• Nenhum resultado encontrado

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

5.3 Aceitação da metodologia aplicada

Tendo em vista a necessidade de avaliar a aceitabilidade do público alvo em relação ao CD, foi aplicado um questionário avaliativo buscando analisar as ferramentas oferecidas pelo mesmo. Tal questionário foi preenchido pelos alunos da turma trabalho. Os resultados obtidos são apresentados a seguir.

Os resultados apresentados na tabela 2 mostram que a maioria dos alunos, cerca de 92,60%, já teve alguma aula em multimídia. Percebeu-se, também, que apesar da escola apresentar limitações, sejam elas de ordem física ou estrutural, isto não foi empecilho para que a maioria dos professores a utilizasse em suas atividades escolares.

Tabela 2 - Percepção sobre o material apresentado para estudo

Perguntas Sim Não

Antes deste material você já havia tido aulas com o uso de multimídias.

92,60 7,40

Sobre o CD, o mesmo lhe ajudou a compreender melhor os conteúdos?

100,00

Você sentiu alguma dificuldade em responder as questões sugeridas ao final de cada conteúdo?

22,22 77,77

Você acha importante disponibilizar este conteúdo multimídia nos laboratórios de informática da escola, para que todos tenham acesso?

100,00

Fonte: Próprio autor (2015)

Os resultados dos questionários avaliativos também permite concluir que parcela significativa dos professores já faz uso desta ferramenta como mecanismo facilitador de seu trabalho em sala de aula, o que demonstra a receptividade positiva dos docentes quanto da utilização das tecnologias da informação e comunicação.

Com relação à eficácia do CD desenvolvido nesta pesquisa, os resultados demonstram que, ao ser feito o uso, 100,00% dos alunos atestaram ser eficiente instrumento como facilitador da aprendizagem dos conteúdos apresentados.

Quanto aos exercícios existentes ao final de cada conteúdo programático, a maioria dos alunos, cerca de 78,00%, dizem que conseguiram resolver de maneira satisfatória e 22,00% da turma diz ter sentido algum nível de dificuldade resolutiva.

Também foi inquerido aos alunos sobre a importância em disponibilizar o material didático produzido nos laboratórios de informática para que a comunidade escola possa ter acesso. Os resultados demonstraram que todos os alunos envolvidos na pesquisa afirmam ser importante disponibilizar o recurso nos laboratórios de informática (LEI 1 e LEI 2) para que pudesse servir de apoio aos conteúdos ministrados, além de fonte de pesquisa em atividades escolares. Neste sentido, alguns alunos no decorrer da pesquisa relataram que os exercícios existentes ao final de cada conteúdo servem como treinamento para as avaliações bimestrais.

Continuando com as análises, indagou-se aos alunos se os vídeos acrescentaram ou ajudaram na compreensão dos conteúdos, sendo constatado que 96,29% responderam que sim e outros 3,71% disseram que somente às vezes.

Os resultados demonstram que 96,00% dos alunos veem os vídeos presentes como um recurso a mais que ajuda na compreensão e no entendimento de determinados conteúdos, e que apenas 4,00% da turma afirmou que às vezes esse recurso o ajudou. Ficou evidenciado com esses dados é que ao utilizar vídeos adequados aos conteúdos, este poderá proporcionar um melhor entendimento do que se quer repassar para o aluno.

Buscou-se fazer uma reflexão sobre o interesse dos alunos pelo uso da multimídia e a utilização da internet como fonte de pesquisa, sendo perguntado aos alunos se gostariam de ter mais aulas com este tipo de recurso, sendo respondido por todos que sim. Complementando esse contexto, indagou-se se consideram que a utilização da internet como fonte de pesquisa poderá ser um recurso a mais para complementação dos conteúdos apresentados pelos professores, sendo observado que 92,60% responderam que sim, enquanto que 3,70% disseram que não, e outros 3,70% afirmaram que nem sempre.

Os resultados demonstraram que todos os alunos têm interesse em aprender os conteúdos ministrados através da utilização de ferramentas tecnológicas seja do tipo multimídia, simuladores, banco de exercícios, internet, enfim, todo o conjunto de recursos que formam o universo digital.

Destaca-se que 92,60% dos alunos acham que a utilização da internet poderá ser outro recurso utilizado pelo professor, que irá promover um melhor aprendizado, ou suprir lacunas deixadas por determinados conteúdos. Percebe-se que 3,70% dos alunos afirmam nem sempre este recurso ajuda na melhoria do ensino, e 3,70% diz que a internet não faz a complementação do ensino esperado pelo docente quando a utiliza.

Na sequência solicitou-se aos entrevistados que avaliassem em que nível o material lhes ajudou a entender melhor os conteúdos, sendo constatado que 77,80% afirmou que a utilização do CD ajudou muito, enquanto na percepção de 22,20% considerou razoavelmente. Essa parcela significativa de alunos demonstra a necessidade constante do professor em buscar alternativas para promoção e melhoria significativa do conhecimento.

