• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA REALIZADA NA WEB OF SCIENCE

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (páginas 52-56)

Objetivando complementar as informações obtidas no Banco de Teses da CAPES, optou-se em pesquisar nas bases de dados internacionais da Web of Science, as publicações indexadas relacionadas ao conhecimento tradicional. Foram realizadas três diferentes buscas, todas pesquisadas no modo avançado de busca, com várias expressões e operadores booleanos (AND, OR, NOT). Para que houvesse uma boa revocação e a maioria das publicações sobre o assunto fosse recuperada, nenhuma data base foi selecionada, todos os anos foram pesquisados e nenhuma base de dados foi excluída, sendo a pesquisa feita nas cinco bases existentes na Web of Science (SCI-EXPANDED, SSCI, A&HCI, CPCI-S, CPCI-SSH).

1. Primeira busca: Teve a intenção de recuperar na Web of Science publicações brasileiras sobre o conhecimento tradicional. Utilizou-se para isso a seguinte expressão de busca:

TS= ("Local knowledge" OR "Traditional knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge and Management Systems" OR "Indigenous Knowledge" OR "Community Knowledge" OR "Rural Peoples Knowledge" OR "Farmers Knowledge") AND AD= ("Brazil")

A tag TS (Topic) foi utilizada para que as palavras fossem pesquisadas no resumo, título ou nas palavras-chave, já a tag AD (Address) permitiu que somente as publicações que houvesse autores com o endereço do Brasil fossem recuperadas. O número de registros obtidos nesta pesquisa foi cento e setenta e dois.

2. Segunda busca: A fim de verificar o que os outros países publicaram sobre o conhecimento tradicional relacionado ao Brasil a seguinte expressão de busca foi criada:

TS= ("local knowledge" OR "traditional knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge and Management Systems" OR "Indigenous Knowledge" OR "Community Knowledge" OR "Rural Peoples Knowledge" OR "Farmers Knowledge") AND TS=("Brazil" OR "brazilian") NOT AD= (Brazil)

Com esta expressão as palavras pesquisadas no título, resumo e palavras-chave do campo Topic foram aquelas relacionadas com o conhecimento tradicional incluindo as palavras “Brazil” e “brazilian” e, como o objetivo era ver o que os outros países publicaram, excluiu-se todos os registros brasileiros através da tag NOT AD=(Brazil). O número de resultados foi quarenta e nove, mas estudando esses resultados uma falha foi descoberta: cada registro possui dois tipos de palavras-chave, aquelas que são indicadas pelos próprios autores e aquelas que foram criadas pela Web of Science (chamadas de Keyworks Plus). Havia

registros os quais a palavra Brazil estava presente somente nas Keyworks Plus e em alguns casos esta presença era equivocada, pois os autores não citavam o Brasil nem mesmo no texto completo do artigo; foi necessário excluir esses artigos e formar uma nova lista de resultados, ficando no final trinta e quatro registros para serem analisados.

3. Terceira busca: O propósito da última busca foi constatar de uma maneira mais ampla o que há na Web of Science sobre o conhecimento tradicional. A pesquisa foi feita somente no campo Topic com os termos "traditional knowledge" mais os

sete termos equivalentes identificados por Rahman (2000).

TS= ("traditional knowledge" OR "local knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge" OR "Traditional Ecological Knowledge and Management Systems" OR "Indigenous Knowledge" OR "Community Knowledge" OR "Rural Peoples Knowledge" OR "Farmers Knowledge")

O resultado desta terceira busca foi de cinco mil, cento e quarenta registros.

Na Web of Science existem dois modos de analisar os resultados obtidos nas pesquisas. Um deles é salvar os dados no computador, sendo possível salvar no máximo quinhentos registros por vez em arquivos de texto (.txt) e transferir esses dados para algum programa próprio para fazer a bibliometria, como por exemplo o Vantage Point. O outro modo é: após cada busca ter sido realizada, na própria página de resultados há um link escrito analyze

results e um escrito create citation report, esse apresenta relatórios de citações mostrando, por

exemplo, a quantidade de citações que cada artigo já recebeu e quais foram os artigos que citaram, já no primeiro link uma série de tabelas podem ser geradas com rankings de autores, instituições, agências financiadoras, fonte, área, ano, país, título da conferência, editor, linguagem, tipo de documento, título da série e categorias da Web of Science. O modo escolhido nesta pesquisa para analisar os resultados das três buscas apresentadas anteriormente, foi o segundo.

Após a realização de cada busca, os resultados foram analisados pela Web of Science e todas as tabelas geradas por ela foram salvas e transferidas para o Excel. Cada tabela foi organizada e as mais relevantes foram escolhidas para serem analisadas detalhadamente. Com os dados obtidos de algumas tabelas foi possível a geração de dezoito gráficos. O resultado e a análise de todo este processo está no Capítulo 5 desta dissertação.

Entre as tabelas geradas pela Web of Science há duas que estabelecem o ranking das Organizações e essas tabelas tiveram que ser analisadas com um pouco mais de atenção, pois a padronização dos nomes das organizações não é boa, podendo uma instituição aparecer com nomes diferentes no ranking, interferindo com isso no número de resultados. A primeira

tabela que aparece é do campo chamado “Organizations”, que exibe os nomes das instituições em diversas formas. A segunda tabela é de um campo que foi criado recentemente a fim de melhorar o primeiro e denomina-se “Organizations- Enhanced”, que tem o objetivo de exibir os nomes preferenciais das instituições sem variantes.

Esse segundo campo apresentou algumas falhas: várias instituições continuaram aparecendo com mais de um nome como, por exemplo, “Universidade de São Paulo e USP”, “Feira Santana State Univ e Univ Estadual Feira De Santana” e ao analisar as instituições brasileiras a que apareceu com o maior número de publicações foi a Universidade Federal de Santa Maria, mas nos registros não havia nenhum autor desta universidade; por esta razão o campo utilizado foi o “Organizations” e, no caso das instituições brasileiras, a padronização dos nomes foi feita manualmente.

No capítulo a seguir, o item 5.1 apresenta os resultados obtidos do Banco de Teses da CAPES e o item 5.2 os resultados da Web o Science.

5 RESULTADOS: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

No documento UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (páginas 52-56)