• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.3 AMOSTRA E UNIVERSO

A amostra escolhida para a realização das entrevistas e do grupo focal foi a não probabilística por conveniência, em que se decide intencionalmente, e não, de forma aleatória, considerando condições como os sujeitos essenciais no ponto de vista do investigador, facilidade para se encontrar as pessoas, entre outros critérios estabelecidos (TRIVIÑOS, 1995).

Para a realização das entrevistas, foi definido como principal critério de seleção as pessoas que ocupam papéis estratégicos, de liderança e que sejam, de certa forma, representantes de um grupo. No segmento formado por servidores técnico-administrativos e docentes, o critério foi de que deveriam ocupar funções de coordenação. Portanto, foram entrevistados onze docentes e nove técnico-administrativos. Essa seleção se justifica porque, em cada coordenação, existe a figura do coordenador, que exerce um papel estratégico de responsável por gerir todas as competências relacionadas ao seu setor e é o chefe imediato dos servidores que estão lotados em sua coordenação ou vinculados a ela.

No segmento formado por discentes, foi entrevistado um representante de cada curso, considerando-se os seguintes critérios: ser representante de turma e o tempo em que estudava no Campus. Assim, foram escolhidos os que representavam determinado grupo e que estavam há mais tempo vivenciando a realidade da Instituição. Tais critérios foram adotados porque o fato de serem representantes de turma demonstra algum grau de representatividade sobre os demais alunos, e os que estudam há mais tempo no Campus têm mais condições de dar informações relevantes sobre a realidade da Instituição. Assim, foram entrevistados 11 alunos, de forma que cada curso ofertado pela Instituição - presencial ou na modalidade a distância - teve um representante entrevistado.

O terceiro e último segmento de entrevistados foi composto de gestores do Campus Picuí que lidam diariamente com diversas questões que envolvem o planejamento do Campus. Foram três entrevistados: o Diretor geral, o Diretor de desenvolvimento do ensino e o Diretor de administração e planejamento.

Quadro 5 – Segmento dos selecionados para a entrevista

Segmentos Entrevistados

Servidores técnico- administrativos e

docentes

 Coordenador de Formação Geral e Projetos Especiais;

 Coordenador do Curso Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática;

 Coordenador do Curso Integrado em Informática;

 Coordenador do Curso Subsequente em Mineração;

 Coordenador do Curso Integrado em Geologia;

 Coordenador do Curso Integrado em Edificações;

 Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia;

 Coordenador de Extensão;

 Coordenador de Pesquisa;

 Coordenador de Tecnologia e Inovação;

 Coordenador de Pós-graduação;

 Coordenador pedagógico e de apoio ao estudante

 Coordenador de controle acadêmico;

 Coordenador de turnos;

 Chefe de Gabinete;

 Coordenador de compras e contratos;

 Coordenador de planejamento e execução financeira;

 Coordenador de administração de materiais e recursos patrimoniais;

 Coordenador de manutenção, segurança e transporte;

 Coordenador de gestão de pessoas

Discentes

 01 representante de Turma do Curso Integrado em Edificações;

 01 representante de Turma do Curso Integrado em Manutenção e Suporte em Informática;

 01 representante de Turma do Curso Integrado em Geologia;

 01 representante de Turma do Curso Integrado em Informática;

 01 Representante de Turma do Curso Subsequente em Mineração;

 01 representante de Turma do Curso Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática;

 01 representante de Turma do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (EAD);

 01 representante de Turma do Curso Técnico em Secretariado Escolar;

 01 representante de Turma do Curso Superior em Agroecologia;

 01 representante de Turma do Curso Superior em Letras (EAD);

 01 representante de Turma do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Ambientais do Semiárido

Gestores

 Diretor geral;

 Diretor de desenvolvimento do ensino;

 Diretor de Administração e Planejamento.

Serão ao todo 34 entrevistados - 11 docentes, nove técnicos administrativos, 11 discentes e três gestores, definidos através de amostragem por conveniência, obedecendo a critérios anteriormente mencionados. Definiu-se a seguinte configuração no que se refere aos sujeitos da pesquisa.

Quanto ao universo da pesquisa, esse é de 976 indivíduos, de forma que 65 são docentes, 34 técnicos-administrativo, 874 alunos e 03 gestores.

Para realização dos grupos focais, pretendiam-se, inicialmente, formar dois grupos, de forma heterogênea - um deles composto por discentes, docentes e técnicos administrativos, todos pertencentes ao quadro do Campus e tendo como principal critério na escolha dos participantes o interesse na temática e em compor o grupo de discussão. Apresentaram-se como voluntários 11 participantes - quatro técnicos administrativos, quatro docentes e três discentes. Todos os voluntários não participaram da etapa anterior da pesquisa, que foi a realização das entrevistas. Em relação à formação do outro grupo focal, seria composto pelos gestores do Campus (Diretor Geral, Diretor de Administração e Planejamento e Diretor de Desenvolvimento de Ensino), no entanto, em virtude da indisponibilidade de tempo e do grande número de compromissos e atividades, não foi possível realizar tal grupo, mas foi feita uma entrevista não estruturada com um dos gestores do Campus, o Diretor de Administração e Planejamento. Optou-se pela entrevista não estruturada, tendo como enfoque a apresentação e a análise dos dados coletados durante o grupo focal realizado anteriormente, para identificar, segundo o gestor, a viabilidade de se aplicar a proposta, assim como o seu posicionamento quanto ao que é ou não viável.

No que se refere aos sujeitos da pesquisa, foram atribuídos códigos para cada um dos selecionados, conforme mostrado no quadro 6.

Quadro 6 – Sujeitos da pesquisa

Sujeito Código adotado

Docentes DOC Técnicos administrativos TAE Discentes DISC Gestores GEST

Fonte: Elaborado pelo autor

Através da atribuição de códigos aos entrevistados e participantes do grupo focal, buscou-se identificar o segmento pertencente a cada um deles e foi atribuída, além do código,

uma numeração aleatória, visando preservar a identidade dos sujeitos da pesquisa.