• Nenhum resultado encontrado

A coleta dos dados originais foi realizada durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2007, na própria instituição, com estudantes de ensino superior matriculados em um dos campi de uma universidade confessional na região sudeste do Brasil. Esta instituição na época do desenvolvimento do estudo possuía cerca de 52 mil alunos, sendo uma das cinco maiores universidades brasileiras e contava com 43 cursos de graduação e cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Este estudo foi realizado com estudantes matriculados em um campus específico da instituição. Os doze cursos presenciais oferecidos neste campus na ocasião eram: Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Turismo. A instituição também possuía o curso de Ciências Contábeis, oferecido na modalidade de ensino a distância.

A coleta dos dados ocorreu de forma coletiva e individual em locais distintos, como salas de aula, biblioteca, clínicas e escritórios-escola da instituição além de outros espaços de convívio do estudante. Importante lembrar que devido a coleta de dados envolver seres humanos, a pesquisa que originou este estudo seguiu os princípios presentes na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sendo submetida à apreciação do Comitê de Ética da Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp aprovada sob parecer no. 547/2007.

Participaram do estudo original 1070 estudantes matriculados nos semestres iniciais e finais de cursos de graduação. Foram considerados alunos ingressantes aqueles matriculados no primeiro ou no segundo semestre do curso superior. Já para os concluintes, foram considerados os estudantes matriculados nos dois últimos semestres de conclusão. A duração dos cursos superiores na instituição analisada variava de oito e dez semestres.

Do total de participantes do estudo, 586 (54,7%) eram estudantes ingressantes e 417 (38,9%) eram universitários concluintes. Dos participantes houve, ainda, 67 estudantes (6,3%) considerados alunos de meio de curso. Com relação ao sexo, metade dos participantes do estudo era do sexo masculino e os outros 50% pertenciam ao sexo feminino. A idade dos estudantes variou de 17 a 69 anos, sendo a média de idade de 23 anos, com um desvio-padrão de 5,6. Os dados mais específicos sobre o aluno ingressante indicaram que a faixa etária dos mesmos variava de 17 a 69 anos, com média de 21,24 anos e desvio-padrão de 5,42. Sobre os alunos

concluintes, a idade dos participantes variou de 20 a 49 anos, com uma média de 25,45 anos e desvio-padrão de 5,08.

Outro critério utilizado para a seleção dos participantes foi o de estar matriculado em cursos superiores presenciais da instituição, visto que os objetivos do estudo envolviam a análise das interações estabelecidas com os pares nesta modalidade de ensino. A coleta de dados envolveu universitários matriculados nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas. Com isso, buscou-se garantir também um perfil distinto dos estudantes no que se refere às características particulares de formação, uma vez que isto pode interferir no envolvimento do estudante com as atividades acadêmicas e, também, nas interações que estabelecem com os seus pares.

Para o presente estudo e como justificativa para a escolha e utilização desta base de dados, pode-se citar que:

• O instrumento utilizado para a coleta de dados sobre interação entre pares possui

informações adequadas aos objetivos do presente estudo e apresenta características psicométricas que recomendam seu uso;

• Os dados totais do banco provêm de aplicação do instrumento em estudantes de graduação de diferentes áreas do conhecimento, de cujo total é possível destacar aquelas características que respondem aos objetivos do presente estudo, no caso, a variável idade dos sujeitos.

A opção por trabalhar com os estudantes ingressantes deriva do conhecimento da importância do primeiro ano para o sucesso acadêmico posterior dos alunos. O ingresso no ensino superior apresenta-se como um momento de transição caracterizado por um processo complexo e multidimensional, que envolve desafios aos estudantes propostos pelas vivências acadêmicas em diferentes domínios, dos quais, destaca-se entre outros aspectos, o domínio social e interpessoal, caracterizado pelos padrões de relacionamentos interpessoais com diferentes grupos, entre estes, os pares (ALMEIDA, FERREIRA e SOARES, 1999).

Para o presente estudo, em função de seu objetivo, foram selecionados deste banco de dados, os participantes que apresentavam as seguintes características: ser ingressante no curso de graduação e idade igual ou superior a 25 anos.

A partir destes critérios foram identificados 84 estudantes, que passaram a compor a amostra do estudo e cujas características são descritas a seguir:

Tabela 2. Idade dos participantes Idade N % 25 – 29 anos 43 51,19 30 – 39 anos 30 35,71 >= 40 anos 11 13,10 Total 84 100,0

A distribuição da amostra por idade, apresentada na Tabela 2, indica que 51% da amostra possuem entre 25 e 29 anos, e 49 % são ingressantes que apresentam idade acima de 30 anos.

A distribuição dos participantes por sexo, apresentada na Tabela 3, indica equilíbrio entre alunos adultos do sexo masculino e feminino.

Tabela 3. Sexo dos participantes.

Sexo N %

Masculino 44 52,4

Feminino 40 47,6

Total 84 100,0

Referente ao horário de funcionamento do curso observa-se na Tabela 4, que há uma maior concentração dos estudantes no horário noturno, característica muito comum, encontrada na literatura quando investigam o estudante adulto.

Tabela 4. Turno do Curso.

Turno do Curso N %

Diurno 31 36,9

Noturno 53 63,1

Total 84 100,0

Do total de 84 estudantes adultos ingressantes, 73,8% exercem atividade remunerada, conforme Tabela 5.

Tabela 5. Exercício de Atividade Remunerada

Atividade Remunerada N %

Sim 62 73,8

Não 22 26,2

Total 84 100,0

Na Tabela 6, referente ao semestre do curso, observa-se maior concentração de participantes no 1º. Semestre do curso.

Tabela 6. Semestre do Curso

Semestre do Curso N %

1º. semestre 50 59,52

2º. semestre 34 40,48

Total 84 100,0

Documentos relacionados