• Nenhum resultado encontrado

0405 DAS COISAS OU BENS ACHADOS EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL, EM TERRENOS DE MARINHA E SEUS ACRESCIDOS E EM TERRENOS MARGINAIS

Dos Órgãos Descentralizados

0405 DAS COISAS OU BENS ACHADOS EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL, EM TERRENOS DE MARINHA E SEUS ACRESCIDOS E EM TERRENOS MARGINAIS

Aquele que achar coisas ou bens em águas sob jurisdição nacional, em terrenos de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais deverá cumprir os seguintes procedimentos:

I) não alterar a situação das referidas coisas ou bens, salvo se for necessário para colocá-los em segurança; II) comunicar imediatamente o achado à CP, DL ou AG da jurisdição, fazendo a entrega das coisas e dos bens que tiver colocado em segurança e dos quais tiver a guarda ou posse; e

III) as coisas ou bens achados ficarão sob custódia da CP, DL ou AG.

a) Das coisas ou bens não pertencentes à União As coisas ou bens achados que estiverem sob custódia da CP, DL ou AG poderão ser entregues ao responsável, desde que sejam pagas as custas e despesas de guarda e conservação.

1) As coisas ou bens não reclamados por seus responsáveis, no prazo de 30 (trinta) dias de sua arrecadação pela OM, poderão ser declarados perdidos.

2) As coisas ou bens de difícil guarda e conservação poderão ser alienados em licitação ou hasta pública pela CP, DL ou AG. O produto da alienação será guardado pela OM pelo prazo de 6 (seis) meses, à disposição do responsável pela coisa ou bem. Decorrido o prazo, o produto da alienação será convertido em receita da União.

b) Das coisas ou bens pertencentes à União As coisas ou bens pertencentes à União que eventualmente forem achados por terceiros, deverão ser entregues à CP, DL ou AG da jurisdição. Caso a OM tome ciência de que uma coisa ou bem tenha sido achado por terceiro, sem que o mesmo proceda voluntariamente sua entrega, este então deverá ser formalmente notificado para entregá-lo. Caso não o faça, o detentor da coisa ou bem estará sujeito as sanções cabíveis do Código Penal.

Uma vez que a CP, DL ou AG esteja com a custódia da coisa ou bem achado, os seguintes procedimentos deverão ser adotados:

1) a OM deverá comunicar formal e detalhadamente, por ofício ou mensagem, à DPC o achado; e 2) a DPC, uma vez ciente do fato, adotará os trâmites cabíveis para a destinação final da coisa ou bem. c) Das coisas ou bens de procedência estrangeira As coisas ou bens achados, quando identificado pela CP, DL ou AG, como de procedência estrangeira e não incorporado ao domínio da União, deverão ser encaminhados à Secretaria da Receita Federal para aplicação da legislação fiscal pertinente.

EDITAL DE INTIMAÇÃO

A Capitania (dos Portos ou Fluvial) (Delegacia ou Agência) de _______________, comunica que _________________ (pessoa física ou jurídica) requereu autorização para explorar os bens soçobrados, relativos ao casco (nau) de nome ________________.

Nos termos do §§ 3 o e 4 o , do art. 16, da Lei n o 7.542/86, estão intimados a se manifestarem, por escrito, a esta Organização Militar, no prazo máximo e improrrogável de quinze (15) dias, a contar da data da publicação deste edital, as pessoas citadas nos incisos I e II, do §2 o do art. 16 da Lei 7.542.

Por força do contido no § 2 o do artigo 16 da Lei supracitada, têm preferência na concessão, desde que ofereçam condições iguais para a União:

I) em primeiro lugar, aquele que devidamente autorizado a pesquisar, tenha localizado a coisa ou o bem; e II) em segundo lugar, o antigo responsável pela coisa ou pelo bem.

