pelo Bem Comum, e o Bem Comum tem como medida a população. A população tem na saúde pública, as medidas da incidência e da prevalência.

A seguinte proposta pretendia inverter o princípio da prevalência, através da criação de um canal exclusivo para cada doença rara pela implementação de filtros condutores nos portais gerais de conteúdos de Doenças Raras, propondo um cronograma e uma doença específica , e uma das mais raras, (a síndroma de Pitt- Hopkins) para a implementação deste projecto.

Um pipe, ou canalizador, é uma simples aplicação informática que permite refinar pesquisas mediante a introdução de parâmetros ou expressões de pesquisa. Actualmente, é evidente nos portais de doenças raras que as possibilidades de refinamento são muito limitadas, por outro lado os sites multiplicam-se. Um exemplo de pipe muito rudimentar é aquele que nos aparece com a ferramenta de pesquisa do twitter (twitter search). Assim, se introduzirmos um termo de pesquisa a timeline devolve-nos todos os tweets que reproduzam a expressão de pesquisa que acabámos de digitar.

Ao construirmos um pipe para uma determinada doença rara, estamos a delimitar, no vasto compêndio de doenças possíveis, a doença específica que interessa ao portador dessa mesma doença, poupando-lhe tempo valioso de pesquisa. Um pipe

80

funciona como agregador, para além de refinar as pesquisas. Na abundância de informação, são os pacientes ou os seus familiares quem separa o trigo do joio das diferentes terapias alternativas; quem no seu papel activo de investigação selecciona as melhores fontes e evidencia as melhores práticas. Por outro lado, a especificidade e complexidade das doenças raras implica que um cientista se dedique exclusivamente, provavelmente anos a fio, à investigação de novos métodos e procedimentos. Se os laboratórios proporcionam os meios, de forma passiva, só os cientistas se dedicam à investigação de forma activa. A Questão subjacente é pois:

COMO PODEMOS SEGUIR REFLEXÕES E CONCLUSÕES DE CIENTISTAS