• Nenhum resultado encontrado

A análise da coleta de dados ocorreu de forma quantitativa e qualitativa, por meio de informações e percentuais demonstrados através da análise.

O estudo foi desenvolvido em três momentos, sendo o primeiro referente à busca bibliográfica através da literatura sobre a temática apresentada. O segundo momento, sob a autorização verbal da direção, foi relativo à observação de algumas aulas e aplicação de diversas atividades que envolveram o lúdico, principalmente o Jogo de Xadrez. E, no terceiro momento, a realização de entrevista semi- estruturada, composta de cinco questões que foram respondidas por cinco professoras que atuam na escola.

Cada resposta foi brevemente descrita e analisada. Em seguida, a análise foi fundamentada sob o olhar de estudiosos que reafirmaram o que a pesquisa revelou - a contribuição do lúdico no processo de aprendizagem das crianças que apresentam deficiência intelectual.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Tendo como propósito desvelar as contribuições das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem escolar das crianças que apresentam deficiência intelectual, principalmente da prática do Jogo de Xadrez, dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa, foram realizadas, como instrumentos de coleta de dados, observações e entrevista semi-estruturada.

A primeira questão levantou se os alunos sabem jogar o Jogo de Xadrez, tendo as opções de sim, a maioria sabe; sim, a minoria sabe; e não sabem.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80%

SIM, A MAIORIA SABE SIM, A MINORIA SABE NÃO SABEM

Gráfico 1 - O conhecimento dos alunos em relação ao jogo de xadrez Fonte: Entrevista com professores (2012).

Das professoras entrevistadas, 80% responderam que a maioria dos seus alunos sabe jogar o xadrez, enquanto que 20% das respostas confirmam que apenas a minoria dos alunos sabe jogar.

Com base nesse resultado, percebe-se que a maioria dos alunos apresenta conhecimento sobre o Jogo de Xadrez. Nesse sentido, Resende (2005) afirma que, devido sua natureza lúdica, o homem criou e desenvolveu inúmeros jogos e desportos que o acompanha em seu desenvolvimento na sociedade. E, dentre todos os jogos, o xadrez se apresenta com certo prestígio no mundo por ser um esporte voltado para o desenvolvimento de algumas funções do cérebro, como o raciocínio lógico, a concentração e a atenção.

A segunda questão apresentada alça sobre a melhoria no desenvolvimento dos alunos. A questão propôs perceber se houve ou não melhoria no desenvolvimento dos alunos após o trabalho com o jogo de xadrez.

0% 20% 40% 60% 80% 100% SIM NÃO

Gráfico 2 - Desenvolvimento dos alunos com o jogo de xadrez Fonte: Entrevista com professores (2012).

Nas respostas emitidas, foi unânime a afirmação de que os alunos apresentaram melhoria em seu desenvolvimento. Isso vem confirmar as palavras de Pimenta (2012), quando expõe que o Xadrez enriquece não só o nível cultural dos indivíduos, mas também outras capacidades e habilidades.

Sobre isso, o autor acrescenta que:

O ensino e a prática do xadrez têm relevante importância pedagógica, na medida em que tal procedimento implica, entre outros, no exercício da sociabilidade, do raciocínio analítico e sintético, da memória, da autoconfiança e da organização metódica e estratégica de estudo. O jogador de xadrez, constantemente exposto a situações em que precisa efetivamente, olhar, avaliar e entender a realidade pode mais facilmente, aprender a planejar adequadamente e equilibradamente, a aceitar pontos de vista diversos, a discutir questionários e compreender limites e valores estabelecidos e a vivenciar a riqueza das experiências de flexibilidade e reversibilidade de pensamentos e posturas (PIMENTA, 2012, p.4).

Quando questionadas sobre em que habilidades foram observadas melhor desenvolvimento nos alunos, as entrevistadas declararam que puderam perceber melhoria no desenvolvimento de diversas habilidades.

0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% ATENÇÃO E AUTONOMIA PERCEPÇÃO E RACIOCÍNIO LÓGICO TOMADA DE DECISÃO, MEMÓRIA E SOCIALIZAÇÃO AGILIDADE DE PENSAMENTO

Gráfico 3 - Desenvolvimento de habilidades Fonte: Entrevista com professores (2012).

