• Nenhum resultado encontrado

ADERÊNCIA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Certos conhecimentos podem ser melhor representados em formatos digitais do que o seriam na forma impressa. (Janet Murray) O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) é formar pesquisadores comprometidos com o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento voltados à codificação, gestão e disseminação do conhecimento nas organizações e sociedade30. A junção dos temas aprendizado, games e comportamento seguro no trânsito presentes nesta dissertação, além de unir áreas aparentemente distintas, busca oferecer uma alternativa que aumente o conhecimento das crianças sobre regras do trânsito, resultando assim numa sociedade mais segura neste aspecto.

Conhecimento pode ser entendido como o conjunto que inclui cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas, tanto na teoria e na prática, as regras do dia a dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas está sempre ligado a pessoas. (PROBST, RAUB e ROMHARDT, 2002, p. 29)

Já para Davenport e Prusak (1998), conhecimento é definido como

uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos e normas organizacionais. (DAVENPORT e PRUSAK, 1998, p. 2- 6)

30

http://www.egc.ufsc.br/pos-graduacao/programa/ (acessado em 30 de março de 2015)

34

Além disso, o conhecimento é tido como muito valioso, pois ele auxilia na tomada de decisão, nas ações, ou seja, o indivíduo age de acordo com aquilo que conhece. (Davenport e Prusak, 1998, p. 7).

Nonaka e Takeuchi (1997) trazem em sua espiral do conhecimento, o caminho que o conhecimento percorre ao ser criado:

Figura 3 – Espiral do Conhecimento (NONAKA e TAKEUCHI, 1997) Percebe-se que o conhecimento nasce no indivíduo de forma tácita e vai alcançando mais sujeitos de forma explícita, do grupo para a organização e numa verdadeira Sociedade do Conhecimento se espalha para toda a sociedade.

Sobre a interdisciplinaridade, outro aspecto do PPGEGC, Maximiano (2006) afirma que hoje a tecnologia e a sociedade são tão complexas que soluções tradicionais não bastam. Assim, a interdisciplinaridade surge como possibilidade no mundo do trabalho, nas ciências e na tecnologia.

Já Sommerman (2006) traz a interdisciplinaridade como transferência e troca de leis e normas de uma disciplina para outra.

Esta pesquisa engloba as temáticas de Comunicação, Games, Políticas Públicas de Educação e Trânsito; e nas seguintes áreas do conhecimento: Comunicação, Design, Educação e Psicologia, sendo assim, considerado um trabalho interdisciplinar.

35

A área de mídia e conhecimento, da qual esta dissertação faz parte, tem como objetivo avaliar, analisar, entender e criar artefatos midiáticos que produzam e disseminem o conhecimento, construindo uma sociedade mais igualitária e acessível para todos31.

Foi realizada, durante os meses de março de 2014 a junho de 2015, uma busca no Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós- Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento para encontrar outros trabalhos do programa que abordassem temas relacionados a essa pesquisa. Pesquisando o tema games, jogos, jogos digitais foram encontradas:

Título Autor Resumo

Diretrizes Motivacionais para Comunidades de Prática Baseadas na Gamificação Juliana Augusto Clementi

Dissertação que traz como resultado vinte diretrizes

motivacionais,

organizadas de acordo com as cinco fases de desenvolvimento das comunidades de prática e os quatro perfis de jogadores, averiguados na literatura. Aprendizagem Lúdica como Suporte à Educação de Criancas Surdas por meio de Ambientes Interativos

Juliano Soares dos Santos

Tese cujo objetivo é desenvolver um modelo de suporte à educação, que utilize ambientes interativos lúdicos, para facilitar o aprendizado da Libras como primeira língua para crianças surdas.

Engajamento de Gestores Públicos e Cidadãos através de uma Métrica Baseada em Elementos de

Angela Iara Zotti Dissertação que tem como objetivo propor uma métrica de engajamento baseada em elementos de

31 http://www.egc.ufsc.br/pos-graduacao/programa/areas-de-concentracao/#mc

36

Gamificação gamificação, a fim de

motivar a participação de cidadãos e funcionários públicos em processos de gestão colaborativa. Avaliação de Jogos Voltados para a Disseminação do Conhecimento

Rafael Savi Tese que propõe um modelo para a avaliação da qualidade de jogos educacionais baseado no modelo de avaliação de treinamentos de Kirkpatrick, nas estratégias motivacionais do modelo ARCS, na área de experiência do usuário e na taxonomia

de objetivos

educacionais de Bloom. Essa tese foi uma das grandes fontes de pesquisa deste trabalho. A Mediação dos Jogos

Eletrônicos como Estímulo do Processo de Ensino- Aprendizagem Carla Silvanira Bohn Dissertação que pretende entender o processo de ensino- aprendizagem tendo um jogo eletrônico envolvido no processo. Essa dissertação foi uma das grandes fontes de pesquisa deste trabalho. Modelo de Ontologia para Representação de Jogos Digitais de Disseminação do Conhecimento Yuri Gomes Cardenas

Dissertação que propõe

um modelo de ontologia, desenvolvido a partir da Metodologia para Desenvolvimento de Ontologias, que permite representar

37

qualquer jogo

educacional digital no que se refere a seus atributos. Modelo Conceitual para Criação, Aplicação e Avaliação de Jogos Educativos Digitais

Rafael Feyh Jappur Tese que apresenta um modelo conceitual para a criação, aplicação e avaliação de jogos educativos digitais para o contexto do processo

de ensino e

aprendizagem em sala de aula.

Tabela 1 - Dissertações e teses do EGC sobre jogos

Já para o tema trânsito, foi localizada a tese Atividade de Inteligência de Segurança Pública: um Modelo de Conhecimento Aplicável aos Processos Decisórios para a Prevenção e Segurança no Trânsito, do Giovani de Paula, que trata de um modelo para base de dados sobre o trânsito no país, visto que localizar estatísticas e dados sobre o trânsito confiáveis é muito difícil, já que os dados não são unificados e, muitas vezes, desatualizados.

Buscou-se também algo focado em cidades sustentáveis e/ou inteligentes, tendo em vista que essas cidades sempre apresentam bons índices de mobilidade e um trânsito saudável e seguro. Neste sentido, a tese Gestão em Educação Ambiental e a Formação de Professores: Interdisciplinaridade e Sustentabilidade, da Odete Locatelli, traz os elementos constitutivos da formação dos professores que atuam em Educação Ambiental e pretende sistematizar uma base de conhecimento, de caráter interdisciplinar, considerando os princípios da sustentabilidade.

Neste sentido, a averiguação da experiência das crianças ao aprender regras de segurança no trânsito por intermédio de um game se

39

Documentos relacionados