• Nenhum resultado encontrado

bom, eu leio mais textos acadêmicos e científicos da minha área e fora isso eu tento estar sempre informada do que acontece lendo jornais, revistas Segundo a minha realidade ( ) eu não compro

ROTEIRO DE ENTREVISTA

P: bom, eu leio mais textos acadêmicos e científicos da minha área e fora isso eu tento estar sempre informada do que acontece lendo jornais, revistas Segundo a minha realidade ( ) eu não compro

jornais eu não compro revistas, mas eu vou à biblioteca, eu não tenho condições pra isso-(referindo- se à compra de jornais e revistas), mas eu vou atrás e eu tento emprestar revistas... ler jornais aonde der e também costumo ler as obras literárias quando eu tenho tempo (...) eu não gosto muito (...). M: (...) jornais diário, revistas mensal (...), os textos daqui da academia, tento não ler muita teoria ... sou um pouco contra acho que o Brasil ainda é muito novo (...) na Teoria Literária estão endeusando certos teóricos (...) e não abrem a vista (...) pra novos campos dentro da realidade acho que tem gente nova fazendo alguma coisa mais voltada pra nossa realidade e são colocados de lado porque endeusam teóricos (...) e textos da literatura do curso de Letras eu gosto muito de literatura, gosto muito dos clássicos, gosto muito de poesia e livros que não sejam clássicos que não sejam obrigatórios daqui ao que não seja ficção eu não gosto de ficção.

Mércia - Letras

1- Há alguém ou algo que tenha influenciado a sua formação leitora?

M: olha, a minha mãe sempre dizia que era importante estudar, que eu deveria ler e eu também tive uma tia que era professora, então eu sempre ia pra casa dela, pegava os livros e começava a ler.

mas não demonstravam gostar muito de ler. diziam que era importante estudar, mas geral, não especificamente a leitura.

3 – Como você se vê na condição de futura formadora de leitores?

M: é um desafio porque a gente sabe das condições sociais, dos estudantes, principalmente da escola pública, sabe que eles são privados e a função do professor no caso seria trazer meios, assim, que eles pudessem se sentir motivados a ler.

P: tu te sentes preparada pra essa realidade?

Mar: mais ou menos, porque eu ainda não estive em sala de aula, na verdade eu não conheço a realidade de fato.

4- Até que ponto o curso de graduação contribuiu para a sua formação de formador de leitores?

M: Na verdade o curso de letras é muito estruturalista, vê mais análise lingüística do que ensino e aprendizagem, então se eu for depender somente do curso de letras, então eu não terei habilidades pra formar leitores.

5 - A que (m) além da escola compete à formação de leitor?

M: A família tem um fundamento muito importante porque a criança desde pequena se é incentivado se torna um bom leitor.

6- Que gêneros textuais você lê com mais freqüência?

M: Gêneros no caso, reportagens, notícias, contos, às vezes romances.

Eliana - FP

1- Há alguém ou algo que tenha influenciado a sua formação leitora?

Sim, foi a minha mãe ... ela foi a minha primeira professora em quase tudo, inclusive na arte da leitura. Ela me presenteava quando criança com livros, contos infantis, historinhas, fitas, na época. Ela me ajudou bastante instigou bastante o gosto pela leitura ela foi a minha primeira influenciadora.

2- O nível de escolaridade dos seus pais contribuiu para a formação leitora dos futuros professores?.

E: bastante a minha mãe foi a minha maior incentivadora mas o meu maior exemplo de leitor que eu tive foi o meu pai. minha mãe lia bastante sempre gostou de ler mas meu pai foi um dos que muito me inspirou também. Ele tinha o hábito de leitura bem apurado ele gostava muito de ler e como herança pra nó ele deixou livros de inúmeros autores, inúmeros gêneros desde o religioso ao conto clássico, livros que agente olhando na nossa estante imagina que ninguém leu, mas ele gostava de ler, gostava de estudar e pra mim foi um dos maiores modelos.

3- Como você se vê na condição de futura formadora de leitores?.

não cem por cento preparada, não me sinto uma péssima profissional neste sentido, mas também não me sinto uma profissional excelente. Eu vejo que como profissional... todos nós devemos buscar aperfeiçoamento constantemente e por causa disso até mesmo no conteúdo atual se o conteúdo que eu recebi que eu aprendi, tudo o que eu aprendi, mesmo assim eu não me sinto 100% preparada mas eu vejo que tem muito mais ainda a acrescentar.

4-Até que ponto o curso de graduação contribuiu para a sua formação de formador de leitores?

o conhecimento é algo que tá sendo feito que ta sendo formado, que tá sendo construído constantemente e por esse motivo eu vejo que a busca pelo conhecimento é muito importante pra que eu não seja uma profissional no futuro tradicional porque o que hoje não é tradicional, futuramente vai acabar sendo.

5- A que (m) além da escola compete à formação de leitor?

a família.Os professores, eles são muito importantes,eles são primordiais talvez, eles são muito importantes na formação do leitor, ele ajuda bastante, mas eu vejo que uma das principais fontes (...) o principal exemplo tem que ser de dentro de casa... é dentro de casa que o aluno vai tirar o exemplo e eu vejo que com professores formados e que aprenderam sobre como instigar crianças a ser leitores eu vejo também que é muito importante a escola ir além dos muros, os professores através de reuniões, indo em busca de orientar pais a serem também contribuidores a serem colaboradores nessa tarefa de ajudar a formar crianças a serem leitores críticos, leitores de mundo.

6-Que gêneros textuais você lê com mais freqüência?

Na academia textos científicos e na minha vida pessoal eu leio bastante a bíblia, romances contos enfim, tenho mais preferência por essas leituras.

Ester - FP

1- Há alguém ou algo que tenha influenciado a sua formação leitora?

E: olha além da escola quem contribuiu bastante na minha formação foi a minha mãe porque na verdade eu aprendi a ler com ela, não foi na escola, quando eu comecei a estudar eu já sabia ler, eu já sabia escrever porque eu aprendi em casa, eu já entrei na escola com 5 anos já sabendo ler e escrever porque a minha mãe me ensinou, então, além da escola, ela foi mais quem contribuiu para a minha formação de leitora