• Nenhum resultado encontrado

Alarmes e Eventos (opcional)

No documento Apostila Factory Talk View 1 (páginas 120-161)

Sobre esta sessão

Nesta sessão, você:

 conhecerá os tipos de Sistemas de alarme

o alarmes e eventos do FactoryTalk

o configuração de alarmes e eventos do FactoryTalk

o habilitará os alarmes e eventos do FactoryTalk

c. Siga as etapas/instruções da Mensagem local e veja a animação na tela Rapid Mix – Overview.

o notificação de alarme – projetará e executará um comportamento

o visualizador de registro de alarme – projetará e executará um comportamento

o navegador de status de alarme – projetará e executará um comportamento

 Observará e criará alarmes baseados em dispositivo

 Observará e criará alarmes baseados em tag

Sobre os tipos de alarme

Os alarmes são uma parte importante das aplicações de controle de fábrica porque eles alertam os operadores quando algo está errado. Geralmente, também é importante ter um registro dos alarmes, o horário em que ocorreram, se foram reconhecidos e quem os reconheceu.

O FactoryTalk View SE é compatível com o sistema de alarme de tag IHM tradicional e o sistema FactoryTalk Alarms and Events. As escolhas que você fizer dependerão de fatores como o projeto de sua aplicação, os processos de que precisa para monitorar os alarmes, os tipos de dispositivos usados na aplicação e se deseja construir uma detecção de alarmes nesses dispositivos.

Sistema de alarme de tag IHM tradicional

No FactoryTalk View Studio, é possível configurar todo um sistema de alarme. Em operação, a monitoração de alarme ocorre no servidor IHM. Se os alarmes são detectados (valores de tag fora dos limites configurados), uma notificação é enviada aos clientes FactoryTalk View SE conectados, nos quais os operadores podem visualizar e reconhecer os alarmes. Este é um sistema de alarme de tag IHM tradicional

Um sistema de alarme de tag IHM detecta apenas alarmes configurados para tags no banco de dados de tag do servidor IHM. A detecção de alarme de tag IHM não inclui os alarmes FactoryTalk. Use um sistema de alarme de tag IHM tradicional se sua aplicação usa os tags IHM para outros objetivos e você deseja monitorar os tags quanto a alarmes. Os Clientes FactoryTalk View SE recebem informações de alarme de tag IHM por meio dos FactoryTalk View SE Servers (também chamados de servidores IHM) que contêm tags IHM.

Os dados de alarme de tag IHM não são gerenciados pelos serviços do FactoryTalk Alarms and Events. Para monitorar e responder aos alarmes de tag IHM, você deve usar as telas de alarme de tag IHM e os registros disponíveis no FactoryTalk View SE.

FactoryTalk Alarms and Events

Os serviços do FactoryTalk Alarms and Events centralizam a distribuição dos dados de alarme baseados em dispositivo e em tag para os clientes em runtime, através dos servidores de alarme FactoryTalk que você adiciona a uma aplicação FactoryTalk View SE.

 alarmes baseados em dispositivo, definidos pelas instruções de detecção de alarme de programação diretamente nos controladores Logix5000. O FactoryTalk View SE Clients recebe os alarmes baseados em dispositivo por meio do Rockwell Automation Device Servers (RSLinx Enterprise) que você cria em uma aplicação FactoryTalk View SE

 alarmes baseados em tag, ajustados para especificar condições de alarme para tags em

comunicam através dos servidores de dados OPC ou em um banco de dados de tag do servidor IHM). FactoryTalk View SE Clients recebem os alarmes baseados em dispositivo por meio do Rockwell Automation Device Servers (RSLinx Enterprise) que você cria em uma aplicação FactoryTalk View SE

FactoryTalk Alarms and Events

 Fornece um único conjunto integrado de informações de alarme. Todos os produtos que participam do FactoryTalk trabalham juntos para fornecer um modo consistente para definir, gerenciar, armazenar e visualizar as informações de alarme e de eventos em uma aplicação FactoryTalk completa.

