• Nenhum resultado encontrado

2.2 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

3.2.2 Amostra

Baseado na definição da Vergara (1997), a amostra da pesquisa é uma parte do universo (população), a qual é escolhida a partir de algum critério. O critério utilizado para escolher a amostra foi a experiência em PSS, sendo então uma amostra intencional. Desta forma, alguns especialistas na área foram convidados a participar da pesquisa. Entre eles destacam-se cinco especialistas da academia, os quais possuem uma média de seis anos de experiência em PSS e especialistas das duas empresas apresentadas anteriormente, os quais também possuem experiências sobre o tema. Os especialistas das empresas estão envolvidos com o marketing (por conhecer melhor o consumidor), P&D (por conhecer melhor a oferta do negócio) e direção de projetos (por conhecer melhor sobre os envolvidos no negócio – provedor). Cabe destacar que o envolvimento com estes especialistas específicos das empresas ocorre pelo fato dos mesmos estarem envolvidos com as três dimensões do PSS.

Apresenta-se a seguir (Quadro 2) os especialistas da academia e de empresas parceiras na pesquisa, assim como a formação, área de atuação e experiência em PSS.

Quadro 2 - Especialistas em PSS da academia e de empresas brasileiras. Fonte: Adaptado de UNEP (2004).

Diante do Quadro 2, percebe-se que a maior parte dos especialistas apresentados são da área do design e a experiência em PSS é através da academia, isso ocorre pois o PSS ainda é pouco disseminado tanto na literatura como na prática, principalmente. Estes foram selecionados por

apresentarem alguma experiência sobre o tema e esta experiência pode ser observada em faixas de anos. Como o critério para a seleção da amostra tem como pré-requisito possuir alguma experiência em PSS, estas faixas são usadas para ter uma idéia do tempo que cada especialista tem sobre o tema. Os especialistas em questão, contribuem com dados que são coletados através de questionários respondidos pelos mesmos.

3.2.2.1 Empresas parceiras da pesquisa

As empresas selecionadas para serem parceiras desta pesquisa fazem parte da literatura especializada em PSS e estão situadas no Brasil. Desta forma, consideram-se estes os critérios de escolha dos mesmos. Sendo assim, quatro empresas foram convidadas a participar deste trabalho, todas fazem parte da literatura sobre PSS e estão situadas em Curitiba/PR, Bento Gonçalves/RS, Joinville/SC e São Paulo/SP, no entanto, somente as duas últimas demonstraram interesse na participação.

Primeiramente foi enviado à todas as empresas convidadas a contribuírem com a pesquisa uma carta de apresentação com uma breve introdução a respeito da pesquisa (Apêndice A), tendo como objetivo formalizar o contato. Após as empresas aceitarem a participação na pesquisa, as mesmas assinaram um termo de autorização (Apêndice B), permitindo o uso das informações oferecidas pelos mesmos, assim como a autorização na divulgação do nome da empresa.

Desta forma, as empresas que participaram e contribuíram respondendo ao questionário foram a Whirlpool S.A., localizada na região de Joinville – SC (WHIRLPOOL, 2010) e a empresa Zazcar (Ícaro Locadora Ltda), localizada na região de São Paulo – SP (ZAZCAR, 2010).

A Whirlpool S.A., fabrica no Brasil – através das marcas Brastemp e Consul, - eletrodomésticos denominados linha branca, como refrigeradores, freezers horizontais e verticais, fogões, lavadoras de roupa, secadoras, lava-louças, microondas, fornos elétricos, condicionadores, depuradores de ar, coifas e climatizadores. A empresa oferece também, através da marca Brastemp, uma linha de eletroportáteis, como batedeiras, liquidificadores e processadores de alimentos (WHIRLPOOL, 2010a).

A Whirlpool S.A. foi formada a partir da reorganização societária da Multibrás S.A. eletrodomésticos e da Empresa Brasileira de

compressores S.A. - Embraco, as quais continuam operando como unidades de negócio independentes (WHIRLPOOL, 2010a).

