• Nenhum resultado encontrado

Alternativas possíveis para melhores práticas

INTERFACE UTILIZADA

3.1.5 Alternativas possíveis para melhores práticas

No ambiente Moodle uma das grandes vantagens da sua configuração inicial é a possibilidade de organização dos blocos11 na página principal de cada curso oferecido (fig. 24). Nessa janela é possível acrescentar itens que estavam ocultos na página inicial do curso. O professor é responsável pela configuração, e conforme seu planejamento podem-se agregar esses itens.

Fig. 24 – Blocos do Moodle

Fonte: Página do Moodle de uma disciplina

11

São blocos que não estavam ativos e que podem ser acrescentados em um curso. Basta clicar em ativar edição e clicar em um dos itens do módulo Box e o Moodle atualizará a página, adicionando a nova opção.

Com base nas experiências em desenvolvimento e implementação de AVA, é interessante destacar a organização da página principal que se deve ter um curso, de modo que facilite o entendimento do usuário para a sua navegabilidade, deixando claro o foco educativo e o tipo de estrutura que estão sendo oferecidos como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem.

Como sugestão, é pertinente que a página inicial do Moodle, ao ser disponibilizada para os alunos, apresente:

@ uma breve saudação inicial da equipe dando boas vindas ao grupo;

@ o plano de curso da disciplina como arquivo postado ou link para o arquivo;

@ um local para anúncios importantes, notícias, dúvidas, sugestões e quadro de avisos;

@ a interface Diário para que o aluno possa ir registrando o seu percurso no curso; @ a interface Chat como ponto de encontro dos alunos, tutores online e professores; @ um Fórum como uma área comunitária, como um espaço de convivência, troca de experiências e discussões livres sobre qualquer assunto.

Em seguida, sugerimos dividir as unidades do curso em tópicos ou semanas, conforme organização da equipe, disponibilizando o material didático preparado para o curso, sendo autoexplicativo no desenvolvimento da atividade que será exigida, e o local em que esta será postada. Do ponto de vista organizacional é viável apresentar o material que será trabalhado em cada tópico, e no final de cada tópico disponibilizar as interfaces que serão utilizadas durante o período planejado. Apresentamos modelos de organização da página inicial do Moodle, utilizados em outras instituições de ensino (fig. 25), que podem facilitar o entendimento da dinâmica da disciplina e favorecer o processo de ensino e de aprendizagem.

Fig. 25 – Página inicial do Moodle em outras instituições

Fonte: Página inicial do Moodle para formação de administradores (UFRGS)

De acordo com a dinâmica do professor, para facilitar o entendimento do aluno como funcionará cada tópico ou semana do curso, importante apresentar brevemente o que se fará no período planejado, como uma introdução.

Podem-se agrupar em cada tópico ou semana interfaces que contribuam para o processo de construção do conhecimento colaborativo e não apenas no postar atividades e cumprimento de tarefas para serem avaliadas, e ao ser apresentada uma lista de exercícios logo após o prazo de entrega, postar a resolução das questões. Nesse momento, o professor tem um papel importante no planejamento e organização da sua disciplina, disponibilizando interfaces que colaborem para a autonomia e interação entre os envolvidos, porém a incorporação dessas interfaces não garante o sucesso de sua utilização. É importante salientar que depende do planejamento e orientações do professor, das intervenções entre seus usuários, do aperfeiçoamento e organização do ambiente, incorporando recursos que até mesmo não estejam disponíveis no ambiente.

É possível disponibilizar interfaces que dinamizem cada disciplina num curso, tais como: fórum para discussões livres ou de conteúdo; a interface wiki; separar a turma em grupos para que possam ser desenvolvidas as pesquisas; a base de dados que permitirá ao aluno fazer consulta a partir dos arquivos disponíveis após a aprovação do professor, dentre outras interfaces que o Moodle oferece.

Buscando melhorar a dinâmica de cada disciplina oferecida no Moodle, é possível também montar uma biblioteca complementar, com textos extras para que possam ser fontes de pesquisa e aprofundamento para os alunos, anexados como arquivos ou como link se o

texto estiver disponível na web, montando uma linkteca ou pode-se criar uma videoteca ou midiateca ao final da página do curso.

Quanto ao tutor online deve-se criar uma rotina de acessar todos os dias o ambiente, para que sejam contempladas as necessidades e dúvidas dos alunos em cada disciplina. O tutor online deve ser conhecedor do conteúdo proposto na disciplina. Deve-se saber quais as orientações necessárias para o bom andamento do curso com o professor da disciplina e ser ponte para o seu aluno e ambiente.

É preciso que o tutor online tenha uma postura de envolvimento com o curso, colaborando, criando espaços de interações, harmonia e liderança, sendo capaz de motivar todo o grupo, ajustando e negociando o trabalho coletivo para gerar eficiência e solidez à proposta pedagógica do curso oferecido.

Entretanto, não se pode esquecer do aluno para uma melhor prática no ambiente. É preciso que o aluno esteja atento a todas as orientações apresentadas no ambiente e, sempre que necessário, questione e busque solucionar os problemas decorrentes da utilização das interfaces apresentadas no Moodle.

Para desempenhar bem suas atribuições como aluno de um curso a distância não deve acumular informações contidas no ambiente, tais como as leituras e realizações de atividades, sendo capaz de estabelecer horários para estudos, fazendo ágeis e apropriadas intervenções no decorrer do processo.

Além de ter a capacidade de gerenciar o tempo para estudo e realização das atividades, o aluno deve ter domínio do significado de cada interface proposta no ambiente, para que possa utilizá-la de maneira adequada e de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o seu próprio conhecimento e do grupo envolvido, trabalhando colaborativamente, visando atingir o compartilhamento das informações e dos interesses diversos para a formação de um aluno crítico e criativo na EAD.

Desse modo, quanto bem mais organizada a página inicial do curso no Moodle, mais fácil será a utilização das interfaces disponíveis para os envolvidos, possibilitando uma participação mais ativa e facilitando o processo de ensino e da aprendizagem, eixos fundamentais para a obtenção de bons resultados nesse contexto.