• Nenhum resultado encontrado

MANIA

Elação, Humor Exaltado

Humor exaltado e/ ou atitude exageradamente otimista em relação ao futuro. Não confundir a normalização do humor em deprimidos crônicos com exaltação do humor. Não pontue positivo se uma leve euforia é mencionada em situações como Natal, aniversários, ida a parques de diversão ou outras situações que, em geral, excitam muito uma criança.

Já aconteceu de você se sentir animado demais, eufórico, com uma alegria exagerada diferente do seu humor normal?

SE POUCO CLARO:

Quando você esteve assim animado demais, você achava que dava conta de fazer qualquer coisa?

Nessas horas você achava que tudo ia acontecer do jeito que você queria?

Você ficou meio palhaço, com uma alegria meio boba? Ela era diferente da alegria de seus amigos?

Alguma vez seus amigos acharam que você estava meio estranho e disseram que você parecia muito bobo ou alegre demais? Se as pessoas vissem você nessas horas, elas pensariam que você estava só de muito bom humor ou iam achar que seu

comportamento estava estranho? O que elas achariam de estranho? Dê alguns exemplos de como você ficou.

Quando você se sentiu com essa alegria exagerada você ficou assim por quanto tempo?

Quantas vezes na semana?

Nota: Não pontue positivamente se o humor exaltado é devido ao uso de drogas; verificar o item de irritabilidade e raiva (da entrevista de rastreamento de Transtornos Depressivos).

P C R 0 0 0 1 1 1 2 2 2 3 3 3 Passado Nenhuma Informação. Ausente.

Abaixo do limiar: Apresenta humor exaltado e atitude otimista que, de certa forma estão fora de proporção em relação às circunstâncias. Alteração do humor ocorre pelo menos três vezes na semana e persiste

por mais de três horas cada vez.

Limiar: Humor e atitude são claramente desproporcionais às circunstâncias. As pessoas percebem como estranho ou exagerado. Humor exaltado diariamente ou quase diariamente afetando pelo menos 50% do tempo em que está acordado por pelo menos 4 dias – ou por períodos de tempo mais breves e recorrentes (por ex., humor exaltado por um extenso período de tempo durante um dia a cada mês).

_ _ _ P C R

Necessidade Diminuída de Dormir

Em geral, a que horas você dorme e acorda?

Quantas horas você precisa dormir para se sentir descansado? Já teve época de você dormir menos do que isso e sentir-se descansado e bem disposto no dia seguinte?

Quando você dormia pouco era porque se sentia muito excitado ou cheio de energia?

Nessas horas você estava com amigos ou sozinho? Nessas horas você tinha tomado algum tipo de bebida, comprimido ou usado alguma droga?

Nota: Não pontue positivamente se a necessidade de dormir diminuída era devida a evento social ou uso de drogas ou reflexo do padrão de sono irregular típico de adolescente. Mencione se a insônia ou hipersonia foram mencionadas em resposta à investigação para este item.

________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________ 0 0 0 1 1 1 2 2 2 3 3 3 Passado Nenhuma informação Ausente

Abaixo do limiar: Necessita de dormir menos horas que o habitual (1a 3 horas a menos) por duas noites consecutivas ou mais. Sentiu-se excitado ou excepcionalmente cheio de energia.

Limiar: Necessita dormir menos horas que o habitual (redução de mais de 3 horas) por duas noites consecutivas ou mais. Dormiu menos porque sentiu-se excitado ou excepcionalmente cheio de energia – não estava cansado no dia seguinte.

_ _ _ P C R

Atividade Aumentada Direcionada a um Objetivo

Teve alguma vez que você ficou mais ativo, ou participando mais de coisas do que o seu normal? Quando?

Você estava fazendo alguma atividade especial em sua casa ou na escola?

Você passou a sair de casa mais do que costumava? Nessa época, como estava seu humor?

Como você estava se sentindo?

O que você pensava sobre você mesmo?

Você se sentia mais confiante ou mais seguro do que antes?

Para adolescentes (sexualmente ativos): Você passou a ter mais relações sexuais do que de costume?

Observação: Somente pontue positivo se o aumento da atividade ocorre durante período de modificação do humor (p.ex., elação, irritabilidade) ou de autoconfiança aumentada.

P C R 0 0 0 1 1 1 2 2 2 3 3 3 Passado Nenhuma informação. Ausente.

Abaixo do limiar: Aumento leve e indubitável no nível de atividade geral envolvendo várias áreas (p. ex., trabalho, escola, social, sexual). Limiar: Aumento de moderado a grave no nível de atividade geral envolvendo várias áreas, ou aumento acentuado em uma ou mais áreas. O envolvimento em atividades é excessivo, mais do que seria esperado de uma criança típica de sua idade.

_ _ _ P C R

Pensamentos Acelerados

Alguma vez você sentiu seus pensamentos e idéias tão rápidos que era difícil para você acompanhá-los?

Você já sentiu como se estivessem aparecendo idéias demais na sua cabeça e que ficavam girando o tempo todo na sua cabeça? Se você quisesse você podia parar esses pensamentos?

Nessa época como estava o seu humor? Você estava se sentindo triste?

Com alegria exagerada?

Se sentia irritado ou no seu normal?

Pontue baseado em dados mencionados pelo informante ou de observação. Pontue positivo somente se os pensamentos acelerados ocorrem durante a alteração do humor (p.ex., euforia, irritabilidade).

Observação: Se os pensamentos acelerados eram, inicialmente, o único item confirmado, pergunte novamente sobre o humor (p.ex., euforia, irritabilidade), sono e nível de atividade nos períodos em que esses pensamentos acelerados foram mencionados. 0 0 0 1 1 1 2 2 2 3 3 3 Passado Nenhuma informação. Ausente.

Abaixo do limiar: Pensamentos acelerados causam certo mal estar ou alguma limitação. Limiar: Pensamentos acelerados causam mal estar ou limitação significativos. Os

pensamentos não podem ser parados de modo voluntário.

_ _ _

P C R

_ SE RECEBEU UM ESCORE DE 3 NA PONTUAÇÃO ATUAL EM QUALQUER DOS ITENS PRÉVIOS,

Documentos relacionados