• Nenhum resultado encontrado

6.1 Avaliação dos serviços públicos educacionais dos municípios

6.1.3 Análise comparativa dos resultados dos Grupos de Foco

Tendo em vista as especificidades contextuais de cada município, a análise de conteúdo dos Grupos de Foco demandou extrema sensibilidade e prudência.

Além da síntese descritiva elaborada para cada um dos oito critérios de excelência, considerados “temas secundários”, tendo em vista que o tema principal definido foi a avaliação da educação pública municipal, pode-se presumir, a partir das manifestações dos participantes, as tendências ou ênfases dentro de cada critério, em cada Grupo de Foco.

Tais ênfases representam a tônica do conteúdo do discurso dos participantes, uma síntese das abordagens dos dirigentes. Vale ressaltar que, sendo os oito critérios muito amplos em sua conceituação, houve necessidade de restringir um pouco a abordagem para torná-la possível no tempo limite (3 horas e 30 minutos), sem, contudo, prejudicar o resultado final dos relatos e das discussões em torno dos temas.

Os critérios que apresentaram situações mais diferenciadas em relação à ênfase foram:

• “Estratégias e Planos”, em que os representantes do município de Santa Luzia citaram experiência de desdobramento das estratégias e dos planos, enquanto os representantes do município de Ribeirão das Neves demonstraram estar iniciando o processo de construção de um sistema de planejamento.

• “Sociedade”, momento em que os dirigentes de Santa Luzia destacaram trabalhos de parcerias com o empresariado local, enquanto os de Ribeirão das Neves destacaram os desafios geográficos, de saneamento básico e social.

• “Informações e Conhecimento”, quando os dirigentes de Santa Luzia relataram a participação do município em sistemas de avaliação de desempenho e a busca de informações comparativas, enquanto os dirigentes de Ribeirão das Neves revelaram estar iniciando esse processo, por meio de encontros entre as escolas, com o objetivo futuro de trabalhar com referenciais comparativos.

• “Processos”, momento no qual os participantes de Santa Luzia destacaram os processos de apoio que impactam os resultados, como a distribuição e o controle

nutricional da merenda escolar e as interfaces com os fornecedores e parceiros, enquanto os participantes de Ribeirão das Neves destacaram a reorganização dos processos pedagógicos e administrativos realizados pela atual gestão municipal, manifestando expectativa de mudanças e de melhorias e a importância do gerenciamento de processos que está sendo implementado pela Prefeitura local.

QUADRO 22

Tendências ou ênfases dentro de cada critério, em cada Grupo de Foco

(Continua)

TEMAS SECUNDÁRIOS GRUPO DE FOCO DE SANTA

LUZIA

GRUPO DE FOCO DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Liderança

Ênfase no papel social das lideranças escolares na integração família-escola. Relato da importância da Prefeitura como líder do macroprocesso de gestão municipal, envolvendo as Secretarias de forma Sistêmica.

Ênfase no papel social dos líderes escolares, na integração família- escola e no compromisso de cada diretor (a) para o resgate dos valores.

Relato da necessidade de resgate dos valores e da necessidade de descentralização para o êxito do trabalho da liderança.

Estratégias e Planos

Ênfase na definição participativa das estratégias educacionais, das Mostras pedagógicas, dos mecanismos de incentivo utilizados pela prefeitura e da avaliação contínua de resultados educacionais, para ajustes dos Planos.

Ênfase na comparação entre o passado e o presente da administração municipal. Relatos sobre a oportunidade atual de planejar em conjunto, nas experiências recentes de construção dos Planos de Desenvolvimento das Escolas (PDE).

Estudantes e Partes Interessadas

Ênfase na consciência da complexidade do papel das escolas diante do cenário socioeconômico atual.

Relatos dos Programas Merenda Escolar e da preferência dos pais pelo Sistema Municipal de Educação em razão do atendimento às necessidades dos alunos.

Ênfase no interesse dos profissionais no relacionamento com os alunos e famílias.

Relatos sobre a inadequação dos prédios escolares (infra-estrutura) para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, esportivas e artísticas com os alunos.

