• Nenhum resultado encontrado

Acesso Livre Maior visibilidade Maior impacto

Urge a necessidade de uma ampla disseminação das informações produzidas na academia e nos institutos de pesquisas à sociedade como um todo, e não restringindo o fluxo da informação somente a estes polos. Isto é exeqüível adotando o modelo de interoperabilidade da Iniciativa dos Arquivos Abertos, maximizando assim a possibilidade de recuperação e uso da informação científica através da livre disponibilização na Web, proporcionando uma verdadeira popularização da Ciência:

[...] a promoção de mecanismos de acesso aberto dá mais visibilidade e transparência àquilo que é produzido pela universidade, reforçando sua função de servir à sociedade ao promover o conhecimento científico e a difusão cultural. (BRASIL, justificativa, grifos nossos)

A visibilidade obtida através do depósito de uma pesquisa científica em um repositório de acesso livre não é percebida tão somente pelo autor do

documento, suas vantagens também são estendidas à instituição à qual o pesquisador está vinculado. Estas instituições, assim como os autores, beneficiam-se de diversas maneiras, tais como:

1) Ampliação da interação entre seus pesquisadores com os de outras instituições, favorecendo a autoria coletiva, a discussão, enfim, o intercâmbio de informações entre cientistas é de vital importância para o progresso científico;

2) O repositório da instituição serve como uma ferramenta de marketing, pois ao disponibilizar na Internet sua produção científica, a instituição está divulgando à sociedade tudo que é produzido por seus pesquisadores, servindo como uma espécie de propaganda da instituição. Em se tratando de instituições privadas ou de órgãos que necessitam de captar recursos junto à agências de fomento, a divulgação de sua produção num repositório de acesso livre é um ótimo parâmetro de promoção;

3) Através da implantação de um repositório institucional, é possível reunir em um só lugar todo o conhecimento gerado por aquela instituição, favorecendo a gestão da informação naquele ambiente;

4) Em se tratando de universidades, é possível concentrar em uma única ferramenta toda a produção científica do corpo docente e discente, que muitas vezes encontra-se dispersa em inúmeros livros, revistas, anais de congressos, dentre tantas outras fontes de informação. Nem mesmo as próprias universidades sabem o que elas produzem.

5) As ferramentas de acesso livre oferecem aos gestores a opção de obter estatísticas de acesso, download e upload dos documentos depositados. Através destes dados é possível traçar com muito mais precisão um planejamento estratégico para a instituição, tendo em mãos informações que servem como verdadeiro diferencial na hora da tomada de decisões.

Estas são apenas algumas das vantagens percebidas aos autores e instituições que aderem ao Movimento de Acesso Livre ao conhecimento científico. Em seu estudo, Lawrence (2001) relata que na Ciência da computação o impacto das citações dos trabalhos de conferência cujos textos completos estavam acessíveis online é 336% superior que o impacto dos artigos que não são de acesso livre. Portanto, já existem alguns estudos bibliométricos corroborando com a ideia de que ao publicar um artigo em um repositório de acesso livre, o autor estará ampliando a capacidade de ter ser trabalho lido por um usuário potencial. “Artigos de acesso livre possuem um impacto de citação significantemente superior que os artigos que não são de acesso livre” (HARNAD et al., 2004).

No caso brasileiro, além das vantagens percebidas anteriormente citadas, o País se beneficia também devido ao aumento exponencial da troca de conteúdos proporcionada pelo Modelo Open Archives entre instituições brasileiras e instituições estrangeiras, favorecendo a interação entre os especialistas brasileiros e seus pares nos mais diversos países do Mundo, contribuindo assim para o desenvolvimento da Ciência como um todo.

A produção científica brasileira encontra-se dispersa em diversas fontes de informação, nacionais e estrangeiras, o que de certa forma gera uma inconsistência nos dados divulgados que dizem respeito ao desenvolvimento da Ciência no Brasil. Ao cumprir seu papel de disseminar a informação científica no Brasil, o IBICT afirma que as universidades e institutos de pesquisa brasileiros que aderirem ao Movimento de Acesso Livre ao conhecimento, possuirão indicadores e dados estatísticos confiáveis que servirão de subsídio para o desenvolvimento de uma política de informação nessas instituições, favorecendo o planejamento da Ciência no País. Através da implantação crescente de ferramentas baseadas no Modelo OA no Brasil, como vem ocorrendo, o IBICT terá em suas mãos informações fundamentais para a construção de uma política nacional de informação, conforme relatado abaixo:

A construção dos repositórios e o arquivamento digital da produção técnico-científica proporcionará maior visibilidade dos investimentos do governo em C&T, além de dar subsídios, ao governo, para a elaboração da política de fomento de C&T para o Brasil. [...] O governo, em especial, com a iniciativa de criação dessa rede de repositórios institucionais passa a ter possibilidade de obter indicadores que orientem o planejamento da ciência e tecnologia no país. (BRASIL, justificativa, grifos nossos)

Ao engajarem no Movimento de Acesso Livre ao conhecimento, as instituições de pesquisa brasileiras além de serem beneficiadas pela celeridade no desenvolvimento de suas pesquisas, quebrarem barreiras de publicação, dentre outros, permitirão umas às outras e à sociedade como um todo conhecerem o que é produzido nas universidades e institutos de pesquisa, maximizando o acesso e a divulgação do conhecimento científico gerado no País. Essa ampla sistematização do processo de comunicação científica baseado no modelo OA é desejável, pois proporciona às entidades responsáveis pelo desenvolvimento da Ciência no Brasil a gestão eficiente da informação gerada no seio da comunidade científica brasileira, assim como possibilita a adequada comunicação desse conhecimento à sociedade.