• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADO

4.1. ANÁLISE DA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA

De acordo com a metodologia seguida por Bugalho e Carneiro (2004) foram elaborados quadros síntese onde são apresentadas as principais características e dimensão de cada estudo, bem com o nível de evidência científica.

Em seguida faz-se a apresentação dos quadros de evidência referentes a cada artigo dos 5 em análise.

No estudo de Chartrand et al (2016) (Quadro 10), foi comparado um grupo de duplas de pais/filhos que receberam informação pré-operatória (visualização de um DVD) com um grupo de duplas de pais/filhos que não receberam informação pré operatória, verificando-se que o grupo que recebeu informação desenvolveu estratégias para diminuir o stress, bem como a ansiedade e a dor dos filhos no recobro.

Quadro 10 - Quadro de evidência relativo ao estudo Chartrand et al (2016)

Chartrand J, Tourigny J & MacCormick J (2016). The effect of na educational pre-operative DVD on parents and children outcomes after a same day surgery: a randomized comtolled trial. Journal of Advance of nursing 738(3), 599-611

Métodos Estudo cego, randomizado com grupo controlo

Participantes Entre Setembro de 2011 e Setembro de 2012, 123 duplas de pais- filho, com crianças com idades compreendidas entre 3 e 10 anos, selecionados na consulta pré-operatória para cirurgia programada em regime ambulatório de otorrinolaringologia ou cirurgia dentária. A amostra ficou constituída por 105 duplas de pais/filho,

distribuídos aleatoriamente no grupo experimental (n=49) e no grupo controle (n=56

)

.

Resultados Os pais do grupo em estudo obtiveram maior conhecimento e utilizaram um maior reforço positivo, métodos de distração e relaxamento do que os do grupo controlo. As crianças do grupo em estudo referiram menos dor.

Conclusões Este estudo demonstrou que a preparação pré-operatória inspirada numa teoria educacional e focada em estratégias que os pais podem aplicar no recobro, permite aos mesmos adquirir conhecimento e comportamentos mais positivos no apoio ativo aos filhos no pós-operatório.

Implicações Práticas Os autores enfatizam que a preparação pré-operatória através duma teoria educacional tem efeitos positivos quer nos pais quer na criança, permitindo uma alta precoce.

Nível de evidência Nível de evidência A.( 91%- Anexo 1)

No caso do estudo de Vessey et al (2015) (Quadro 11), este estudo visa uma melhoria da qualidade tendo por base o atendimento telefónico esclarecendo pais e crianças acerca das dúvidas e preocupações de forma a evitar deslocações necessárias ao hospital.

Quadro 11- Quadro de evidência relativo ao estudo Vessey et al (2015)

Vessey AJ, MCCrave J, Curro-Harrington C & DiFazio RL (2015). Enhancing care coordination through patient and familiy-initiated telefone encounteres: a quality improvement Project. Jounal of Pediatric Nursing, 30, 915-923

Métodos Projeto de melhoria da qualidade

Participantes Dois serviços de ambulatório (neurologia e gastroenterologia), 5 enfermeiras especialistas e 5 enfermeiras investigadoras com larga experiência na área (entre 6 e 26 anos).

com doença crónica e as questões mais frequentemente colocadas eram sobre o agravamento da sintomatologia; necessidades de encaminhamento/referenciação para unidades gerais ou cuidados diferenciados

Resultados A maioria dos telefonemas foi para procurar um hospital ou clínica (87%), solicitar orientações/educação para a saúde e sobre medicação (8%). Quer para a especialidade de neurologia como de gastroenterologia o telefonema tinha questões adicionais que foram de imediato respondidas, porque as enfermeiras pela sua experiência conseguiam descodificar outras preocupações.

Conclusões Os enfermeiros que participaram desempenharam um papel importante ao melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, fornecendo aconselhamento sobre os hospitais ou clínicas e educação para a saúde, agilizando a prestação de serviços e ajudando a evitar a ida ao hospital, prevenindo as infeções cruzadas e diminuindo a ansiedade da criança e sua família.

Implicações práticas

Com estes telefonemas são minimizadas deslocações ao hospital, evitando infeções cruzadas e gastos económicos .

Nível de evidência Nível de evidência C (estudo de qualidade-Alta. Anexo1)

No trabalho desenvolvido por Fortier et al (2015) (Quadro 12), numa primeira fase foi utilizado uma plataforma informática – WebTIPS - para fazer a preparação pré-operatória de crianças com idade entre os 2 e os 7 anos para cirurgia programada em regime ambulatório e seus pais, numa segunda fase foram usados dois grupos com as mesmas idades e seus pais, utilizadores de dois hospitais diferentes, onde um grupo (n=38), teve acesso à plataforma WebTIPS e o outro grupo (n=44) teve acesso à preparação pré-operatória padrão.

Quadro 12 - Quadro de evidência relativo ao estudo Fortier et al (2015)

Fortier MA, Bunzli E, Walthal J, Olshansky E, Saadat H (2015). Web-based tailored intervention for preparation of parents and children for outpatient surgery (WebTIPS): formative evaluation and randomized controlled trial. Anesth. Analg., 120(4), 915-922

Métodos Ensaio clinico randomizado

Participantes Treze crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 7 anos propostas para cirurgias eletivas em regime ambulatório e seus pais

Intervenções Fase I: 13 crianças com idades entre 2-7 anos propostas para cirurgia programada ambulatorial e seus pais tiveram acesso à plataforma informática WebTIPS – Estudo Piloto. Fase II: crianças entre os 2-7 anos foram aleatoriamente selecionadas em dois hospitais diferentes, um grupo (n=38) para receber o programa WebTIPS e outro grupo (n=44) para receber a preparação pré operatória padrão. As principais variáveis avaliadas na fase II foi a ansiedade pré-operatória da criança e dos pais

Resultados Na fase I, os pais relataram que o WebTIPS é útil (p <0,001) e fácil de usar (p <0,001).

