• Nenhum resultado encontrado

Adaptação da formação instrumental original para orquestra de guitarras

PARTE II ENQUADRAMENTO EMPIRICO

7. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

7.5. Análise dos arranjos

7.5.1. Adaptação da formação instrumental original para orquestra de guitarras

Este projeto abrange um total de 15 alunos de guitarra, em que 14 desses alunos estão divididos por naipes e executam guitarra clássica e 1 aluno toca baixo elétrico.

Os temas originais são tocados em formações que incluem instrumentos como a guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, banjo, teclas e voz. A utilização destes instrumentos é comum no género de música presente neste trabalho – Músicas das Novas Gerações. Desta forma a realização do arranjo foi pensada em função da Orquestra de Guitarras e Baixo Elétrico. Foram considerados aspetos como: massa sonora, timbre e execução instrumental. Mesmo sendo o Baixo Elétrico utilizado nos temas originais e em conjunto com a Orquestra de Guitarras, o contexto em que é inserido é diferente e faz com que careça de alterações para não condicionar o trabalho final da Orquestra.

Em consequência dessa necessária adaptação, as várias partes dos arranjos foram elaboradas e repartidas da seguinte forma (ver na Tabela 9):

Tabela 9 - Divisão da formação instrumental original para Orquestra de Guitarras e Baixo Elétrico Formação instrumental do tema original

Naipes da Orquestra de Guitarras

Caixa Negra GNR

Best Day of my Life American Authors

Elevation U2

Gui. 1 Voz

Teclado Voz Voz

Gui. 2

Teclado Guitarra Elétrica

Bateria

Banjo

Voz Guitarra Elétrica

Gui. 3

Guitarra Elétrica Teclado

Bateria

Bateria

Guitarra Elétrica Guitarra Elétrica

Gui. 4 Guitarra Elétrica

Baixo Elétrico ___ ___

Baixo Elétrico Baixo Elétrico Baixo Elétrico Baixo Elétrico

Foi escolhida a Guitarra 1 para representar maioritariamente a voz dos temas originais embora no tema Caixa Negra tenha sido adaptada uma parte do órgão que serve de introdução no arranjo. As Guitarras 2, 3 e 4 foram adaptadas como forma de acompanhamento à Guitarra 1 e representam vários instrumentos como a guitarra elétrica, bateria ou teclado. Destaca-se o Banjo inserido na Guitarra 2 que em diversos momentos se destaca. O baixo elétrico é o único instrumento igual ao instrumento utilizado nos temas originais e houve também a necessidade de fazer simplificações para ajustar aos limites do aluno.

Muitas vezes tomou-se como opção, não incluir nos arranjos algumas características presentes nos temas originais, como por exemplo a percussão constante, que iria tornar o arranjo para percussão e tomando a importância da guitarra, o prolongar de sons dos vários instrumentos elétricos (com exceção do baixo elétrico) uma vez que a guitarra não consegue manter o mesmo tempo a sonoridade, ou até mesmo a estrutura, pois uma vez que os arranjos não têm texto sente-se a necessidade de evitar repetições alterando a forma do tema original. Desta forma a investigadora considera que a inclusão dos aspetos supracitados poderiam colocar em causa o resultado final dos arranjos.

originais independentemente do instrumento em causa nesse destaque. Desta forma, consideram-se primordiais para a realização dos arranjos os elementos de seguida apresentados.

A adaptação da voz nos três temas originais

Nos três temas o vocalista assume um papel fundamental e sobressai dentro do

grupo. Considera-se importante que a transcrição da voz seja o mais idêntica possível ao original para uma melhor identificação do tema. O exemplo seguinte refere-se à transcrição da primeira frase cantada no tema original Elevation para a Guitarra 1.

A Figura 1, entre os compassos 6 e 10 é exemplo do início da parte cantada no tema original.

Figura 1 - Exemplo da adaptação da voz do tema Elevation

A adaptação da melodia do Banjo

A melodia do Banjo introduz o tema Best Day of my Life. Dentro do género musical escolhido, a utilização do Banjo não é comum e facilmente assume um papel de destaque neste tema. O arranjo contempla a execução desta melodia repetidamente através da Guitarra 2, como é exemplo na Figura 2 do compasso 3 ao 6, voltando a repetir-se nos compasso 11 e 12.