 Agiliza a programação de alarmes e elimina o polling com a monitoração de alarme baseada em dispositivo. Se seu sistema de automação inclui controladores Logix5000, é possível usar as instruções de alarme pré-elaboradas, disponíveis no RSLogix 5000 v. 16 ou mais recente, para simplificar a codificação e então descarregar no controlador. A monitoração de alarme baseada em dispositivo elimina a necessidade de duplicar os tags de alarme em um servidor IHM e requer poucos recursos de comunicação com o controlador, eliminando o polling.

 Permite que outros controladores participem do sistema integrado com a monitoração de alarme baseada em tag. Se seu sistema de automação incluir controladores antigos, como CLP-5 ou SLC 500s ou se você preferir não usar as novas instruções de alarme com os controladores Logix5000, os servidores de tag baseados em software monitoram os controladores quanto às condições de alarme e publicam informações de evento.

 Permite a monitoração de alarmes e eventos de controladores de terceiros. A monitoração de alarme baseada em tag também torna possível monitorar as condições de alarme de controladores de terceiros, que se comunicam através de servidores OPC-DA.

 Fornece registros de data e hora precisos sobre as condições de alarme que são geradas a partir dos controladores Logix5000 usando a monitoração de alarme baseada no dispositivo. Com a monitoração de alarme baseada em dispositivo, os registros de data e hora são imediatamente aplicados ao controlador e não são atrasados até que os alarmes cheguem a um servidor IHM. Para garantir os registros de data e hora precisos nos alarmes baseados em dispositivo, sincronize os relógios de todos os controladores que produzem alarmes. A hora do evento é propagada por todo o sistema FactoryTalk Alarms and Events, de forma que os registros de data e hora podem afetar onde os alarmes são exibidos no Resumo de alarme e evento ou na notificação de alarme e evento, assim como nos relatórios sobre o histórico de alarme e evento. A Ferramenta de Atualização de relógio Logix5000 inclusa no RSLogix 5000 pode ser usada para fazer a sincronização.

 Envia os dados de processo com eventos e mensagens. É possível associar até quatro tags a cada alarme para incluir dados de processo com informações de eventos e mensagens de alarme.  Protege o acesso às operações de alarme e de evento através da integração com o FactoryTalk

Security.

 Gera mensagens para armazenamento, incluindo mensagem de auditoria que rastreia as ações do operador, mensagens de diagnóstico relacionadas ao sistema e mensagens de histórico de alarme e de evento.

 Exibe mensagens de alarme e informações de status durante runtime, a partir das telas gráficas FactoryTalk View.

Adicionar conexão de banco de dados

FactoryTalk Alarm and Event Historian

Há um FactoryTalk Alarm and Event Historian que realiza o registro de histórico dos dados de

alarme e evento do FactoryTalk (gerados por um ou mais Rockwell Automation Device Servers

(RSLinx Enterprise) ou FactoryTalk Tag Alarm and Event Servers) em um banco de dados.

Este componente também define e gerencia as definições de banco de dados entre os destinos

de servidores e de registro de alarme e evento. É possível registrar o histórico de alarme e

evento em um banco de dados Microsoft SQL Server 2005 Express Edition (SP2) (o qual pode,

opcionalmente, ser instalado a partir dos CDs do FactoryTalk View SE ou do RSLinx

Enterprise) ou em seus próprios bancos de dados Microsoft SQL Server.

Antes de criar e configurar o Rockwell Automation Device Server, vamos criar um banco de dados de forma que seja possível também habilitar o registro do FactoryTalk Alarm and Event History na próxima sessão. Os alarmes serão discutidos com mais detalhes posteriormente neste laboratório.

1. Expanda a pasta Connections na janela do Explorer

2. Clique com o botão direito na pasta Databases, selecione o item de menu de contexto New

Database…

3. Quando Alarm and Event Historian Database Properties abrir, insira: Definition name: FTAEHistory

Database user name: Administrator. Database password: rockwell Database name: FTAE

Mantenha as informações padrões nos outros campos. Sua caixa de diálogo deve parecer-se com esta:

4. Clique em Ok.

5. Quando surgir a caixa de mensagem Database does not exist “The database will be created. The database user will also be created. If the user already exists, the user will be assigned access to the database. Do you want to create the database?” Clique no botão Yes

6. Após o banco de dados de dados ser criado a caixa de diálogo fechará. Expanda a pasta Databases para confirmar a criação.