O resultado afirma que, após o trabalho com o Jogo de Xadrez, os alunos apresentaram melhor desenvolvimento em diferentes habilidades, sendo 80% nas habilidades de atenção e autonomia; 60% na percepção e raciocínio lógico; 40% na tomada de decisão, memória e socialização; e, 20% na agilidade de pensamento.

Em relação às contribuições do Jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, Resende (2005) afirma que o ensino de Xadrez para crianças é um ótimo recurso no desenvolvimento de habilidades mentais; entendimento de valores; e desenvolvimento da atenção, da imaginação, da percepção de mundo, da capacidade de planejamento e socialização, dentre outras.

Sobre o desempenho na aprendizagem dos conteúdos curriculares dos educandos, foi constatado que houve melhor desempenho nos conteúdos de várias disciplinas. 0% 20% 40% 60% 80% 100% SIM NÃO

Gráfico 4 - Desempenho nos conteúdos Fonte: Entrevista com professores (2012).

Após a realização das atividades com o Jogo de Xadrez, as professoras entrevistadas das diferentes áreas do conhecimento responderam, de forma unânime, que houve melhoria no desempenho dos alunos em diferentes conteúdos curriculares.

Finalmente, quanto aos conteúdos que os alunos apresentaram melhores resultados, percebe-se que houve melhor desempenho na aprendizagem dos conteúdos de artes visuais, música, dança, as quatro operações, resolução de situações-problema, leitura, interpretação de textos verbais e não-verbais e na produção da escrita. 0% 20% 40% 60% 80%

100% ARTES VISUAIS, MÚSICA,

DANÇA, AS QUATRO OPERAÇÕES, SITUAÇÕES- PROBLEMA, LEITURA E PRODUÇÃO DA ESCRITA. OUTROS CONTEÚDOS

Gráfico 5 - Conteúdos curriculares com melhor resultado Fonte: Entrevista com professores (2012).

As respostas apresentadas demonstram que os alunos melhoraram o desempenho na aprendizagem de vários conteúdos curriculares. Araújo (2012), no projeto “Xadrez na Escola” realizado no Município de Vitória da Conquista, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, considera que o Xadrez desenvolve o raciocínio lógico. O autor acrescenta que, nos países onde as escolas já implantaram o Jogo de Xadrez, os alunos que recebem o ensino de Xadrez apresentam um rendimento escolar até 50% (cinqüenta por cento) mais elevado que os demais alunos.

Dessa forma, fica evidente que o Jogo de Xadrez utilizado como recurso metodológico no ensino escolar das crianças, especialmente das que apresentam deficiência intelectual é de grande importância. Pois, esse jogo é capaz de responder a uma questão fundamental do ensino hoje, que é a possibilidade do aluno incrementar progressos conforme seu próprio ritmo, valorizando sua

motivação e, consequentemente, colaborando para que ocorra a aprendizagem escolar.

A partir desse trabalho com o Jogo de Xadrez na escola, foi possível a inscrição e participação dos alunos em Campeonatos de Xadrez, desenvolvidos pela SEED – Secretaria de Estado da Educação e organizados pelo NRE – Núcleo Regional de Educação do Município de Umuarama, onde alguns alunos foram premiados.

O resultado final desse trabalho com o Jogo de Xadrez, com certeza vai além de premiações conquistadas em campeonatos, uma vez que ele contribui na formação ética e cidadã de cada indivíduo. Porém, uma premiação, quando se trata de alunos que apresentam deficiência intelectual, sem dúvida alguma tem um valor maior. Pois aqui o Jogo pode contribuir como prática motivadora e incentivadora de muitas outras aprendizagens.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa proposta possibilitou o estudo da contribuição do lúdico, especificamente do jogo de xadrez como metodologia para o ensino das crianças que apresentam deficiência intelectual, transformando-se em mais uma fonte de referência e subsídios teóricos e práticos para a reflexão de educadores que buscam, incansavelmente, respostas para que a aprendizagem escolar de todas as crianças, das classes regulares, salas de recursos, classes especiais ou escolas especiais, realmente ocorra de forma significativa.

