• Nenhum resultado encontrado

3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

3.4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

4.5.1 Ambiente político legal

Os profissionais de marketing precisam adquirir conhecimento, ou seja, estar familiarizados com as leis e regulamentações internacionais, nacionais, estaduais e municipais onde pretendem fazer negócios.

As leis podem sofrer alteração de um Estado para outro. Ficando ai um alerta para os profissionais de marketing sobre esse destaque.

Em nível federal, muitos órgãos regulam as operações comerciais. Por exemplo, o Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor (CADE) procura impedir que métodos desleais de concorrência e atos de desleais e enganosos.

Rita de Cassia Quirino Ramos Me se utiliza do sistema Simples Nacional. Este é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar n° 123/06. Para o ingresso no Sistema Simples Nacional é necessário o cumprimento das seguintes condições: enquadrar-se na definição de microempresa ou de empresa de pequeno porte; cumprir os requisitos previstos na legislação e formalizar a opção pelo Simples Nacional. Apresenta as seguintes características: ser facultativo; ser irretratável para todo o ano-calendário; abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP); recolhimento dos tributos abrangidos mediante documento único de arrecadação - DAS; disponibilização às ME/EPP de sistema eletrônico para a realização do cálculo do valor mensal devido, geração do DAS e, a partir de janeiro de 2012, para constituição do crédito tributário; apresentação de declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais; prazo para recolhimento do DAS até o dia 20 do mês subsequente àquele em que houver sido auferida a receita bruta; possibilidade de os Estados adotarem sublimites para EPP em função da respectiva participação no PIB. (FRISCH, 2019; RECEITA FEDERAL, [2019]).

A legislação brasileira cita algumas Leis Federais que afetam o desenvolvimento do Marketing da empresa. Neste estudo foi analisado as seguintes que podem afetar a empresa Rita de Cássia Quirino Ramos.

São elas:

1) A Lei n° 8.078/9 de 11 de setembro de 1990 institui o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Esta lei é abrangente que aborda as relações de consumo em todas as esferas: civil, administrativa e penal. O Código de Defesa do Consumidor possui artigos específicos que podem influenciar no marketing. São eles:

· Podem indicar limitações a estratégia de produtos: Artigo 32 (Oferta de

componentes e peças de reposição de um produto) que diz que os fabricantes e

importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto; Artigo 39, inciso III (Produtos ou serviços não solicitados), comenta que é vedado enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço;

· Podem indicar limitações a estratégia de preços: Artigo 39, inciso X (Reajuste de preços) que é proibido elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços; Artigo 39, inciso XIII (Índice de reajuste) que é vedado aplicar fórmula ou índice de reajuste diverso do legal ou contratualmente estabelecido;

· Podem indicar limitações a estratégia de distribuição: Artigo 34, (Representantes autônomos) que trata sobre o fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos;

· Podem indicar limitações a estratégia de promoção: Artigo 36 que prevê o princípio da identificação obrigatória da mensagem publicitária, a publicidade deve ser veiculada de forma que o consumidor fácil e imediatamente a identifique, ou seja que deva ser facilmente compreendida; Artigo 37 que proíbe a publicidade enganosa ou abusiva. No §1º desse dispositivo, o CDC descreve que a publicidade enganosa é “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário” que seja inteira ou parcialmente.

2) A Lei n° 10.962 de 11 de outubro de 2004 dispõe sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor. Só serão admitidas as formas de afixação de preços no comércio em geral, por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos bens expostos à venda, e em vitrines, mediante divulgação do preço à vista em caracteres legíveis.

3) O Decreto n° 5.903 de 20 de setembro de 2006 que regulamenta a Lei no 10.962, de 11 de outubro de 2004, e a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990. Este decreto dispõe sobre as práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumidor de obter informação adequada e clara sobre produtos e serviços, previstas na Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990. Os preços de produtos e serviços deverão ser informados adequadamente, de modo a garantir ao consumidor a correção, clareza, precisão, ostensividade e legibilidade das informações prestadas.

4) A Lei n° 12.414 de 9 de junho de 2011 (lei de cadastros positivos). Esta lei disciplina a formação e consulta a bancos de dados, constitui alguns dos princípios de proteção à privacidade e aos dados pessoais. Esse banco de dados tem como finalidade subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro. (CHURCHILL; PETER, 2000).

Segue abaixo a descrição (Quadro 2) sobre a relação entre os eventos do Ambiente Político-legal e a empresa.

Quadro 2 – Relação entre os eventos do Ambiente Político-legal e a empresa Rita de Cássia Quirino Ramos ME

Evento Oportunidade Ameaça Justificativa

Simples Nacional. X O Sistema Simples Nacional permite que a

empresa pague menos impostos e quitem os mesmos a partir de um único documento (DARF), facilitando o pagamento a gestão do pagamento dos impostos.

Limitações das

estratégias do composto mercadológico.

X X Esta lei é uma oportunidade se a empresa a

respeitar.

É uma ameaça se a empresa não cumprir todos os itens da Lei e consequentemente sofrerá punições.

Afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor.

X É uma oportunidade pois faz com que a

empresa seja obrigada a afixar seus produtos com etiquetas ou similares afixados diretamente nos bens expostos à venda, e em vitrines, mediante divulgação do preço à vista em caracteres legíveis, tornando a empresa organizada.

Práticas infracionais que atentam contra o direito básico do consumido em obter informações sobre o produto.

X É uma ameaça se a empresa não cumprir as determinações da Lei, ou seja garantir que o consumidor obtenha informações necessárias de forma clara sobre o produtos.

Cadastro Positivo X Permitirá a empresa o acesso as

informações sobre o cliente facilitando assim a gestão do negócio.

Documentos relacionados