Figura 2 - Exemplo da adaptação do Banjo para guitarra

No arranjo do mesmo tema a mesma melodia é colocada de forma a destacar-se não só pela sua repetição (Cf. Figura 2), como também pela execução isolada face a outras partes. A Figura 3 apresenta o início do arranjo do mesmo tema em que a Guitarra

Figura 3 - Exemplo de destaque da melodia feita originalmente pelo Banjo e percussão no tampo da guitarra em Best Day of my Life

A adaptação da bateria em percussão na guitarra

Esta percussão é feita entre o tampo e a ilharga da guitarra de forma a obter dois sons contrastantes – o batimento é executado com o dedo polegar no tampo da guitarra e dedos indicador médio e anelar na ilharga como mostra abaixo a Figura 4 entre os compassos 1 e 4, incluindo pontualmente o ritmo dos temas originais nos arranjos

Figura 4 - Exemplo da adaptação da bateria para percussão na Guitarra – Best Day of my Life

No exemplo seguinte (Cf. Figura 5) entre o compasso 41 e 44 a percussão é executada com o dedo polegar na ilharga superior da guitarra e dedos indicador, médio e anelar no tampo da guitarra.

A adaptação de melodia, harmonia e ritmo da guitarra elétrica.

Os três temas originais inserem e destacam a guitarra elétrica por servir de acompanhamento harmónico e rítmico. Esse destaque foi contemplado nos arranjos de várias formas. São exemplos as Guitarras 2 e 3 no tema Elevation em que a guitarra elétrica atenta um elemento bastante presente. Considerou-se que o ritmo utilizado por este instrumento, por vezes impulsiona e direciona ao tema mais do que a bateria. Assim sendo tornou-se prioritário não só a utilização da harmonia como também o ritmo presente na guitarra elétrica.

A Figura 6 apresenta o fim do arranjo do tema Elevation. A Guitarra 2 com a execução da imitação do ritmo da guitarra elétrica e a Guitarra 3 com a execução dos acordes utilizados no mesmo instrumento.

Figura 6 - Exemplo da adaptação do ritmo e harmonia da guitarra elétrica para a Guitarra 2 e 3 em

Elevation

A adaptação do teclado.

Na versão original Caixa Negra o teclado assume vários papéis, essencialmente de acompanhamento à voz com a execução de acordes sustentados, mas também introduz o tema com uma pequena melodia e assume a função de solista num momento único entre o versus e o refrão.

Além do acompanhamento, faz uma segunda voz presente em vários momentos no arranjo.

São exemplos a melodia inicial das teclas no tema original executada na introdução pelas Guitarras 1 e 2 como apresenta a Figura 7.

Figura 7 - Exemplo da introdução do tema executada pelas Guitarras 1 e 2. No original executado pelo teclado no tema Caixa Negra

O segundo exemplo mostra a melodia do teclado no original como solo, executada pela Guitarra 1 no arranjo entre os compassos 45 e 60 como se verifica na Figura 8.

Figura 8 - Exemplo do uso da melodia do teclado em Caixa Negra

A inclusão do Baixo Elétrico.

A utilização deste instrumento na orquestra de guitarras implica a necessidade de algumas alterações visto que existe o contraste entre um instrumento elétrico e catorze guitarras acústicas. Será importante ter em consideração a natureza sonora, timbre e volume dos instrumentos envolvidos (Guitarra clássica e Baixo elétrico). Desta forma foi tido em consideração na linha do baixo o uso de figuras longas, ritmos repetitivos e pouco desenvolvidos de forma a não se sobrepor às guitarras. A Figura 9 é exemplo do uso de semibreves enquanto acompanhamento sustentado às Guitarras 1, 2 e 3 entre os compassos 11 e 14 no tema Best Day of my Life.

Figura 9 - Exemplo de acompanhamento simples do baixo elétrico no arranjo Best Day of my Life

Da mesma forma na Figura 10 entre os compassos 44 e 51 é possível verificar o fim do tema Elevation em que a parte para o Baixo Elétrico serve de apoio harmónico à Guitarra 3 utilizando a tónica do acorde num registo mais grave.

inserção de elementos considerados essenciais na realização dos arranjos. Apesar disso, em diversos momentos preferiu-se afastar a atenção aos temas originais, para pensar numa forma de fazer resultar o arranjo tendo em consideração o grupo inserido neste projeto.