• Nenhum resultado encontrado

º Alunos Escola EB

No documento Município de Moimenta da Beira (páginas 86-92)

CAPÍTULO V – EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO CONCELHO

N. º Alunos Escola EB

Ano Género Feminino Género Masculino N.º Pessoal Docente N.º Pessoal Não Docente 5.º ano 76 75 6.º ano 56 66 38 34 Total 132 141 38 34

Fonte: Agrupamento Vertical de Escolas de Moimenta da Beira

Em termos de Abandono Escolar foram identificadas (2004/2005) 22 crianças nesta situação, totalizando cerca de 8 % do universo estudantil.

Quadro V.4 – Distribuição dos alunos em situação de Abandono Escolar por níveis escolares – Ano Lectivo 2004/2005

Escola EB 2 Ano N.º Alunos 5.º Ano 18 6.º Ano 4 Total 22

Fonte: Agrupamento Vertical de Escolas de Moimenta da Beira

Segundo os dados fornecidos pelo Agrupamento de Escolas é no 5.º ano de escolaridade que se verifica o maior número de casos de abandono escolar (18 casos). Denota-se então, a necessidade de se intervir socialmente e pedagogicamente neste tipo de situações de abandono precoce.

No que concerne ao Absentismo Escolar o Agrupamento não identificou qualquer criança nesta situação.

A taxa de insucesso escolar no 2.º ciclo do ensino básico é bastante baixa, sendo apenas de 3,2 % (tendo em conta o número de retenções dado pelo Agrupamento Vertical).

Nomeadamente aos alunos com NEE (necessidades educativas especiais), apenas foram identificadas cerca de 5 situações, tendo sido encaminhadas 3 para o Apoio Educativo e 2 para o Ensino Especial.

Para além das actividades relacionadas com as festividades religiosas e com o Dia Mundial da Criança, a Escola EB2 de Moimenta da Beira não oferece outro tipo de actividades extra-curriculares (segundo dados fornecidos pelo Agrupamento Vertical de Escolas).

5.2.4 – 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Equipamentos e Cobertura

Criada a 1992 a Escola Secundária/3 Joaquim Dias Rebelo recebe os jovens que transitam para o 3.º ciclo do ensino básico e para o ensino secundário de todo o concelho e também de concelhos vizinhos, tais como: Sernancelhe, Armamar, Tarouca, Tabuaço, Vila Nova de Paiva, S. João da Pesqueira e Trancoso.

Segundo os dados da Escola Secundária/3 Joaquim Dias Rebelo, dos 971 dos alunos matriculados no ano lectivo de 2004/2005, cerca de 12% (117 alunos) são provenientes de concelhos vizinhos: de Sernancelhe 41 alunos, de Armamar 34 alunos, Tabuaço com 32, de Tarouca com 4 alunos, de S. João da Pesqueira com 3 alunos, Vila Nova de Paiva com 2 alunos e Trancoso com 1 aluno.

Quadro V.5 – Distribuição dos alunos por naturalidade Ano Lectivo 2004/2005

Alunos Matriculados Escola Secundária Concelho de

Moimenta da Beira Outros Concelhos

3.º Ciclo e

Secundário 854 117

Total 971

77

Estão matriculados 485 alunos no 3.º ciclo do ensino básico e 486 no ensino secundário, estando distribuídos por género do seguinte modo:

Quadro V.6 – Distribuição dos alunos por género pelo 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, n.º de pessoal docente e não docente – Ano Lectivo 2004/2005

Alunos Matriculados Escola

Secundária Género Feminino Género Masculino

Pessoal Docente Pessoal Não Docente

Totais

3.º Ciclo 253 232 -- -- 485 Secundário 252 234 -- -- 486

Totais 505 466 120 61 971 Fonte: Escola Secundária /3 Joaquim Dias Rebelo

Verifica-se que a taxa de cobertura do 3.º ciclo e ensino secundário no Concelho de Moimenta da Beira é bastante elevada.

Para além da taxa de cobertura destes níveis de escolaridade, importa observar e analisar os dados que dizem respeito ao Absentismo e Abandono Escolar.

Analisemos o seguinte quadro:

Quadro V.7 – Níveis de Absentismo e Abandono Escolar no 3.º ciclo do ensino básico e Ensino Secundário – Ano Lectivo 2003/2004

Número de Alunos Escola Secundária

Absentismo Escolar Abandono Escolar Total

3.º Ciclo 16 13 29

Ensino Secundário 9 19 28

Total 25 32 57

Fonte: Escola Secundária/3 Joaquim Dias Rebelo

Segundo os dados da Escola Secundária/3 Joaquim Dias Rebelo o 3.º ciclo do ensino básico apresentava, no ano lectivo de 2003/2004, uma percentagem de 5.9 % de absentismo e abandono escolar. Já no que concerne ao absentismo e abandono no ensino secundário este foi estimado de 5.7%, no mesmo ano Lectivo.

Cerca de 12.6 % dos alunos matriculados na Escola Secundária/3 Joaquim Dias Rebelo, encontram-se numa situação caracterizada de insucesso escolar (tendo em atenção o número de retenções nos dois níveis de ensino, 2003/2004).

No 3.º ciclo assiste-se a cerca de 14,8% de alunos em posição de insucesso escolar, enquanto que no ensino secundário a percentagem apresenta-se um pouco mais baixa, de 10,4%.

