• Nenhum resultado encontrado

6. RESULTADOS

6.4. Análise comparativa das práticas de gestão urbana

As principais práticas de gestão encontradas nos sites das prefeituras dos municípios que tiveram seus Planos Diretores analisados estão relacionadas com os princípios DOTS Mobilidade não motorizada/CAMINHAR, PEDALAR e CONECTAR, Transporte coletivo de qualidade/TRANSPORTE PÚBLICO, Espaços públicos e Gestão do uso do automóvel/ MUDAR e PEDALAR, conforme mostra a Tabela 15.

Tabela 15. Práticas de gestão urbana que estão de acordo com os princípios DOTS

Princípios Escalas Cidades Praia Grande Santo André São Carlos São Paulo Sorocaba Mobilidade não motorizada/ CAMINHAR, PEDALAR e CONECTAR Cidade x x x x Interbairros Bairro Rua x x x

Centros de bairro e pisos térreos ativos/MISTURAR e CAMINHAR Cidade Interbairros Bairro Rua Cidade x

Transporte coletivo de qualidade/ TRANSPORTE PÚBLICO Interbairros x Bairro Rua x x x x

Uso misto/ MISTURAR e COMPACTAR Cidade Interbairros Bairro Rua Gestão do uso do automóvel/MUDAR e PEDALAR Cidade Interbairros Bairro x Rua x Espaços públicos Cidade x x x Bairro Rua x x Participação e identidade comunitária Cidade Interbairros Bairro Rua ADENSAR -

De acordo com o previsto em seus Planos, as cidades de Praia Grande e São Paulo incorporam práticas de gestão que estão de acordo com as estratégias de Cidade e de Rua para o princípio Mobilidade não motorizada/CAMINHAR, PEDALAR e CONECTAR que correspondem às redes de passeios e ciclovias e à melhoria das condições de circulação de pedestres e ciclistas, por meio da qualificação de calçadas, de ciclovias com trânsito segregado do fluxo de veículos e estacionamentos para bicicletas.

As cidades de São Carlos e Sorocaba, apesar de não incorporarem propostas nos seus Planos Diretores para os modos não motorizados, adotam

práticas de gestão urbana que estão de acordo com as estratégias deste princípio. A cidade de Sorocaba conta com uma ampla rede cicloviária, estações para empréstimo de bicicletas públicas e ações de melhoria e qualificação dos passeios de pedestres, práticas que estão de acordo com as estratégias nas escalas de Cidade e Rua para o princípio Mobilidade não motorizada/CAMINHAR, PEDALAR e CONECTAR. As travessias seguras da cidade de São Carlos estão mais de acordo com o conceito do que com o princípio, pois têm o objetivo de priorizar a travessia do pedestre com conforto e segurança, mas não se encaixam em nenhuma das estratégias das escalas de aplicação estudadas.

A maior parte das práticas de gestão relacionadas ao princípio Transporte coletivo de qualidade/TRANSPORTE PÚBLICO está de acordo com a estratégia para Rua: infraestrutura para o transporte coletivo que, como proposta, foi incorporada somente nos Planos Diretores de Praia Grande, Sorocaba e São Paulo. As práticas encontradas são de melhoria dos terminais de embarque e desembarque, modernização da frota e implantação de sistema de informações aos usuários.

As cidades de São Paulo e de Sorocaba promovem ações para aumentar a eficiência, confiabilidade e atratividade do transporte público coletivo, por meio de ações de melhoria do conforto da frota e da infraestrutura correlata e da priorização deste modal na via, que aumenta a velocidade de circulação da frota e a pontualidade das linhas.

A única cidade na qual foram encontradas práticas de gestão relacionadas ao princípio Gestão do uso do automóvel/MUDAR e PEDALAR foi São Paulo, que promove a redução da oferta de estacionamento para automóveis, conforme previsto pelas propostas do Plano Diretor, por meio da implantação de parklets, que democratizam o uso do espaço público e estão de acordo com a estratégia para Bairro deste princípio.

Uma proposta que não foi incorporada pelo Plano Diretor de São Paulo, mas que está presente em suas práticas de gestão, se encaixa na estratégia de Rua para Gestão do uso do automóvel/MUDAR e PEDALAR e também para Mobilidade não motorizada/ CAMINHAR, PEDALAR e CONECTAR. Trata-se do Programa de Proteção ao Pedestre, que conta com diversas estratégias de priorização do pedestre na via, inclusive a clara sinalização de intersecções e cruzamentos, de forma a aumentar a segurança deste modo de transporte.

As práticas de gestão encontradas que se relacionam com o princípio Espaços públicos estão de acordo com a estratégia para Cidade, que são áreas verdes estratégicas que sirvam também para lazer e recreação da população, conforme previsto por seus Planos Diretores. As práticas são adotadas pelas prefeituras de Praia Grande, Santo André e Sorocaba. A estratégia para Rua deste mesmo princípio foi incorporada como proposta nos Planos Diretores de Praia Grande e São Paulo, que seria a ocupação dos espaços públicos com diversos tipos de atividades. Porém, somente foram encontradas tais práticas de gestão na prefeitura de Praia Grande e na prefeitura de Sorocaba, que não havia feito propostas para esta estratégia em seu Plano Diretor.

Não foram encontradas, por meio da pesquisa nos sites das prefeituras, práticas de gestão que estivessem relacionadas aos princípios Centros de bairro e pisos térreos ativos/MISTURAR e CAMINHAR, Usos mistos/MISTURAR e COMPACTAR, Participação e identidade comunitária e ADENSAR. Reconhece-se a possibilidade de existirem programas e projetos que não estejam apresentados nos sites das prefeituras, de forma que não puderam ser identificados. Também existem propostas incluídas no plano diretor que não serão, necessariamente, transformadas em programas ou obras, como o caso do incentivo aos usos mistos e da participação da comunidade. Pode-se considerar também que tais propostas sejam regulamentadas por políticas e leis mais específicas, de forma que também não se encontrariam apresentadas nos sites das prefeituras no formato de programas ou obras.

Para que as propostas contidas nos Planos Diretores sejam transformadas em ações efetivas destaca-se a importância do controle social por meio dos Conselhos Municipais. Estes Conselhos são órgãos de caráter consultivo, compostos por representantes do poder público e da sociedade civil, cujas principais atribuições são acompanhar a revisão e monitorar a implantação dos Planos Diretores. Criados por Lei Municipal, os Conselhos também podem estabelecer metas e indicar ações prioritárias no tocante à implementação das propostas do Plano Diretor. Para acompanhar ações na área de transporte e mobilidade, as cidades de Praia Grande, São Carlos e Sorocaba contam com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, enquanto Santo André e São Paulo possuem o Conselho Municipal de Política Urbana.

Documentos relacionados