• Nenhum resultado encontrado

A ampola de raio X produz a energia de radiação necessária à criação da imagem.

Aquisição helicoidal

È um método de aquisição em TC, em que o paciente se move continuamente durante o processo de aquisição da imagem; neste tipo de aquisição a informação é colhida como um volume; também conhecida como TC espiral.

Array de detectores

Em TC, é o conjunto de milhares de detectores que efectuam a medição e quantificação de radiação.

Artefacto

Na imagem são qualquer tipo de objecto ou interferência que não faz parte da imagem em estudo; podem ser causados pelo movimento do paciente ou qualquer tipo de problemas de ordem técnica ou não; os artefactos são específicos de cada técnica de imagem médica.

Atenuação

É o decréscimo da intensidade do feixe de radiação quando atravessa a matéria. A atenuação é uma propriedade do tipo de material que é atravessado.

Bit

Byte

Unidade de memória digital contém 8 bits.

Colimador

Em TC, é abertura pela qual atravessam os fotões de raio X; os colimadores, confinam e direccionam a radiação criando um feixe em forma de leque que determina o campo de visão (FOV) e espessura de corte.

Consola do operador

Composta por dispositivos alfanuméricos e de apresentação num monitor das imagens obtidas.

Convolução

O filtro de convolação é uma operação matemática dos diferentes perfis antes da operação de retroprojecção.

Detectores de xénon

Câmara de ionização de gás xénon; esta câmara é composta por 3 placas de Tungsténio; quando o fotão entra no canal ioniza o gás implicando uma aceleração e ampliação pela corrente eléctrica entre as placas destes iões permitindo que a carga colectada produza uma corrente eléctrica.

Digital

Tecnologia electrónica, que gera, armazena e processa informação como 0 e 1, positiva ou negativa; a tecnologia digital substitui a informação analógica por sinais eléctricos de diferentes amplitudes e frequências.

Feixe de radiação electromagnética

È um conjunto de fotões emitidos por uma fonte de pequenas dimensões, limitado por um colimador adequado.

Filtro

Em TC, é uma fórmula matemática que faz parte do software do computador e permite a amplificação ou supressão de determinados aspectos na imagem.

Filtro sharp

Filtro que melhora a resolução espacial, como por exemplo em regiões que contêm pequenos ossos como é o caso da mão e do punho.

Filtro smooth

Filtro que realça as baixas frequências para suavizar as imagens e reduzir os seus contornos; usado no estudo de em tecidos moles.

Fosforescência Primária

Definida como a quebra na intensidade luminosa imediatamente após o termo da emissão de radiação X.

Fosforescência Secundária

É definida como a captura e electrões libertados por efeito térmico em pontos em que a matriz do material apresenta defeitos.

Gantry

É a estrutura que contem os principais componentes de um equipamento de tomografia; contem o gerador, detectores, colimadores e o sistema de aquisição; a gantry efectua movimentos de inclinação.

Intensidade de corrente

A intensidade de corrente de um feixe de electrões é o número de electrões que, por segundo, atravessam a área de 1cm2 normal à direcção da velocidade de deslocamento.

Janela

É a selecção das radiodensidades que vão aparecer na imagem; o leque de radiodensidades (Unidades de Hounsfield), que aparecem na imagem são denominadas de largura da janela; o centro desse leque é denominado de nível da janela.

eV

É a energia de um electrão sujeito à diferença de potencial de um volte. O keV é um múltiplo de energia correspondendo a mil eV.

kV

Mil vez a unidade de diferença de potencial V.

Ampliação

Utiliza somente dados da imagem para ampliar a mesma; a imagem fica maior perde alguma definição e ganha alguma distorção; a magnificação é uma função útil a ser empregue em imagens isoladas de um estudo, ou seja para realçar pequenas anormalidades de modo a serem mais facilmente avaliadas.

Material de cintilação

Em TC, é um material em estado sólido que compõem os detectores; é usado na detecção de radiação; este tipo de material emite uma luz visível quando é estimulado; essa luz é convertida em sinal eléctrico que é proporcional a intensidade da radiação X.

Matriz (array)

Na imagem digital bidimencional, a matriz representa o número de pixels usados em cada dimensão da imagem (exemplo 512x512).

Modelação

É uma variação periódica de um sinal no domínio espacial e temporal.

Par de linhas

Em imagem é denominado como uma linha e o intervalo até à próxima linha; é usado par descrever a resolução espacial; a resolução espacial é expressa em par de linhas por milímetro.

Pós processamento

Em TC, é a manipulação de uma imagem no software do computador; tem por objectivo a melhoria da qualidade das imagens; durante o pós-processamento é possível criar mais planos de visão, como por exemplo 3D que são obtidos pelo conjunto de cortes axiais ou aquisição volumétrica.

Pitch

Em TC espiral, é o rácio do movimento da mesa durante uma rotação da ampola de 360º e a espessura de colimação do feixe; um pitch depor exemplo 0,5 é equivalente a

um pitch reduzido permite a aquisição de pequenas porções de tecido mas melhora a qualidade de reconstrução das imagens.

Pixel

É um elemento da imagem; é o mais pequeno elemento que a imagem contém.

Projecção

Conjunto de raios soma que possuem direcções paralelas (Lima, 1995).

Região de interesse

A região de interesse (ROI), permite definir uma área na imagem que pode adoptar uma forma circular, elíptica, quadrada, rectangular ou desenhada ao contorno pretendido.

Resolução de contraste

É a capacidade de distinguir tecidos que apresentam a mesma densidade.

Resolução espacial

É a capacidade de produzir detalhe numa imagem; é expressa em par de linhas por milímetro; a resolução espacial é referente à capacidade de distinção de objectos com elevado contraste.

Retroprojecção

Um processo matemático de reconstrução das imagens tomográficas, que usa o row data da aquisição.

Sistema de aquisição

Em TC, é um sistema que amplifica o sinal proveniente dos detectores e o converte da forma analógica em digital e o envia para o computador.

Tomografia computorizada

É uma técnica de imagem que cuja finalidade é determinar o coeficiente de atenuação linear μ (x, y) em cada ponto de uma secção espessa do corpo a partir de um conjunto de projecções obtidas para diferentes ângulos em torno do objecto; permite a

Unidades de Hounsfield

É um método de quantificar os coeficientes de atenuação em tomografia computorizada; têm o nome de Godfrey Hounsfield, inventor do TC em 1972; as unidades de Hounsfield representam densidades dos tecidos anatómicos; são incluídos numa escala que atribui à água o valor 0, ao ar o valor -1000 e ao osso o valor +1000.

Voxel

É uma unidade de volume; é o produto do pixel pela espessura de corte; é o mais pequeno elemento de volume em que pode ser dividida uma imagem.