Na Escola Estadual Pequeno Príncipe de Alto Piquiri, muitos dos alunos das professoras pesquisadas apresentaram conhecimento sobre o Jogo de Xadrez e apresentaram melhoria em seu desenvolvimento após o trabalho com o Jogo. A maior parte dos alunos apresentou desenvolvimento significativo nas habilidades de atenção, autonomia, percepção, raciocínio lógico, capacidade para tomada de decisão, memória, socialização e agilidade de pensamento. Houve melhoria no desempenho dos alunos, em relação aos conteúdos curriculares de artes visuais, música, dança, as quatro operações, resolução de situações-problema, leitura, interpretação de textos verbais e não-verbais e na produção da escrita.

A premiação pela participação e vitória em campeonatos e circuitos de Xadrez, pode proporcionar, a qualquer indivíduo, melhoria no estímulo e desenvolvimento de habilidades. Quando se trata de alunos que apresentam deficiência intelectual, acredita-se que tem um significado maior, podendo contribuir como prática motivadora e incentivadora de muitas outras aprendizagens.

Com a pesquisa, pode-se considerar que as atividades lúdicas, em especial a do Jogo de Xadrez precisa fazer parte do cotidiano escolar, sendo usado com mais frequência por todos os educadores. Percebe-se que o Jogo é pouco utilizado como recurso pedagógico na escola, devido a falta de conhecimento e domínio das suas regras.

Por ser um recurso que possibilita diversas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, tanto das ditas normais como das que apresentam deficiência intelectual, é importante que se amplie as pesquisas nessa área, possibilitando o levantamento sobre o conhecimento do Jogo de Xadrez dentre os professores, bem como a importância de sua prática para o desempenho

das crianças que apresentam limitações em seu desenvolvimento e dificuldade na aprendizagem. Dessa forma, é possível que a educação torne-se, efetivamente, um direito de todas as crianças brasileiras, principalmente das que dela mais necessitam.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica técnicas e jogos pedagógicos. 11ª ed. São Paulo: Loyola, 2003.

ARAUJO, André de Almeida. O xadrez como atividade lúdica na escola: uma

possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico no processo

ensino-aprendizagem. Disponível em:

<http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2009/09/artigo-o-xadrez-como-atividade-

ludica.html>. Acesso em: 25 Out 2012.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRASIL, MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca sobre princípio, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. MEC, 1994.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 24 Set 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996, Brasília: MEC, 1996.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares

nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

FARIAS, Monica Regina Piotrochinski de. O jogo e a brincadeira como

promotores de aprendizagem. São José dos Pinhais, 2008. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/976-4.pdf>. Acesso em: 25 Ago 2012.

FERREIRA, Júlio Romero. A exclusão da diferença: a educação do portador de

deficiência. Piracicaba: Unimep,1993.

GARRIDO, Ferran García. Educando desde el ajedrez. Barcelona: Paidotribo, 2001.

GUERRA, Vera Lúcia. A importância do brinquedo para crianças portadoras de

deficiência mental, deficiências múltiplas e paralisia cerebral: uma análise do discurso dos educadores. 1998. 193 p. Dissertação (Mestrado em Educação) -

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, 1998.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

IBGE–Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010.

Brasil, 2010. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em 15 Set 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Idéias, São Paulo: FDE, nº 7, p. 39-45, 1995.

______. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

MAFRA, Sônia Regina Corrêa. O Lúdico e o Desenvolvimento da Criança

Deficiente Intelectual. [S.l.]: SEED/PDE-Programa de Desenvolvimento

Educacional, 2008. Disponível em

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf>. Acesso

em: 25 mar 20012.

MARRA, Silvia Cristina. Contando Histórias para Crianças com Deficiências:

Contando Histórias para Crianças com Deficiências: Uma Possibilidade de Atuação Fonoaudiológica na Estimulação da Linguagem. 2006. 139 p.

Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec. 1993.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MUCELIN, Carlos Alberto. Estudo ecológico de fragmentos ambientais

urbanos: percepção sígnica e pesquisa participante. Tese (Doutorado em

Ciências Ambientais) – Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Universidade Estadual de Maringá, 2006.