Habilitar alarmes e eventos baseados em dispositivo

Para monitorar alarmes em um controlador Logix5000, o suporte para Alarme e evento deve estar habilitado no Rockwell Automation Device Server (RSLinx Enterprise). O servidor de dispositivos aprova os alarmes no controlador e então publica as informações sobre o alarme nos serviços do FactoryTalk Alarms and Events. Já habilitamos os alarmes na Sessão 1, porém não habilitamos o Histórico de alarme e evento.

1. Clique com o botão direito no nó do servidor RSLinx Enterprise, selecione o item Properties…

2. A caixa de diálogo RSLinx Enterprise Server Properties aparecerá. Mantenha os padrões na guia

General. Siga as etapas a-e para habilitar a opção Alarms and Events

b. Marque a opção Enable alarm

and event support. Se já estiver

marcada, apenas mantenha.

d. Selecione a definição de banco de dados

FTAEHistory

a. Selecione a guia Alarms and

Certifique-se de que Shortcut esteja habilitado para receber os Alarmes de nosso controlador. 8. No Studio Explorer, clique duas vezes em Communication Setup em RSLinx Enterprise.

9. Na janela Communication Setup que aparece, selecione o atalho chamado shortcut e certifique-se de que Enable Alarm and Events esteja configurado como Yes.

10. Abaixo da linha Enable, você observará uma propriedade Buffer Timeout (min.). Mantenha a configuração padrão de 20 minutos.

É possível especificar a quantidade de tempo que você deseja que o controlador Logix5000

armazene os alarmes em buffer, caso ele perca a comunicação com o RSLinx Enterprise. É possível inserir o tempo desejado no campo Buffer Timeout no editor Communications Setup.

Tenha em mente ao especificar o tempo de buffer do alarme • O valor padrão é de 20 minutos.

• Para desabilitar o buffer de alarme, insira um valor 0 (zero). Selecione OK e uma janela de confirmação aparecerá. Selecione Yes para continuar e feche.

• Os alarmes são armazenados em buffer até que o tempo-limite do buffer expire ou até que o buffer no controlador esteja cheio.

• O tempo-limite começa a contar no momento em que o RSLinx Enterprise e o controlador param de se comunicar.

• As mensagens em buffer aparecem apenas no banco de dados de registro do FactoryTalk Alarms and Events uma vez que a conexão seja restabelecida.

• No caso de um evento de “buffer overflowed”, a mensagem de diagnóstico a seguir é armazenada:

The Logix controller buffer indicated that the alarm buffer overflowed, possible loss of alarm data occurred while disconnected.

11. Clique em OK em Communication Setup e selecione Yes para confirmar a solicitação se ela for aberta.

Na próxima sessão, você testará sua conexão com o servidor do FactoryTalk Alarm and Events quanto aos alarmes baseados em dispositivos.

Usando os objetos do FactoryTalk Alarm and Event

Nesta sessão, você observará todos os objetos do FactoryTalk Alarm and Event tanto em runtime através do SE client quanto em projeto através do FactoryTalk View Studio. O FactoryTalk View Studio e o Client deverão estar abertos.

Resumo de alarme e evento (tela: Alarms)

Use o objeto Resumo de alarme e evento, embutido na tela gráfica do FactoryTalk View, para reconhecer, desabilitar, suprimir, filtrar e classificar os alarmes durante o runtime. É necessário usar o Alarm Status Explorer para remover a supressão de um alarme que foi suprimido.

Runtime: Objeto Resumo de alarme

1. A partir do SE client, clique no botão na tela de navegação. 2. A tela Alarm Summary é aberta.

3. Provavelmente você não verá nenhum alarme exibido, portanto, clique no botão

para gerar. Seu resumo deve se parecer com o seguinte:

4. Selecione uma linha na lista de resumo para visualizar detalhes sobre o alarme no painel de detalhes.

5. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Resumo para visualizar o que os botões

configurados fazem (leia as Tooltips).

