• Nenhum resultado encontrado

3.3 SELEÇÃO E ANÁLISE DO PORTFÓLIO BIBLIOGRÁFICO

3.3.1 Análise Bibliométrica

Neste trabalho, foi realizada a análise a partir dos dados do perfil dos Portfólios Bibliográficos e do perfil das referências bibliográficas dos portfólios, sendo possível assim classificar periódicos, autores e artigos quanto ao número de citações no portfólio como um todo.

No Quadro 5 são apresentados os periódicos mais citados, e os artigos e autores com maior reconhecimento científico que integram os Portfólios 1 e 2 desta pesquisa.

Quadro 5 – Resultados da Análise Bibliométrica da pesquisa Modelos ágeis focado nos Testes

Foco da Análise

Bibliométrica Portfólio / Resultado

Qtde Citações Relevância do Periódico no portfólio bibliográfico e em suas referências Portfólio 1

- International Journal of Software Engineering and its

Applications 1

- Journal of Systems and Software 6

- IEEE Software 3

- Journal of Software Maintenance and Evolution 4

Portfólio 2

- Software Quality Journal 3

- Information and Software Technology 13 - IEEE Transactions on Software Engineering 46

Reconhecimento Cientifico dos Artigos

Portfólio 1

- JOVANOVIĆ, Irena, 2008. 40

- GAROUSI, Vahid; ZHI, Junji, 2013. 38

- GAROUSI, Vahid; VARMA, Tan,2010. 34

- KHAN, Mohd. Ehmer, 2011. 34

Portfólio 2

- DEJAEGER, K.; VERBRAKEN, T.; BAESENS, B., 2013. 66 - KHOSHGOFTAAR, T. M.; SELIYA, N.; SUNDARESH, N.,

2006.

80 - DROWN, D. J.; KHOSHGOFTAAR, T. M.; SELIYA, N.,

2009.

35 - KHOSHGOFTAAR, T. M.; GAO, K.; NAPOLITANO, A.,

2012.

29 - KHOSHGOFTAAR, T. M.; XIAO, Y.; GAO, K., 2014. 17

Continuação Foco da Análise

Bibliométrica Portfólio / Resultado

Qtde Citações

Autores de Destaque

Portfólio 1

- Muhammad Shahid, Suhaimi Ibrahim. 1

- Nashat Mansour, Husam Takkoush e Ali Nehme. 2 - Xiaobing Sun, Xin Peng, Hareton Leung e Bin Li. 3

Portfólio 2

- Nick J. Pizzi 6

- Taghi M. Khoshgoftaar, Yudong Xiao e Kehan Gao 26 - Karel Dejaeger, Thomas Verbraken e Bart Baesen 11 Fonte: Elaborado pela autora (2017)

A análise bibliométrica torna-se importante para aqueles que buscam por informações sobre o tema, pois auxilia os pesquisadores que pretendem realizar publicações, direcionando para aqueles periódicos com maior relevância sobre o tema pesquisado. Primeiramente, foram identificados os periódicos cujas publicações foram mais mencionadas nas referências dos artigos que compõem os Portfólios, onde, no Portfólio 1 houve destaque para o periódico International Journal of Software Engineering and its Applications, cuja principal área de publicação é a de área de engenharia de software aplicada, e no Portfólio 2, o periódico com maior destaque foi o Software Quality Journal.

A segunda análise fez um comparativo com o número de vezes que os artigos do Portfólio Bibliográfico foram mencionados no Google Scholar, com o número de citações obtidas pelo autor mais citado do artigo nas referências do Portfólio Bibliográfico, como pode ser observado no Quadro 5. Nesta etapa os artigos que mais se destacaram no Portfólio 1 foram: “Software Testing Methods and Techniques”, (JOVANOVIĆ, Irena, 2008), “A survey

of software testing practices in Canada” (GAROUSI; ZHIC, 2013). “Different Approaches to White Box Testing Technique for Finding Errors” (KHAN, 2011) e “A replicated survey of software testing practices in the Canadian province of Alberta: What has changed from 2004 to 2009?” (GAROUSI; VARMA, 2010). O autor dos artigos de destaque neste Portfólio 1 foi

o Garousi, o qual tem doutorado em Engenharia de Software feito na Universidade de Carleto no Canadá em 2006, e atualmente é professor na Universidade Hacettepe na Turquia. Já o segundo autor mais citado é Mohd Ehmer Khan que é Coordenador Acadêmico e professor do Departamento de Tecnologia da Informação em Musanna College of Technology, Omã, com vasta experiência de ensino e experiência administrativa em várias instituições internacionais.

O último cruzamento de informações do Portfólio Bibliográfico e das referências do Portfólio Bibliográfico teve por objetivo comparar o número de artigos que o autor teve dentro do Portfólio Bibliográfico com o número de vezes que o autor foi mencionado nas referências do Portfólio Bibliográfico, cujos resultados podem ser observados no Quadro 5. Na análise dos dados, foram identificados como destaques os autores Muhammad Shahid e Suhaimi Ibrahim. O autor Muhammad Shahid é Gerente Sênior de Engenharia de Software em uma organização. E o autor Suhaimi Ibrahim conhece assuntos de engenharia de software.

No Portfólio 2 os artigos que mais se destacaram foram: “Toward Comprehensible

Software Fault Prediction Models Using Bayesian Network Classifiers” (DEJAEGER, K.;

VERBRAKEN, T.; BAESENS, B., 2013), “An empirical study of predicting software faults

with case-based reasoning” (KHOSHGOFTAAR, T. M.; SELIYA, N.; SUNDARESH, N,

2006). Todos os artigos que com destaque tem autoria de Taghi M. Khoshgoftaar, sendo suas áreas de interesse: Engenharia de Software, Engenharia da qualidade e Confiabilidade de Software, Métricas e Medições de Software e entre outras áreas relacionadas à qualidade do software. Os autores mais citados na pesquisa do Portfólio 2 são: O Taghi M. Khoshgoftaar (autor mais citados nos artigos, é professor de Ciência da Computação na Universidade Atlântica na Flórida e é PhD, seus interesses de pesquisa é Engenharia de software e de qualidade, métricas e medidas de software), já Yudong Xiao (é Graduado pela Universidade de Melbourne) e Kehan Gao (Professor do Departamento de Matemática e Informática), Karel Dejaeger (é pesquisador no centro de pesquisas de Gestão em informática, na Leuven e seus interesses Engenharia de Software, Mineração de Dados, Rede Neural Artificial), Thomas Verbraken (tem doutorado em economia aplicada e mestrado em engenharia pela KU Leuven) e Bart Baesen (é professor associado da KU Leuven, possui mestrado em Engenharia de Negócios e doutorado em Ciências Econômicas Aplicadas pela KU Leuven); Nick J. Pizzi (Professor da Universidade de Winnipeg, e especialista em computação científica, reconhecimento de padrões, aprendizado de máquinas e análise estatística multivariada) e Dimitris Liparas (atualmente trabalha como pesquisador em High-Performance Computing

Center Stuttgart, tem experiência em Mineração de Dados, Engenharia de Software, Interação

Homem-Computador), Lefteris Angelis (é professor de Estatística e Sistema de Informação em Aristotle University of Thessaloniki, e especialista em Engenharia de Software, Mineração de Dados) e Robert Feldt (Professor, de Engenharia de Software, pela Chalmers University of

Technology e Blekinge Institute of Technology onde faz parte da divisão de engenharia de