• Nenhum resultado encontrado

Como os profissionais da informação podem contribuir, para que as instituições não sejam vítimas dos crimes virtuais? Falaremos em especial dos arquivistas. Sobre as especificidades dos arquivos, Crippa (2005, p.33) acrescenta:

Um arquivo: uma instituição complexa chamada para selecionar, guardar, recolher, classificar, conservar, tornar acessíveis documentos que perderam sua função cotidiana de uso, considerados, portanto supérfluos nos escritórios ou nos depósitos, mas que merecem, mesmo assim, ser preservados.

Os Arquivistas têm por finalidade atuar na organização e gestão de documentos, trabalha com informações em unidades documentais, desde a sua criação, até o seu descarte ou armazenamento permanente, atende às demandas de usuários através de acesso ao documento em suas fases corrente, intermediária e permanente, em vários tipos de suporte e em meios diversos, trabalham com todo o tipo de documento, desde jornais e fotografias até processos judiciais e arquivos virtuais. Podem ainda: planejar, organizar e dirigir serviços de arquivo, desde a identificação dos documentos até a microfilmagem; oferecer orientação para preservar, conservar e restaurar documentos; atender bem os usuários da informação, com as informações de que necessitam.

O arquivista, como profissional da informação pode promover palestras, com o apoio da direção da empresa, para dar dicas como os funcionários podem utilizar a internet com segurança, ajudando assim a empresa não tomar prejuízos com os criminosos virtuais. É impossível saber quando sua empresa será alvo de um crime virtual, mas é muito importante adotar hábitos preventivos para diminuir esses riscos, como citados no quadro 5.

Quadro 5 - Dicas úteis para a utilização da internet com segurança.

1 Nunca acesse contas bancárias ou verifique dados confidenciais em sistemas coletivos de acesso à internet (praças de acesso gratuito, lan houses, cyber cafés, etc).

2 Jamais abra arquivos anexos enviados por e-mails de desconhecidos (aliás, mesmo com e-mails de

amigos é melhor ser cauteloso).

3 Bancos e instituições de renome não encaminham e-mails solicitando informações, avisando sobre pendências financeiras ou exigindo atualização de cadastro. Se você receber tal mensagem, delete imediatamente e comunique ao banco/instituição para as averiguações necessárias (evitando que outras pessoas sejam lesadas).

25

nome da empresa após o @). Ele é uma ferramenta de trabalho de propriedade da empresa e, desde que o empregado seja devidamente avisado, pode ser monitorado pelo empregador.

5 Ao empresário, cabe aqui um alerta: o empregador pode ser responsabilizado pelos danos que seu

empregado, no exercício da função, causar a terceiros, inclusive pela Web.

6 Ao clicar em links fornecidos por sites ou enviados em e-mails, confirme sempre na barra de endereço

para ver se você foi encaminhado ao site que pretendia.

7 Honeypot: Uma espécie de armadilha, que consiste em colocar na rede um servidor aparentemente

desprotegido, com a intenção de atrair hackers, ou script kids que invadem sistemas. As informações coletadas podem ser usadas para corrigir as brechas de segurança exploradas por eles, ou mesmo identificar os invasores¹.

Fonte: ¹Disponível em: < ftp://ftp.softwares.ufv.br/softwares/tutoriais/Dicionario_de_Termos_de_informatica-3ed.pdf>

A primeira dica e a mais importante de todas: quando fazer alguma transação bancária ou compra pela internet, use sempre o seu computador pessoal, nunca no trabalho, lan house ou computadores compartilhados por muitas pessoas. Este ato pode gerar consequências sobre arquivos da empresa, caso o usuário entre em sites não seguros sem o https, com isso o computador da instituição pode ser alvo de um cracker, podendo ter suas informações roubadas.Também por não saber o que está instalado nessas máquinas, as informações podem ser acessadas por outros usuários através da utilização de programas de captação de senhas e dados. Além disso, os sites navegados ficam registrados no histórico da máquina, o que facilita a prática de fraudes. Quando falamos em usar seu computador pessoal para essa finalidade, é porque presumimos que sua máquina esteja com todas as medidas de segurança tomadas (como antivírus e atualização em dia). Mantenha senhas diferenciadas e com trocas periódicas para contas bancárias. Não utilize a mesma senha para mais de uma conta.

Já em relação à segunda dica, não acesse páginas desconhecidas ou links fornecidos por e-mail, não acesse e-mails informando sobre dívidas e pendência No caso do Internet

Banking observe atentamente a tela em que sua senha é solicitada. Observe o status do

cadeado, caso tenha dúvidas da procedência do site, entre em contato com seu banco e tira suas dúvidas. Procure não fazer isto com computadores de empresas, pois poderá instalar, sem querer programas de captura de dados. Estes programas são enviados como anexos e podem se auto-instalar em seu computador para capturar senhas e outros dados importantes. Sem falar, claro, no risco do anexo ser um programa contendo vírus, que é capaz de destruir todos os seus arquivos.

26 uso de seus equipamentos, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é crime fornecer equipamentos ou sistemas para a prática de pedofilia. Assim, se o empregado pratica crimes através do e-mail ou sistema eletrônico da empresa, o empregador eventualmente poderá ser responsabilizado por isso.

O celular também merece cuidados especiais, pois funciona como um arquivo móvel, que possui informações diversas não só pessoais, mas também como agenda com números telefônicos, endereços eletrônicos e físicos de outras pessoas, contatos profissionais ou de fornecedores de empresas, até planilhas com balanço financeiro da empresa podem estar armazenadas no aparelho, fora as fotos pessoais que podem expor sua intimidade. Em caso de roubo é muito importante fazer um boletim de ocorrência e comunicar a operadora para fazer o bloqueio do aparelho, mas para isso é importante ter anotado o número IMEI36 (do inglês, "International Mobile Equipment Identity, que quer dizer Identidade Internacional de Equipamento Móvel). É o número único do celular, para descobrir seu IMEI é simples, está escrito em uma etiqueta dentro do aparelho, possui de 15 a 17 dígitos, ou seguir o seguinte passo, digitar *#06# 37 que aparecera na tela do celular. Com o bloqueio do aparelho ninguém poderá usá-lo para quaisquer fins ilegais, mais uma dica para salvaguardar suas informações.

Em muitos casos, os usuários não têm consciência do risco que estão correndo, e por isso continuam cometendo pequenos erros que podem gerar um enorme prejuízo para a empresa e si próprio. Aí está a importância dos profissionais da informação, para além de passar a informação, cuidar para que ela seja utilizada por quem tem o direito, para isso é importante conscientizar e orientar todos os setores da instituição onde trabalha. O profissional da informação deve promover palestras, com o apoio da direção da empresa, ou dar dicas através de periódicos da empresa explicando como os funcionários podem utilizar a internet com segurança, resguardando assim o bem mais precioso da instituição a informação.

36

IMEI , Disponível em : http://pt.wikihow.com/Descobrir-o-N%C3%BAmero-IMEI-de-um-Celular acesso 12/02/2013 37

27

Documentos relacionados