Observe também a Barra de status na parte inferior do Resumo. Passe o mouse sobre esses ícones para visualizar que informações eles trazem (leia as Tooltips).

6. Selecione um dos filtros pré-definidos a partir da lista drop-down de filtros

7. Observe que a lista e as contagens são atualizadas no Resumo, exibindo apenas os alarmes filtrados. Observe também que a Barra de status atualiza sua contagem de acordo com o que está sendo exibido.

8. Limpe qualquer filtro selecionado escolhendo (No filter).

9. Selecione uma linha no Resumo e clique no botão de comando executar alarme ou clique

Observação: Se o botão estiver cinza, não há comando FactoryTalk View associado ao alarme ou a linha não está selecionada. Selecione uma linha e tente novamente.

Por exemplo, se você clicar duas vezes no alarme CIPValve1, a janela CIP – Valve é exibida.

Sinta-se à vontade para experimentar, clicando em mais botões na barra de ferramenta para ver o que eles fazem. A seguir, usaremos o objeto Resumo em tempo de projeto.

Tempo de projeto: Objeto Resumo de alarme

No FactoryTalk View Studio...

10. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela Alarms para abrí-la.

11. Clique duas vezes' no objeto Alarm and Event Summary Design View na tela e Alarm and Event Summary Properties abrirá.

12. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes:

Aparência

 O comando Run Alarm será chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme na notificação

 Os tamanhos e fontes de texto do botão podem ser configurados

Colunas

 Oculte e exiba colunas  Redimensione as colunas  Reorganize as colunas

Barra de ferramentas e Barra de status

 Oculte e exibe os botões/painéis  Reorganize os botões/painéis

Aprovação de evento

 Este objeto Resumo aprovará todos os eventos com qualquer prioridade

Exibir filtros

 Este objeto de resumo possui filtros pré-configurados. Estes filtros foram pré-configurados usando o campo Alarm Name configurado para o alarme.

Classificação

 Configure a ordem de classificação.

Estados

 Configure as cores de texto e de fundo para os estados do alarme e as prioridades

Comportamento

 O comando Run Alarm será chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme no Resumo

13. Sinta-se à vontade para fazer mudanças na configuração na tela AlarmSummary e fazer um Test

Display no Studio. Uma opção é salvar suas alterações e usar o botão na tela de navegação do Cliente para abrir a tela novamente para visualizar suas alterações.

7. Feche a tela Alarms no FactoryTalk View Studio quando terminar.

Resumo de alarme e evento (tela: Alarm Banner)

Use o objeto notificação de alarme e evento, embutido na tela gráfica do FactoryTalk View, para monitorar e responder aos alarmes mais recentes que requeiram atenção imediata.

Runtime: Objeto Notificação de alarme

Nesta sessão, vamos usar o objeto Resumo de alarme descrito na sessão anterior para demonstrar as funções do objeto notificação de alarme. Portanto, assim como na sessão anterior…

1. A partir do SE client, clique no botão na tela do rodapé. 2. A tela Alarm Summary é aberta.

3. Clique no botão para gerar alguns alarmes. Pode ser que já haja alguns alarmes.

4. Observe que os alarmes aparecem na Notificação de alarme localizada no cabeçalho de seu cliente, assim como no Resumo de alarme.

5. Agora clique no botão para usar o programa para limpar o status do alarme. Observe como os alarmes são apagados da Notificação de alarme, mas permanecem ativos no Resumo de alarme até que sejam reconhecidos pelo operador.

Notificação de Alarme Resumo de Alarme

6. A partir da próxima etapa, clique no botão para habilitar os alarmes novamente.

Depois, feche a tela Alarm Summary no Client clicando no botão .

7. Selecione uma linha na Notificação de alarme na tela de cabeçalho e clique duas vezes.

8. Observe que a tela Alarm Summary é inicializada automaticamente.

Observe que este comportamento é configurável e será discutido na próxima sessão.

Tempo de projeto: Objeto Notificação de alarme

No FactoryTalk View Studio...

9. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela Alarm Banner para abrí-la. Clique Clique

10. Clique duas vezes no objeto Alarm and Event Banner Design View na tela e Alarm and Event Banner Properties abrirá.

11. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes:

General

 O comando Alarm and Event Summary será chamado quando o operador clicar duas vezes em um alarme na Notificação. Por isto o Resumo de alarme apareceu quando você clicou duas vezes na linha de notificação de alarme.

 Os tamanhos e as fontes de texto do botão podem ser configurados

Colunas

 Oculte e exiba colunas  Redimensione as colunas  Reorganize as colunas

Barra de Status

 Oculte e exiba painéis  Reorganize os painéis

Aprovação de evento

 Este objeto de Notificação aprovará todos os eventos com qualquer prioridade

Estados

 Configure as cores de texto e de fundo para os estados do alarme e as prioridades  Alarmes normais e não reconhecidos não aparecerão na notificação.

12. Sinta-se à vontade para fazer mudanças na configuração na tela Alarm Banner e fazer um Test Display no Studio.

13. Feche a tela Alarm Banner no FactoryTalk View Studio quando terminar. Log Viewer de alarme e evento (tela: AlarmLogViewer)

Use o objeto Log Viewer de alarme e evento, embutido na tela gráfica do FactoryTalk View, para visualizar e filtrar informações históricas de alarme armazenadas nos bancos de dados Microsoft SQL Server.

Runtime: Objeto Visualizador de registro de alarme

1. A partir do SE client, clique no botão na tela navegação e clique no botão

Log Viewer na tela Alarm Summary.

2. A tela AlarmLogViewer abre.

3. Selecione uma linha na lista para visualizar os detalhes sobre o alarme.

4. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Log Viewer para ver o que os botões configurados fazem.

Tempo de projeto: Objeto Visualizador de registro de alarme

5. A partir do Explorer, clique duas vezes na tela AlarmLogViewer para abrí-la.

6. Clique duas vezes no objeto Alarm and Event Log Viewer na tela e Alarm and Event Log Viewer Properties abrirá.

7. Clique em cada guia para ver todas as propriedades

Alguns pontos importantes:

General

 O registro deve estar selecionado

 As fontes de texto podem ser configuradas

Colunas

 Oculte e exiba colunas  Redimensione as colunas  Reorganize as colunas

Barra de ferramentas

 Oculte e exiba botões  Reorganize os botões

Exibir filtros

 Este objeto Log Viewer pode ter filtros pré-configurados.

Observe que não há uma guia Event Subscription. Esta é uma visualização de histórico do que está no registro (banco de dados).

8. Sinta-se à vontade para fazer mudanças na configuração na tela AlarmLogViewer e fazer um Test Display no Studio. Uma opção é salvar suas alterações e usar o botão da tela Alarm Summary para visualizar suas alterações.

Navegador de status do alarme (tela: AlarmStatusExplorer)

Use o objeto Alarm Status Explorer, embutido em uma tela gráfica FactoryTalk View, para habilitar ou desabilitar alarmes e suprimir ou remover a supressão dos alarmes.

Runtime: Alarm Status Explorer

1. A partir do SE client, clique no botão na tela de rodapé e, então, clique no botão Status Explorer na tela Alarm Summary. OU clique no ícone

Status Explorer a partir da barra de ferramentas Alarm Summary. 2. A tela AlarmStatusExplorer abre.

3. Passe o mouse sobre a barra de ferramentas no Status Explorer para ver o que os botões configurados fazem.

4. Selecione uma linha na lista e selecione o botão show details for selected alarm na barra de ferramentas. Revise a janela de detalhes quando fechar.

5. Selecione algumas linhas e clique no botão suprimir . Na janela pop-up Suppress Alarm, pressione o botão Suppress para confirmar.

6. Clique em um cabeçalho de coluna para visualizar a lista classificada por essa coluna. Pode ser necessário redimensionar as colunas para visualizar todo o texto.

7. Clique na coluna suprimida até que os alarmes suprimidos apareçam no topo da lista.

8. Selecione todos os alarmes suprimidos e clique no botão remover supressão. Na janela pop-up

No documento Apostila Factory Talk View 1 (páginas 120-161)

Documentos relacionados