• Nenhum resultado encontrado

6. TRABALHOS RELACIONADOS

6.6. Análise Comparativa dos Trabalhos

A análise das funcionalidades oferecidas pelos trabalhos escolhidos permitiu identificar alguns parâmetros de comparação, que são considerados importantes para o contexto desta proposta. A Tabela 7 apresenta o comparativo entre os trabalhos analisados.

Tabela 7 - Comparativo entre os trabalhos relacionados Parâmetros de Comparação YouTube Research Channel Current TV

justin.tv Fiz.TV Joost

Entrega de conteúdo multimídia

Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta

Sistema de controle de acesso

Suporta Não Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta

Meios de interação entre os usuários

Suporta Não suporta Suporta Parcialmente

Suporta Suporta Não suporta

Mecanismos de colaboração

Suporta Não suporta Suporta Suporta Suporta Não suporta

Mecanismos de produção de conteúdo

Não suporta Não suporta Não suporta

Não suporta Não suporta Não suporta

Armazenamento de dados

Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta

Inserção de Conteúdo

Suporta Suporta Parcialmente

Suporta Suporta Suporta Não Suporta

Agregação de conteúdo disponível na Internet

Não Suporta Não Suporta Não Suporta

Não Suporta Não Suporta Não Suporta

Interconexão com outras plataformas e redes sociais

Suporta Não Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta

Rede Social Suporta Parcialmente

Não Suporta Suporta Parcialmente Suporta Parcialmente Suporta Parcialmente Suporta Parcialmente Vídeo sob demanda

Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta Suporta

Fluxo contínuo (streaming)

Não Suporta Não Suporta Não Suporta Suporta Suporta Suporta

Eventos ao vivo Suporta Parcialmente

128 Todos os serviços analisados dão suporte à entrega de conteúdo multimídia, visto que este era o requisito básico para a escolha dos trabalhos analisados, cada um com seu formato de distribuição bem definido.

Todos possuem mecanismos de controle de acesso e permissões, onde é possível aos usuários criarem contas e/ou perfis, e interagirem com as possibilidades do sistema. Contudo, apesar de possuir estes mecanismos, o Research Channel, disponibiliza o acesso apenas para a comunidade de usuários das universidades e grupos de pesquisa parceiros, de forma que o usuário final da Internet não tem a possibilidade de autenticação.

Os mecanismos de colaboração encontrados são em grande parte ainda incipientes, e não são focados na produção colaborativa, sendo mais direcionados para estratégias de sugestão, visualização e submissão do conteúdo. Algumas dessas estratégias de colaboração podemos observar na Current TV, onde os telespectadores podem sugerir conteúdo que eventualmente será transmitido na programação da televisão, o FIZ.TV também apresenta um modelo parecido.

Todos exceto o Research Channel oferecem meios de interação entre os usuários, alguns com um foco maior em mensagens assíncronas (comentários, fóruns, recados) e outros mais direcionadas a mensagens síncronas (chat). Todos os trabalhos possuem repositórios próprios para armazenamento de conteúdo multimídia e metadados.

A maioria das soluções possui mecanismos de inserção de conteúdo, com a possibilidade de envio (upload) por parte dos usuários, apenas o Joost não suporta este tipo de funcionalidade, visto que apenas distribui conteúdo profissional com canais e produtoras parceiras. O Research Channel suporta esta funcionalidade apenas para as instituições parceiras.

Existem dois quesitos importantes a serem analisados em serviços do tipo, que são justamente suas formas de transmissão de conteúdo. Alguns tem como foco maior a entrega de conteúdo na forma de vídeo sob demanda, como o YouTube, outros na forma de live streaming, como o justin.tv, ou ainda utilizando o streaming de arquivo gravado, como o Joost.

A agregação de conteúdo consiste em aproveitar conteúdos de outros repositórios, para indexação na base local do sistema. Nenhuma das soluções observadas possui este tipo de funcionalidade. Um exemplo de agregação de conteúdo seria utilizar a API de dados do YouTube, para a inserção automática de um vídeo do YouTube no repositório local, com a busca sendo realizada sem que seja necessário acessar a interface do YouTube.

A maioria das soluções analisadas permite a possibilidade de criação de perfis e compartilhamento de informações, contudo, não existe uma infra-estrutura de rede social formada, com organização em comunidades temáticas, fóruns de discussão, criação de tópicos, regras de

129 controle e coordenação bem definidas, opção de aquisição de amigos, conteúdos favoritos, entre outras possibilidades.

Interconexão com outras plataformas e redes sociais é um requisito importante para plataformas que desejam se manter interconectada com outros serviços, visto que através dessa possibilidade é possível a divulgação do conteúdo produzido em outras redes sociais, aumentando assim a audiência e divulgação do conteúdo. A maioria dos serviços analisados permite este tipo de integração de forma parcial, ou seja, não existe uma estratégia de integração através do uso direto das APIs de dados, incorporando estas integrações diretamente na ferramenta, como um módulo funcional.

Nenhum dos serviços analisados possui um workflow de produção de conteúdo televisivo, com ambientes que modelem de alguma forma o processo de criação encontrado nos ambientes reais de televisão, ou seja, não é possível a criação de um canal de televisão com características encontradas em ambientes reais, com ferramentas que proporcionem a gerência de uma emissora, com opções de agendamento, gerência geração dos fluxos, controle de execução, monitoramento, distribuição, entre outras.

Os serviços Current TV e FIZ.TV, possuem características que incluem a inserção de conteúdo dos usuários nas grades de programação dos canais, contudo, estes canais são produzidos em estúdios externos, não existe uma infra-estrutura de produção disponível no ambiente da Internet, ou seja, apenas após o processo de produção e adequação do conteúdo, o mesmo é disponibilizado na rede e o fluxo começa a ser transmitido.

130