• Nenhum resultado encontrado

Adaptação interfacial de agentes de proteção à dentina, na ausência de

4.1.1 Preparo das amostras

Foram utilizados, nesta primeira etapa, pré-molares humanos, hígidos, extraídos por finalidade ortodôntica e armazenados em solução fisiológica a 0,9% com 0,1% de timol. Inicialmente, os dentes receberam raspagem corono-radicular seguida de polimento com pasta de pedra-pomes (SS White Artigos Dentários Ltda) e água, com auxílio de escova Robinson (Viking, Barueri, SP, Brasil).

O esmalte das faces vestibular e/ou lingual foram desgastadas até se obter uma superfície plana em dentina com o auxílio de uma politriz mecânica e sob irrigação, modelo DP–9A (Panambra Industrial e Técnica SA, São Paulo, Brasil), como mostra a Figura 4.1 A e B. Para regularizar a superfície dentinária foi utilizada uma lixadeira metalográfica manual (Struers Scientific Instruments, Copenhague - Dinamarca) com lixas d`água de granulação 600 e 1200 (3M do Brasil, São Paulo, Brasil), sob irrigação com água corrente.

Foram realizadas cavidades semelhantes a classe V em dentina de forma cilíndrico-circular na porção central das faces dos dentes, com 0,8mm de profundidade e 3mm + 0,2mm de diâmetro. Essas cavidades foram confeccionadas com ponta diamantada cilíndrica de extremo plano n.61 (KG Sorensen Ind. Com. Ltda, São Paulo, Brasil), para peça de mão girando em baixa velocidade (Kavo do Brasil S.A.), sob irrigação com jatos de ar/água (Fig. 4.1 C). A determinação da correta profundidade foi obtida com o auxílio de uma sonda milimetrada PerioWise adaptada (Premier) e diâmetro determinado pela própria ponta diamantada n. 61. O acabamento das paredes

axiais de cada cavidade foi realizado com enxada mono-angulada n.8-9 (Duflex/S.S. White Artigos Dentários Ltda, Brasil) e o das paredes circundantes com broca de aço n.56 (S.S. White Artigos Dentários Ltda) girando em baixa velocidade, sob irrigação com jatos de ar/água.

Em todos os casos, após a finalização das cavidades, foi realizada a limpeza cavitária com jatos de ar/água seguida de secagem com jatos de ar, ambos por 5s.

A manipulação dos diversos materiais e seqüências operatórias para obtenção dos corpos-de-prova foi realizada na sala de pesquisa da Disciplina de Materiais Dentários com temperatura e umidade relativa do ambiente controladas. A temperatura foi de 23 + 2oC, sendo controlada com termômetro e regulada por meio de um condicionador de ar (Admiral Royal Springer Refrigeração S.A - Brasil) e a umidade relativa do ar de 50 + 10% ajustada com desumidificadores de ar automáticos (Oasis, modelo OD – 300–1 fabricado pela EBCO Manufacturing Company, Columbus, Ohio - USA) e controlada por meio de um higrômetro (Fisher - França).

FIGURA 4.1 – Ilustração das diversas fases do preparo das amostras. A – vista proximal do dente; B – desgaste do esmalte da face vestibular; C – vista frontal com a cavidade depois de preparada; D – coroa com a cavidade preenchida, depois do seccionamento da porção radicular

Seqüências operatórias:

Grupo 1 - neste grupo foi realizada nova limpeza com jatos de ar/água e secagem com

jatos de ar, ambos por 5s. As porções do material Dycal Fórmula Avançada II, pasta base e catalizador (Caulk/Dentsply Indústria e Comércio LTDA, lote n.66588 e 88598, respectivamente) foram controladas por peso, com balança analítica (Sauter-modelo K 1200, 0,01g, Alemanha). A inserção do material de proteção Dycal Fórmula Avançada II foi realizada com aplicador de hidróxido de cálcio (Duflex/S.S.White Artigos Dentários Ltda - Brasil), seguida de colocação de fita matriz de poliéster (INODON, Brasil) para proporcionar uma superfície lisa e regular. Os excessos foram removidos com lâmina de bisturi n.15 (B-D).

Grupo 2 - as cavidades foram condicionadas com ácido poliacrílico a 25% (Ketac

Conditioner, Alemanha - ESPE) por 10s, com auxílio de um aplicador descartável com ponta infusora (Microbrush Corporation, USA). A lavagem com jatos de ar/água foi realizada por 30s e secagem com jatos de ar por 5s. A manipulação do cimento de ionômero de vidro quimicamente ativado Ketac Bond pó e líquido (ESPE – Alemanha, lote n.06725647, val. 04/1999, lote n.04926424, val. 03/1999, respectivamente) foi efetuada de acordo com as instruções do fabricante, na proporção 1:1. Imediatamente após a manipulação, foram feitas a inserção do material de proteção e a colocação de fita matriz de poliéster, como no item anterior. Realizou-se pressão digital por 10s sobre a matriz de poliéster e em seguida aguardou-se 5min para que ocorresse a reação de presa inicial do material. Os excessos de material foram removidos com lâmina de bisturi.

