• Nenhum resultado encontrado

174 gestão ambiental: requisitos e normas para uso); NBR ISO Nº 14.004 (sistemas de gestão ambiental: diretrizes e princípios gerais de uso); NBR ISO Nº 19.011 (diretrizes para

No documento 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (páginas 174-176)

auditorias de gestão da qualidade e / ou ambiental). Lei municipal: Lei Complementar Nº 389/2008 (Código Municipal de Meio Ambiente)

Engenheiro Especialista – Engenheiro Civil (Especialista de Serviços Públicos)

Topografia. Estatística. Mecânica dos solos. Projetos de obras civis: arquitetônicos; estruturais (concreto, aço e madeira); fundações; instalações elétricas e hidrossanitárias. Projetos complementares; elevadores; ventilação-exaustão; ar condicionado; telefonia; prevenção contra incêndio. Especificação de materiais e serviços. Programação de obras: orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais: levantamento de quantidades; planejamento e cronograma físico-financeiro: PERT-CPM. Acompanhamento de obras. Construção: organização do canteiro de obras: execução de fundações (sapatas, estacas e tubulões); alvenaria; estruturas e concreto; aço e madeira; coberturas e impermeabilização; esquadrias; pisos e revestimentos; pinturas, instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia). Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.); controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.); controle de execução de obras e serviços. Noções de irrigação e drenagem, de hidráulica, de hidrologia e solos. Pavimentação urbana. Abastecimento de água. Esgotamento sanitário. Drenagem urbana. Resíduos sólidos. Vistoria e elaboração de pareceres. Programação, controle e fiscalização de obras. Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. Acompanhamento e aplicação de recursos (medições, emissão de faturas, controle de materiais). Licitação e contratos, conforme a Lei Nº 8.666 e atualizações (ênfase no Capítulo 1, Seções I a IV, Capítulo 2 – na íntegra, Capítulo 3, seções III a V). Planejamento urbano: sustentabilidade urbana (Agenda Habitat, Estatuto da Cidade e Agenda 21). Princípios de planejamento e de orçamento público.

Engenheiro Especialista – Engenheiro Florestal (Especialista de Serviços Públicos)

Ecologia florestal: caracterização ambiental; ecossistemas marginais; sucessão ecológica; análise de vegetação; recuperação de áreas degradadas. Mecanização e exploração florestal: equipamentos de exploração florestal; exploração de baixo impacto; planejamento da exploração; estradas e ramais de exploração; pátio de estocagem; elaboração de projetos técnicos de exploração florestal. Proteção florestal: incêndios: causas, efeitos e prevenção; combate a incêndios florestais; técnicas de conservação do solo; manejo em solos de várzea e terra firme para fins conservacionistas; erosão; práticas conservacionistas. Inventário florestal: inventário piloto; processos de amostragem; planejamento de inventários florestais; elaboração de projetos de inventários florestais. Implantação, condução e manejo de povoamentos florestais: sementes e viveiros florestais; plantio: preparo de área, espaçamento, adubação, desbaste, limpeza, desrama; ordenamento florestal: rotação, cortes e planejamento de desbastes. Silvicultura tropical: Classificação dos sistemas silviculturais; tratamentos silviculturais aplicados à regeneração natural; planejamento da regeneração de povoamentos florestais. Sistemas agroflorestais: tipos de sistemas; espécies recomendadas para sistemas agroflorestais; utilização de culturas intercalares como base do sistema; importância para a pequena propriedade. Manejo de florestas tropicais: estágio atual do manejo florestal; princípios básicos do manejo de florestas tropicais; estudo de diversidade; utilização das florestas secundárias; normas e regulamentos dos planos de manejo. Indústria e tecnologia de madeira: planejamento de serraria; maximização do aproveitamento; utilização de madeira serrada; classificação de madeira; industrialização de madeira laminada, compensada e aglomerada. Política e legislação agrária: aspectos socioeconômicos e ambientais; políticas e administração pública de ambientes; política de desenvolvimento florestal; instrumentos para gestão ambiental; zoneamento ambiental; avaliação de impacto ambiental. Elaboração e avaliação de projetos: seleção de projetos para investimento; elaboração e conteúdo básico de projetos; projetos de florestamento e / ou reflorestamento; análise de projetos de estudos ambientais e PCAs. Lei municipal: Lei Complementar Nº 389/2008 (Código Municipal de Meio Ambiente).