Às opiniões dos alunos quanto ao manuseio do recurso multimídia mostram que 37,00% da turma o consideram fácil, já para 63,00% dos entrevistados o mesmo é considerado moderado, isto sugere que se realizem modificações na interface do mesmo, visto que, o manuseio e a interface de um recurso computacional são parâmetros considerados de suma importância para atingir, envolver e motivar os usuários do recurso.

Foi questionado aos alunos que se os encontros tivessem sido realizados segundo o ensino tradicional, estes teriam assimilados os conteúdos do mesmo jeito? E se eles recomendariam a utilização da multimídia como ferramenta de auxílio na aprendizagem. A maioria dos alunos (67,00%) afirmou que a utilização da multimídia proporcionou um melhor entendimento dos conteúdos, o que pode ser considerado positivo no que diz respeito a sua aplicabilidade e, ao mesmo tempo, mostra a viabilidade da utilização das TICs pelos professores em sala de aula como complemento ao ensino. Em contrapartida, 22,02% relataram que o recurso não influenciou no aprendizado e apenas 11,00% dos alunos afirmaram que talvez o recurso pudesse ajudar na compreensão. Somadas as percentagens dos que aprovaram e dos que consideraram a possibilidade da contribuição do material, tem- se um resultado de 78,00%. Comparando estes resultados com os obtidos quando se questionou sobre o nível de ajuda do material (77,8% questão 09) foi possível perceber a coerência dos resultados. Estes mostram que realmente o material melhora o aprendizado.

Também se verificou com os resultados que 100,00% dos alunos recomendariam a utilização da multimídia como ferramenta complementar no ensino para todos os professores. Segundo eles, a multimídia contribuiu decisivamente para que houvesse um melhor entendimento do conhecimento químico e um aprendizado mais significativo.

Foi indagado aos alunos sobre, dentre os recursos tecnológicos existentes no material apresentado (vídeos, simuladores, aulas Power Point e outros), quais os que eles mais gostaram. Os dados demonstram que 49,00% dos alunos gostaram mais dos vídeos, 32,00% preferiram os simuladores e apenas 19,00% optaram pelas aulas no Power Point. A preferência por vídeos nos alunos representa, de uma maneira geral, a visão de Oblinger (1993) em afirmar que quando se vê e ouve informações, pode-se reter cerca de 40,00% da informação que é transmitida, o que justifica a preferência dos alunos por este recurso.

Sobre a opinião deles quanto ao uso dos recursos empregados, foi solicitado que escolhessem as alternativas que concordam.

Alternativa 1: O simulador de distribuição eletrônica é de fácil entendimento e manuseio.

Alternativa 2: A tabela periódica número 02 auxilia na consulta das propriedades periódicas dos elementos.

Alternativa 3: A tabela periódica no CD 02 apresenta a classificação dos elementos em metais, não-metais, ametais e gases nobres de maneira bem simples.

Alternativa 4: As questões ao final de cada conteúdo estão de acordo com o nível da abordagem apresentada no CD 02.

Observou-se que 26,00% dos alunos concordaram com as alternativas 1, 2 e 3, o que demonstra que, na construção do CD, estes recursos foram colocados seguindo uma metodologia correta. Apenas 22,00% afirmaram que o nível dos exercícios existentes ao final de cada conteúdo está de acordo com o nível de entendimento dos alunos. Como os 78% não se pronunciaram nessa alternativa o pesquisador procedeu a uma reformulação dos exercícios colocados em todos os CDs e, para tanto, criou-se uma ordem implícita e crescente de dificuldade dos exercícios, tornando-os adequados aos conteúdos.

Da mesma forma, acatou-se a recomendação de disponibilizar o material didático nos laboratórios de informática da escola (LEI 1 e LEI 2), bem como na página oficial da escola na internet. Já com relação a mudar a interface dos CDs, para torná-la de manuseio ainda fácil, isto foi realizado quando da conclusão do produto educacional.

Em um dos encontros pedagógicos, que ocorrem semanalmente na escola, foi apresentado aos professores da área de ciências da natureza o material multimídia (CDs). Após exposição do mesmo, foram colhidas as opiniões dos professores sobre o que tinham achado do material quanto a interface dos CDs, a sequência didática dos conteúdos, aos vídeos, a presença dos simuladores, as aulas do Power point.

Eles comentaram que todos esses recursos existentes nos CDs, fez com que os mesmos ficassem bons. Perguntaram ao pesquisador se outras disciplinas poderiam utilizar estes CDs e pediram que fosse realizada uma oficina pedagógica nos laboratórios de informática para confecção de materiais similares a estes.