Grupo 3 - o tratamento de limpeza foi realizado com jatos de ar/água por 5s e secagem

com jatos de ar, pelo mesmo tempo. Em seguida, o cimento de ionômero de vidro para base/forramento fotoativado Vitrebond (3M Dental Products, USA, lote n. 19980107 val. 12/2000) foi proporcionado, manipulado conforme instruções do fabricante e inserido na cavidade com aplicador de hidróxido de cálcio. Posteriormente, foi adaptada à matriz de poliéster e a fotoativação realizada por 20s, com aparelho Curing Light XL 3000 (3M Dental Products, USA), com intensidade de luz de 450 mw/cm2, mensurado pelo Radiômetro (Model 100 Curing radiometer P/N 10503, serial n.104873, Demetron Company – Danbury – USA).

Grupo 4 - a cavidade recebeu tratamento de limpeza com Ketac Conditioner aplicado

com ponta infusora, por 10s. A lavagem foi realizada por 30s e a secagem por 5s. Em seguida, o agente de proteção Vitrebond manipulado conforme instruções do fabricante foi inserido na cavidade com aplicador de hidróxido de cálcio. A matriz de poliéster foi adaptada e a fotoativação feita por 20s, sendo os excessos removidos.

Grupo 5 - limpeza com jatos de ar/água e secagem com jatos de ar, ambas por 5s. A

inserção do agente de proteção resinoso fotoativado Prisma VLC Dycal (Caulk/Dentsply Indústria e Comércio LTDA, lote n.970295, val. 02/1999) foi efetuada com aplicador de hidróxido de cálcio, a fita matriz de poliéster posicionada sobre a cavidade preenchida e a fotoativação realizada por 20s.

Grupo 6 - a limpeza foi realizada com Ketac Conditioner por 10s, com aplicador de

ponta infusora, seguida de lavagem por 30s e secagem por 5s. Após a inserção do Prisma VLC Dycal com aplicador de hidróxido de cálcio e a fita de poliéster posicionada, a fotoativação foi feita por 20s.

Grupo 7 - a cavidade foi tratada com o ácido fosfórico a 37% (Condicionador Dental

Gel, Caulk/Dentsply, lote n.38438, val. 09/1999) por 15s. Foi feita a lavagem por 30s e a secagem por 5s. A inserção do material Prisma VLC Dycal, o posicionamento da fita matriz e a fotoativação foram realizadas da forma supracitada.

Grupo 8 - limpeza com jatos de ar/água e secagem com jatos de ar, ambas por 5s. A

inserção do agente de proteção Ultra-Blend® plus (Ultradent Products Inc., Utah, USA, lote n.2HN7, val. 11/1999) foi realizada com aplicador de hidróxido de cálcio, colocação da matriz sobre a cavidade preenchida e a fotoativação por 20s, como nos itens anteriores.

Grupo 9 - limpeza com Ketac Conditioner por 10s auxiliada com ponta infusora,

seguida da lavagem por 30s e a secagem por 5s. Após a aplicação do material protetor resinoso Ultra-Blend® plus com aplicador de hidróxido de cálcio e a aplicação da fita de poliéster, realizou-se a fotoativação por 20s.

Grupo 10 - a limpeza foi efetuada com Condicionador Dental Gel por 15s, a lavagem

por 30s e a secagem por 5s. A inserção do material protetor Ultra-Blend® plus, o posicionamento da fita matriz e a fotoativação foram realizados de forma já descrita.

Em seguida, foi realizada, com discos de carborundum, a separação entre coroa e raiz, na região cervical, no sentido próximo-proximal, desprezando-se a raiz (Figura 4.1-D).

Grupo n. Limpeza prévia Tratamento da superfície dentinária*

Agentes de proteção 1 10 jatos de ar/água e jatos

de ar, ambos por 5s

jatos de ar/água - 5s Dycal Fórmula Avançada II 2 10 jatos de ar/água e jatos

de ar, ambos por 5s

ác. poliacrílico a 25% - 10s Ketac Bond

3 10 jatos de ar/água e jatos de ar, ambos por 5s

jatos de ar/água - 5s Vitrebond 4 10 jatos de ar/água e jatos

de ar, ambos por 5s

ác. poliacrílico a 25% - 10s Vitrebond

5 10 jatos de ar/água e jatos de ar, ambos por 5s

jatos de ar/água – 5s Prisma VLC Dycal

6 10 jatos de ar/água e jatos de ar, ambos por 5s

ác. poliacrílico a 25% - 10s Prisma VLC Dycal 7 10 jatos de ar/água e jatos

de ar, ambos por 5s

ác. fosfórico a 37% - 15s Prisma VLC Dycal

8 10 jatos de ar/água e jatos de ar, ambos por 5s

jatos de ar/água - 5s Ultra-Blend® plus 9 10 jatos de ar/água e jatos

de ar, ambos por 5s

ác. poliacrílico a 25% - 10s Ultra-Blend® plus

10 10 jatos de ar/água e jatos de ar, ambos por 5s

ác. fosfórico a 37% - 15s Ultra-Blend® plus

* após oTratamento da superfície dentinária foi realizada secagem com jatos de ar por 5s FIGURA 4.2- Procedimentos realizados nos dentes para os grupos de 1 a 10

4.2 Adaptação interfacial de agentes de proteção à dentina, na presença de

Documentos relacionados