Na fase II, as crianças do grupo WebTIPS (36,2 ± 14,1) mostraram- se menos ansiosas que as crianças do grupo controlo (46,0 ± 19,0) na entrada da sala de cirurgia (p= 0,02; Cohen d= 0,59) e na indução anestésica (43,5 ± 21,7 vs. 57,0 ± 21,2, respetivamente, (p= 0,01; Cohen d= 0,63). Os pais do grupo que tiveram acesso à plataforma WebTIPS também experimentaram menos ansiedade (32,1 ± 7,4) em comparação com os pais do grupo controlo (36,8 ± 7,1) no período de espera da cirurgia (p = 0,004; Cohen d = 0,65) Conclusões A utilização da WebTIPS resultou em mudanças comportamentais,

incluindo diminuição da ansiedade nos pais e nas crianças, bem como redução do stress pós indução anestésica e no controlo da dor.

dor no pós-operatório implica uma possibilidade de alta precoce, com uma maior segurança do cuidador. O objetivo seguinte era divulgar o programa nos vários hospitais do país.

Nível de evidência Nível de evidência A (84% - Anexo 1)

Por outro lado o estudo de Rathore et al (2017) apresentado no quadro 13, faz uma atualização às normas de 2007 sobre a prevenção e o controle da infeção no ambulatório de Pediatria.

Quadro 13 - Quadro de evidência relativo ao estudo Rathore et al (2017)

Rathore MH, Jackson MA (2017). Infection Prevention and control in pediatric ambulatory care. American Academy of Pediatrics 140(5),

Métodos Recomendações de peritos

Participantes Todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, técnicas administrativas) que prestam cuidados em regime ambulatório

Intervenções Atualização das políticas de 2007 com respeito à prevenção e controle de infeção, nomeadamente no ambulatório de Pediatria Resultados Medidas de prevenção da infeção hospitalar nomeadamente:

higiene das mãos antes e depois do contacto com o doente; uso de luvas em procedimentos evasivos com possível contato com fluidos orgânicos; etiqueta respiratória; uso de máscara em situações suspeitas de vírus influenza ou Bordetella pertussis, (no caso de suspeita de tuberculose pulmonar a máscara será com reservatório de partículas). As medidas de prevenção passam ainda por limpeza e desinfeção das áreas: sala de espera, receção, casas de banho, sala de tratamentos bem como todo o equipamento utilizado nos tratamentos.

Conclusões As medidas de controlo de infeção são importantes, nomeadamente em regime ambulatório, uma vez que a maioria

das situações requerem apenas procedimentos médicos ou cirúrgicos. A implementação destas medidas deve ser uma preocupação e um objetivo do pessoal que presta cuidados em regime ambulatório, de forma a proteger a criança e a família, dada a grande rotatividade de utilizadores.

Implicações práticas Prevenção da infeção, melhoria dos cuidados prestados. Nível de evidência Nível de Evidência D

Para Moncel et al (2015), estudo apresentado no quadro 14 avalia a viabilidade e segurança da aplicabilidade da escala Ped-PADSS, como critério para a alta.

Quadro 14 - Quadro de evidência relativo ao estudo Moncel et al (2015)

Moncel JB, Nardi N, Wodey E, Pouvreau A, Ecoffrey C (2015) Evaluation of the pediatric post anesthesia discharge scoring system in an ambulatory surgery unit. Pediatric Anesthesia 25, 636-641

Métodos Estudo observacional prospetivo

Participantes Crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 16 anos, internadas para cirurgia em regime ambulatório, com anestesia geral, residindo a uma distância do hospital inferior a 150 Km.

Intervenções Avaliar a viabilidade e segurança da escala Ped-PADSS. Esta escala foi construída usando critérios de validação extraídos da PADSS de Marshall e Chung (1997), tendo os itens sido adaptados à população pediátrica (Anexo1).

Resultados 1060 crianças, (734 rapazes, 326 raparigas), média de idade 5,1 anos. Foram avaliadas duas vezes com a Ped-PADSS, com uma hora de intervalo. Das crianças, 1041 tiveram alta hospitalar, 14 crianças não tinham pontuação para alta, porque: em 7 o enfermeiro não aplicou a escala; 6 ficaram hospitalizadas por complicações cirúrgicas, 1 por complicações anestésicas; 5 crianças apenas obtiveram 1

ponto porque regressaram tarde do bloco operatório.

Conclusões A avaliação pela Ped-PADSS permite que a maioria das crianças tenha alta hospitalar 1 hora após a chegada do recobro. As crianças que foram avaliadas pela escala Ped- PADSS têm alta em condições seguras.

Implicações práticas A avaliação da escala Ped-PADSS permite aos enfermeiros terem uma avaliação quantificável para poderem dar alta às crianças precocemente e de forma segura, promovendo o retorno da criança ao seu ambiente familiar o mais cedo possível, e dando maior confiança aos pais.

Documentos relacionados