Verifica-se então a necessidade de se combater e planificar estratégias activas de acção contra o absentismo e abandono escolar nestes níveis de ensino, denotando-se comparativamente a outros anos lectivos um gradual aumento.

Particularmente aos alunos que apresentam NEE (necessidades educativas especiais) apenas 36 alunos dos 971 matriculados no 3.º ciclo e secundário apresentam este tipo de necessidades.

O encaminhamento destes alunos é geralmente a integração dos mesmos em Currículos Alternativos, em apoio escolar no então na componente de ensino especial (de referir que esta integração apenas diz respeito aos currículos de aprendizagem e não à integração ou constituição de novas turmas).

Por fim, importa referir que a Escola Secundária dá a possibilidade aos seus alunos de frequentarem actividades extra-curriculares culturais e recreativas, tais como: o desporto escolar, o grupo de teatro PERSONA, Clube de Ciências e Línguas, o Jornal Escolar e Semana Cultural.

5.2.5 – Ensino Recorrente e Extra-Escolar

De acordo com os dados fornecidos pelo Coordenador do Ensino Recorrente no ano lectivo de 2003/2004 funcionou no Concelho de Moimenta da Beira apenas o curso de Alfabetização/6.ºano na freguesia de Peva. Esta turma constituída por 14 alunos e contou com o apoio de 3 docentes.

Em termos de distribuição de alunos por escalão etária e género verifica-se a seguinte distribuição.

79

Quadros V.8 e V.9 – Distribuição de alunos por género e escalão etário a frequentarem o Ensino Recorrente – Ano Lectivo 2003/2004

Género Feminino Género Masculino

Ensino Recorrente Curso Alfabetização/6.ºano

Peva 8 6

Total 14

Escalões etários

20-30 anos 31-40 anos 41-50 anos 51-60 anos > 61 anos Ensino

Recorrente

3 6 3 2 --

Total 14

Fonte: Coordenação do Ensino Recorrente, 2003/2004

Verifica-se que mais de metade dos alunos a frequentar este curso de Alfabetização era do género feminino e que a faixa etária predominante é a dos 31-40 anos, correspondendo a 42,8% da turma.

No que diz respeito ao Ensino Extra-Escolar, foram desenvolvidas no ano lectivo transacto cinco bolsas de formação: duas na freguesia de Moimenta da Beira, uma na freguesia de Sever e uma no Vilar.

Frequentaram estas Cursos (Alfabetização e Socioprofissional/Actualização) cerca de 96 alunos (36 do género masculino e 60 do género feminino) num período de 18/20 horas cada curso.

No ano lectivo de 2004/2005 iniciou-se um novo curso de aquisição de competências de 2.º ciclo na Freguesia de Sever, nomeadamente em Arcas. Quanto às bolsas de Formação para este ano estão propostas cerca de 7, sendo 3 na freguesia de Moimenta da Beira e 1 para as freguesias de Arcozelos, Sever, Caria e Vilar, todas no âmbito socioprofissional e sócio-educativo.

O Coordenador Concelhio do Ensino Recorrente e Extra-Escolar identificou como sendo as principais dificuldades sentidas nesta área a proliferação dos cursos da A.N.E.F.A., remunerados o que leva a desvirtuar o Ensino Recorrente e a falta de apoios por parte do Ministério da Educação no desenvolvimento das Bolsas de Formação.

5.2.6 – Ensino Profissional/Formação Profissional

Quanto ao Ensino Profissional no Concelho existe a Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira, localizada na freguesia de Rua, a 6 km da sede do Concelho.

No ano lectivo de 2004/2005 o IFEC- Escola Profissional tinha 164 alunos matriculados, sendo a sua maioria jovens provenientes de concelhos vizinhos, cerca de 69,3% da população total.

No que diz respeito à distribuição dos alunos por género, encontra-se uma maior percentagem de alunos do género masculino (59,5%).

A Escola Profissional da Vila da Rua conta com o apoio de 21 professores/formadores e 10 auxiliares e administrativos.

Na totalidade o IFEC oferece à população estudantil a hipótese de frequentar 1 dos 5 cursos de formação profissional, sendo eles: Técnico de Hotelaria (Restauração, Organização e Controlo), Técnico de Serviços Jurídicos, Desenhador e Projectista e Floricultura e Jardinagem.

Estes cursos estão organizados em módulos com a possibilidade de os concluir em 3 anos lectivos. Os jovens beneficiam de uma Bolsa de Formação mensal (que pode atingir os 55.50 euros) que varia consoante a situação e condição económica dos agregados familiares. Paralelamente estes alunos também recebem subsídio de refeição (x euros/dia).

Os cursos de Formação Profissional ministrados pelo IFEC são aprovados pela DGE (Direcção Geral de Educação) e PRODEP (Programa de Desenvolvimento Educativo para Portugal).

A Escola tem ainda colaborado em estágios através de acordos de cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro a Escola Superior Agrária de Coimbra.

Os jovens provenientes de outros concelhos podem ainda auferir de alojamento, estando abrangidos por este serviço, no ano lectivo transacto, cerca de 36 alunos.

81

Quadro V.10 – Distribuição de alunos por proveniência – Ano Lectivo 2004/2005

Concelhos de Residência dos Alunos

N.º de Alunos que frequentam o

No documento Município de Moimenta da Beira (páginas 86-92)

Documentos relacionados