• Nenhum resultado encontrado

Actividade 1: Planeamento da Implementação da ECCI

Actividade 1:

Planeamento da Implementação da ECCI Fundamentação:

A ECCI é uma tipologia de resposta, de prestação de cuidados, da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), constituída por uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social para a prestação de serviços domiciliários, decorrentes da avaliação integral, de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento mas que não podem deslocar-se de forma autónoma (D.L.101/2006 de 6 Junho, Artigo 27º). A candidatura, nos termos preconizados pelas orientações políticas, emergirá do terreno sob a proposta de profissionais motivados para uma adesão voluntária, circunscrevendo-se numa metodologia que estimula o envolvimento dos profissionais, responsabilizando-os na tomada de decisão e na concretização dos compromissos assumidos.

O compromisso assistencial é sustentado pela definição da missão e valores pelos quais se vai orientar e ECCI. Quando é definida a missão pretende-se dar a conhecer o porquê da sua existência e quando nos referimos aos valores é no sentido daquilo em que acreditamos, ou seja a nossa missão e valores não só definem quem somos e o que fazemos, mas sobretudo como fazemos e para quê.

Para o seu processo de crescimento, a ECCI preconiza como requisitos fundamentais a intercomunicação entre os elementos, objectividade do grupo para seu funcionamento, responsabilidade interdependente de todos os membros, coesão adequada, habilidade do grupo de se informar e pensar claramente e decidir criativamente sobre seus problemas. Contudo, a necessidade de compatibilizar a criação da ECCI, como equipa prestadora de cuidados continuados integrados de saúde no âmbito da RNCCI com outras unidades funcionais do ACES, outras equipas de saúde e os demais parceiros comunitários, implica a existência de um manual de articulação. Pretende-se que este documento constitua um instrumento de modernização e desburocratização, simplificando procedimentos através do estabelecimento de regras simples e claras, reconhecidas como vantajosas por ambas as partes, que permitam facilitar a resolução dos problemas de gestão corrente. Para que seja possível a optimização da gestão da equipa, torna-se necessário a criação de um regulamento Interno que deve contemplar as normas de organização e funcionamento da ECCI, resultantes do contrato interno estabelecido entre todos os profissionais da equipa. É um documento dinâmico, em que todos os elementos devem participar na sua discussão e elaboração. A partir deste documento, torna-se necessário definir a criação de um manual de acolhimento, sendo este um instrumento facilitador no processo de acolhimento e integração dos utentes/família/cuidadores que pela primeira vez entram contactam

com a ECCI. O seu principal objectivo é fornecer informações sobre a ECCI que facilitem a sua integração com a equipa, bem como com a RNCCI. O referido documento irá permitir igualmente tomar conhecimento da estrutura organizacional da RNCCI e do funcionamento da ECCI aos mais variados níveis, devidamente enquadrados nos objectivos gerais RNCCI e nas suas áreas estratégicas de actuação. Esperamos ainda que este manual contribua para a criação de um bom ambiente de trabalho em equipa que, naturalmente, terá consequências benéficas para o utente e seu cuidador. Não obstante, todo este processo ficaria esvaziado de conteúdo se não houvesse um compromisso assumido entre as partes. Torna-se, pois, necessário a sua validação com a elaboração e assinatura da carta de compromisso. Assim, uma carta de compromisso é um documento legal, que determina um tipo de acordo no qual as partes assumem as suas obrigações. A carta de compromisso da ECCI é um acordo entre a ARS Norte, Instituto de Segurança Social e o ACES, nos termos dos artigos 27º e 29º do Decreto-Lei n.º 101/2006, de 6 de Junho e do artigo 11º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro. A candidatura deve remetida à ECR da RNCCI para análise e posterior encaminhamento para aprovação da ARS.

Objectivos:

- Construir o processo de candidatura de acordo com os requisitos impostos pela ECR. - Elaborar acarta de compromisso.

- Construir o Manual de Articulação.

- Elaborar a proposta de Regulamento Interno. - Realizar manual de acolhimento para os utentes. - Colaboração na elaboração da carta compromisso Estratégias:

- Análise documental inerente ao processo de candidatura, designadamente:

 Orientações técnicas da Direcção Geral de Saúde e da Unidade de Missão da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Circular normativas

 Normativos legais: Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro (criação de Agrupamentos de Centros de Saúde - ACES) e Decreto-Lei n.º 101/2006 de 6 de Junho (criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – RNCCI).

- Reuniões da equipa com os potenciais parceiros comunitários (Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas, Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e Santa Casa da Misericórdia) com o intuito de se identificarem áreas de complementaridade e de definirem as competências a assumir por ambas as partes.

-Submissão à aprovação do Director Executivo do ACES dos documentos: - Contacto com os parceiros negociando as formas de articulação e negociar. - Construção de um manual, agendando reuniões para validação do manual. - Redacção da proposta do regulamento interno da ECCI.

- Consulta de documentação no sentido de construir um manual de acolhimento ajustado ao utente da ECCI. Reunião com a equipa para selecção da informação a integrar no manual. Requerer autorização, junto do director executivo para a sua divulgação.

A carta de compromisso é da responsabilidade do ACES, e como tal, a equipa da ECCI colabora na sua elaboração.

Indicadores:

- Candidatura concluída até 12 de Novembro de 2010.

- Manual de Articulação concluído até seis meses após da abertura da ECCI. - Regulamento Interno concluído até seis meses após a abertura da ECCI. - Carta de compromisso assinada até 31 de Janeiro de 2011.

Apêndice II

Documentos relacionados