Esta pesquisa busca a interação com a empresa Whirlpool S.A. do Brasil através de um questionário realizado com um dos desenvolvedores e integrante do projeto PSS: purificador de água. Destaca-se que foram convidados especialistas do marketing, P&D e direção de projetos, no entanto, somente o diretor de projetos, o qual é integrante e responsável pelo modelo de negócio em questão, quem respondeu ao questionário. O mesmo deixou claro compreender bem as três dimensões do PSS, por estar bastante envolvido com o projeto. Este projeto, o qual propõe um novo modelo de negócio para a organização, vêm modificando a maneira de oferecer um negócio para o consumidor. Snyder e Duarte (2008) elogiam a iniciativa realizada pela Whirlpool S.A. no Brasil em oferecer um sistema totalmente diferente do que é oferecido normalmente. A empresa oferece um modelo de negócio centrado na locação de um purificador de água (Figura 31), denominado de EcoHouse, o qual foi criado para possibilitar com que a empresa pudesse ingressar em um novo nicho de mercado. Este nicho ainda é pouco explorado pela indústria deste setor, o qual vem gerando um rendimento mensal através de consumidores que contratam os seus serviços (TOLFO et al., 2010).

A Whirlpool S.A. destaca que não vender os produtos e sim oferecer uma assinatura mensal é uma oportunidade para a mesma, sendo uma estratégia focada no comércio de serviços, o qual vem crescendo nos últimos anos (WHIRLPOOL, 2010).

A empresa Zazcar é a primeira empresa da América Latina a utilizar um conceito inovador de mobilidade denominada carsharing (Figura 26) . Este modelo de negócio chegou ao Brasil na metade do ano de 2009, o qual foi inspirado em modelos de sucesso nos EUA e Suíça (REVISTA QUATRORODAS, 2010).

Willians (2007) considera que para a indústria de automóveis alcançar a sustentabilidade necessita mudar radicalmente os padrões de consumo, utilizando modelos de negócio como o PSS, sugerido pelo autor, o qual apresenta-se como uma nova forma de oferecer mobilidade aos consumidores. Entretanto, a empresa Zazcar oferece aos seus consumidores mobilidade e não propriedade do automóvel, onde o consumidor paga pelo tempo e pela quilometragem percorrida e o procedimento para utilizar os serviços são através de um cadastramento no site ou call center, e aquisição do cartão pessoal após aprovação do cadastro. Com o cartão, o consumidor reserva seu carro preferido

também via site ou call center, desbloqueia-o e utiliza o carro durante o tempo que achar necessário (ZAZCAR, 2010).

A Zazcar é um exemplo que visa a desmaterialização de produtos, pois pode-se reduzir a quantidade de carros nas ruas, através do compartilhamento dos carros, pode-se aumentar sua vida útil incluindo serviços e também pode-se utilizar o produto a maior parte do tempo durante todo o seu ciclo de vida.

O compartilhamento é realizado a partir da utilização do mesmo carro por várias pessoas, o aumento da vida útil é realizado através de manutenções periódicas, remanufatura, entre outros e o aumento do uso desta oferta, o qual deve ficar parado o menor tempo possível, diferente de modelos de negócio tradicionais, os quais ficam em torno de 90% do ciclo de vida total parados (WILLIAMS, 2007). Yang et al. (2008) destacam que através do compartilhamento, pode-se reduzir a quantidade de carros nas ruas em torno de 40%.

Esta pesquisa busca a interação com a empresa Zazcar através de um questionário realizado com o diretor da empresa, o qual está totalmente envolvido com o modelo de negócio PSS: car-sharing. Foram convidados especialistas do marketing, P&D e direção de projetos, assim como para a empresa Whirlpool, no entanto, por estar à frente do modelo de negócio, somente o diretor da empresa quem respondeu ao questionário. O mesmo deixou claro compreender bem as três dimensões do PSS, por estar bastante envolvido com o projeto. Desta forma, apresenta-se a seguir a coleta dos dados.

Documentos relacionados