Analista de Auditoria, Regulação e Fiscalização da Saúde - Farmacêutico Noções de administração pública

175

Princípios e Diretrizes. Programas do SUS no atendimento aos pacientes e usuários. Lei Nº 8.080/1990, Lei Nº 8.142/1990 e Decreto Nº 7508/2011; conceitos, fundamentação legal, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Vigilância em Saúde. Processos de Trabalho em Saúde, Gestão de Sistema de Saúde. Formação e educação em saúde. Educação permanente em saúde. A organização social e comunitária. Os Conselhos de Saúde. Ética no serviço público. Modelos de gestão pública. Qualidade no serviço público: Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública.

Conhecimentos Específicos

Programa: Abordagem clínico-laboratorial dos principais grupos de medicamentos empregados na clínica médica; farmacologia clínica; interações medicamentosas, mecanismo de produção e diagnóstico clínico das reações adversas produzidas por medicamentos; efeitos farmacológicos e toxicológicos de drogas autonômicas em diversos sistemas do organismo humano; efeitos farmacológicos e toxicológicos dos psicofármacos e drogas com ação no sistema nervoso central; princípios de farmacocinética e farmacodinâmica; assistência farmacêutica; vias de administração farmacêutica; controle de qualidade de produtos farmacêuticos. Abordagens contemporâneas do Conceito de Saúde. Regulação da Atenção à Saúde e Regulação Assistencial: ações e diretrizes. Sistemas de Informação em saúde: Ambulatorial e Hospitalar. Política Nacional de Saúde: ações na atenção básica, média e alta complexidade, estruturação dos serviços, avaliação, controle e monitoramento. Gestão do Trabalho e educação em saúde: formação e desenvolvimento dos trabalhadores do SUS. Ciência e Tecnologia na saúde: Gestão de tecnologias em saúde. Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes e regionalização; organização da gestão colegiada: controle social e participação da comunidade; planejamento e resultados. Financiamento da Saúde: histórico - antecedentes e crises; Gestão Administrativa e Financeira no SUS: conceitos; gestão de materiais; gestão de compras; gestão de contratos; fundos de saúde; investimentos. Contratualização dos serviços de saúde e Programação Pactuada e Integrada (PPI). Epidemiologia e Administração de serviços de saúde. Política Nacional de Humanização do SUS

Farmacêutico (Especialista de Saúde I)

Política Nacional de Humanização (PNH). Assistência Farmacêutica no SUS: medicamentos disponibilizados, programas aos quais se destinam (Componente Básico, Especializado, Estratégico). Farmacologia Geral: Farmacocinética (absorção, distribuição e eliminação de drogas); Farmacodinâmica (mecanismos de ação das drogas); Interações Medicamentosas; Conceito de biodisponibilidade e bioequivalência. Noções de Atenção Farmacêutica: uso racional de medicamentos. Farmacovigilância. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas no SUS. Política Nacional de Medicamentos: políticas de saúde e de medicamentos (Portaria GM/MS Nº 3.916/1998). Ciclo da Assistência Farmacêutica: produção, seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação de medicamentos. Ética Profissional: Resolução Nº 417/2004 do Conselho Federal de Farmácia. Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Conceito de Essencialidade de Medicamento – RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Portaria SVS/MS Nº 344/1998 – Dispensação e escrituração de medicamentos sujeitos à controle especial. Lei Nº 9.787/1999 – Medicamentos de referência, similares e genéricos. Boas práticas de armazenamento e estocagem de medicamentos. Logística de abastecimento da farmácia: organização de almoxarifados, controle e planejamento de estoque de medicamentos e outros insumos (consumo médio mensal, ponto de requisição, estoque mínimo e estoque máximo – curva ABC). Centros de Informações de Medicamentos. - Comissões de Farmácia e Terapêutica. RDC Nº 20 de 5 de maio de 2011 (Medicamentos antimicrobianos).

Analista de Auditoria e Regulação e Fiscalização da Saúde - Fisioterapeuta

Conceitos de Anatomia, Biomecânica, Cinesiologia, Cardiologia. Abordagem da dor. Conceito de atenção básica, especializada e urgência e Emergência. Órtese e prótese: tipos de órtese, tipos de prótese. Conceitos de regulação e fiscalização em saúde. Abordagens contemporâneas do Conceito de saúde. Regulação da atenção à saúde e regulação assistencial: ações e diretrizes. Sistemas de Informação em saúde: ambulatorial e hospitalar. Política Nacional de Saúde: ações na atenção básica, média e alta

176

No documento 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (páginas 174-176)

Outline

Documentos relacionados