Fica o licitante vencedor desde já ciente das cláusulas abaixo que integrarão dentre outras, o contrato pertinente:

I) os bens resgatados e definidos pela Comissão Interministerial designada para avaliação, como de valor artístico, de interesse histórico ou arqueológico pertencem à União e são inalienáveis; e

II) do valor líquido apurado em favor do licitante vencedor será deduzida a importância correspondente aos gastos efetuados pelo pesquisador para localização do bem, no valor estimado de ______________________.

_______________________________ TITULAR DA OM

TABELA DE COBERTURA DE SEGURO DO(S) FISCAL(IS) DESIGNADO(S) PELA MB COBERTURAS (1) MORTE

NATURAL

MORTE ACIDENTAL ACIDENTES PESSOAIS,

INVALIDEZ PERMANENTE, RISCOS PROFISSIONAIS E EXTRA PROFISSIONAIS IMPORTÂNCIAS SEGURADAS EM REAIS 120.000,00 (*) DECORRENTE DE ATIVIDADE DE MERGULHO (2) POR QUALQUER MOTIVO (3) DECORRENTE DE ATIVIDADE DE MERGULHO (4) POR QUALQUER MOTIVO (5) 240.000,00 (*) 120.000,00 (*) 240.000,00 (*) 120.000,00 (*) (*) Valores em Real (R$).

OBSERVAÇÕES: Deverá constar na apólice: a) que as coberturas são totais e que os segurados exercem atividades a bordo de navios e outras embarcações; e b) que são acumuláveis as coberturas abaixo: I - (1) + (2); ou II - (1) + (3).

As coberturas (2) e (4) deverão ser aplicadas somente para os segurados que exercerão atividade de mergulho.

FICHA CADASTRO PESQUISA, REMOÇÃO E EXPLORAÇÃO DE COISA OU BEM SOÇOBRADO OU TURISMO SUBAQUÁTICO

1 - NOME DA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA ... 2 - CGC OU CPF N o ...

3 - IDENTIDADE (PESSOA FÍSICA) N o ...

4 - NACIONALIDADE (PESSOA FÍSICA) ...

5 - REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO (PESSOA JURÍDICA) ... 6 - NÚMERO DO REGISTRO (JUNTA COMERCIAL) ... 7 - ENDEREÇO ...

(rua, avenida, bairro, cidade, Estado) 8 - REGISTRO NA EMBRATUR:

... (quando aplicável)

9 - AUTORIZAÇÕES PARA PESQUISA, REMOÇÃO E EXPLORAÇÃO DE COISAS OU BENS SOÇOBRADOS: PORTARIAS DE AUTORIZAÇÃO NÚMERO PERÍODO DE VALIDADE SÍTIO ARQUEOLÓGIC O COISA OU BEM RELATÓRIOS ENCAMINHAD OS À DPC DATAS OBSERVAÇÕES

10 - EXCURSÃO DE TURISMO SUBMARINO DATA DA COMUNICAÇÃO LOCAL DA EXCURSÃO SÍTIO ARQUEOLÓGICO (DENOMINAÇÃO SE HOUVER) COORDENADAS (LAT/LONG.) PERÍODO DA EXCURSÃO

MAPA DAS EMBARCAÇÕES NAUFRAGADAS/ENCALHADAS, EXISTENTES NA ÁREA DE JURISDIÇÃO NO ÚLTIMO MÊS DO ANO DE _________

01 4) Armador ou Proprietário 02 Nome da Embarcação 03 Classificação 04 Número da Identificação 05 Arqueação Bruta 06 Nacionalidade 07 Data do Sinistro

08 Coordenadas Geográficas da Embarcação (LAT/LONG) * 09 Sinalização Náutica da Embarcação( descrição do sinal ) * 10 Coordenadas da Sinalização Náutica da Embarcação

(LAT/LONG) *

11 Situação da Embarcação *

13 Encarregado da Remoção 14 Data do Início dos Trabalhos 15 Material Aproveitável 16 Material do Casco

17 Qualidade e Quantidade da Carga

18 Foi Instaurado Inquérito (mencionar MSG) * Obs.: Preencher conforme especificado no item 0403.