Interesse no trabalho mais intenso com as famílias, tendo em vista os elevados índices de desagregação familiar no município.

(Conclusão)

TEMAS SECUNDÁRIOS (ASPECTOS)

GRUPO DE FOCO DE SANTA LUZIA

GRUPO DE FOCO DE RIBEIRÃO DAS NEVES

Sociedade

Ênfase nos programas de educação ambiental praticados pelas escolas, em sua abrangência e nas parcerias com o empresariado local.

Ênfase nos desafios sociais, nos problemas gerados pela falta de saneamento básico e nas dificuldades dos alunos em decorrência da falta de apoio familiar.

Relatos da complexidade de administrar “três cidades em uma”.

Informações e Conhecimento

Ênfase nos métodos de avaliação de desempenho das escolas municipais (SIMAEF), na participação das escolas em sistemas de avaliação de desempenho e na importância do Sistema de Informações Comparativas.

Ênfase e atitude coletiva de troca de experiências e informações entre os diretores e no diagnóstico que atualmente vem sendo realizado sobre as escolas municipais e na consciência da importância da medição dos resultados e do compartilhamento de informações.

Pessoas

Ênfase no Programa de Capacitação do Sistema Municipal de Educação.

Relatos sobre a gestão participativa entre as escolas públicas e a Secretaria Municipal de Educação.

Relatos sobre capacitações realizadas em parceria com o Estado e sobre o diagnóstico de necessidades para definição de cursos.

Ênfase no momento atual da administração pública municipal em relação a capacitação profissional. Relatos de cursos oferecidos pela Prefeitura na atual gestão.

Processos

Ênfase nos indicadores educacionais e no gerenciamento dos processos de apoio (merenda escolar).

Relatos sobre o relacionamento com fornecedores e parceiros. Relatos sobre a gestão dos processos pedagógicos, sobre o sistema de avaliação de desempenho das escolas municipais, sobre a parceria entre os sistemas municipal e estadual de educação.

Ênfase na mudança gerencial da administração atual. Relatos sobre a predisposição da Secretarias Municipais de Educação no momento atual, em se relacionar com as escolas. Destaque para a consciência da importância do gerenciamento participativo dos processos pedagógicos.

Resultados

Ênfase nos resultados pedagógicos positivos e na “fidelização” da comunidade local, obtida em função dos resultados, das escolas municipais. Relatos sobre o desempenho satisfatório dos alunos da rede municipal, sobre a competência dos profissionais do Sistema Municipal, sobre a visão sistêmica da administração atual.

Ênfase nos resultados pedagógicos satisfatórios, considerando os desafios sociais do município. Relatos sobre o compromisso dos profissionais com o desempenho dos alunos e sobre a necessidade de envolvimento das famílias no processo pedagógico. Relatos sobre a atenção dispensada à educação pela atual administração.

7 PESQUISA QUANTITATIVA – QUESTIONÁRIOS APLICADOS ÀS PARTES INTERESSADAS

Tendo em vista o significativo número de escolas participantes da pesquisa (18) e as rotinas diferenciadas dos estudantes, profissionais e pais integrantes das comunidades escolares, considerou-se adequada a aplicação de um questionário às Partes Interessadas, observando os mesmos critérios utilizados nos Grupos de Foco.

Os dirigentes das escolas foram orientados em relação à importância de seu papel no atendimento às demandas das Partes Interessadas. De acordo com Benedetti, M.H., Hanashiro, D.M.M., Popadiuk, S. (2003, p. 17),

“[...] clientes, fornecedores, acionistas, proprietários e empregados apresentam diferentes interesses que necessitam ser atendidos... Líderes são pessoas dotadas de um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e outros atributos... aplicam-nos para agregar valor à organização, por meio de resultados que satisfaçam os seus stakeholders.

As orientações a respeito do questionário foram transmitidas aos dirigentes após a reunião dos Grupos de Foco. Os aplicadores foram indicados pelos diretores das escolas, de acordo com o perfil demandado (especialistas) para a tarefa.

A versão dos critérios de excelência utilizada foi simplificada, tendo em vista o público-alvo selecionado.

7.1 Caracterização dos participantes da pesquisa quantitativa e detalhamento