OLIVEIRA, Valeria Manna. O jogo no contexto da educação física como

estratégia de intervenção pedagógica para pessoa deficiente mental. 2000. 146

p. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.

OLIVETTI, Cláudia Elaine. A Arte de Brincar e Construir a Leitura e a Escrita. 2000. 100 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artmed, 2000.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho,

imagem e representação. [tradução Álvaro Cabral, 1975]. 2. ed. Rio de Janeiro:

PIMENTA, Ciro José Cardoso. XADREZ: esporte, história e sua influência na

sociedade. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/xadrez.htm>. Acesso em: 30 Out 2012.

PLETSCH, Marcia Denise; BRAUN, Patrícia. A inclusão de pessoas com deficiência mental: um processo em construção. Revista Democratizar. v. II, nº 2 Mai/Ago 2008.

REZENDE, Sylvio. Xadrez na escola: uma abordagem didática para

principiantes. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.

______. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

RIZZINI, Irene; MENEZES, Cristiane Diniz de. Crianças e adolescentes com

deficiência mental no Brasil: um panorama da literatura e dos dados

demográficos. Rio de Janeiro: CIESPI: PUC-Rio, 2010.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro, WVA, 1997.

SILVA, Wilson da. Xadrez para Todos. Curitiba: Bolsa do Livro, 2011.

APÊNDICE A – Roteiro da Entrevista Semi-estruturada realizada com as Professoras da Escola Estadual Pequeno Príncipe – Alto Piquiri – PR.

I PARTE – INFORMAÇÕES DO ENTREVISTADO

Você concorda em participar desta entrevista? Se Sim, responder a entrevista semi- estruturada. Nome:...Idade:... Endereço:... ... Formação:... ...Tempo no Magistério:... Disciplina:...

II PARTE – QUESTÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DE XADREZ PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

1) Seus alunos sabem jogar xadrez: ( ) sim, a maioria sabe ( ) sim, a minoria sabe ( ) não sabem

2) Houve melhora no desenvolvimento de seus alunos, depois do trabalho com o jogo de xadrez? ( ) sim ( ) não

3) Em que habilidades foram observadas melhor desenvolvimento: ( ) Atenção ( ) Percepção ( ) Raciocínio Lógico

( ) Memória ( ) Agilidade de Pensamento ( ) Tomada de decisão ( ) Autonomia ( ) Outras____________________________________

4) Na aprendizagem dos conteúdos curriculares de sua disciplina, você observou melhor desempenho? ( ) sim ( ) não

5) Em quais conteúdos foram observados melhores resultados? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

ANEXO A – O Jogo de Xadrez

Faixa etária: - A partir dos 4 anos de idade. Número de jogadores: - Dois jogadores.

Materiais: - Tabuleiro de xadrez.

Objetivos: - Estimula o raciocínio lógico. - Ativa a concentração.

- Desenvolve a tomada de decisões. - Aguça a memória.

- Trabalha a paciência.

- Demanda a capacidade de planejamento. - Aumenta a autoconfiança.

- Proporciona o respeito ao adversário. - Exige responsabilidade.

- Instiga a imaginação e a versatilidade.

Conteúdos: - 4 anos: histórias e desenhos de xadrez e jogos paralelos com xadrez reduzido (menor quantidade de peças). - 6 anos: a criança aceita com mais tranquilidade os jogos com regras. Pode começar a aprender as do xadrez. - 8 anos: começa o trabalho ainda de forma lúdica, mas enfatizando a questão espacial e principalmente a concentração.

- 12 anos: análise de jogadas, desenvolvimento de raciocínio lógico.

- 14 anos: análise de partidas famosas para aumentar o repertório das crianças.

Procedimentos: - O Xadrez é um jogo para duas pessoas em um tabuleiro com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos.

- Cada peça move-se de forma distinta.

- O objetivo do jogo é dar o xeque - mate, isto é, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Os jogos não terminam necessariamente com o xeque-mate – os jogadores com certa frequência desistem se acreditam que irão perder. Além disso, existem várias formas de um jogo terminar em um empate.

- Além do movimento básico das peças, as regras também governam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando notação do xadrez, bem como procedimentos para lidar com irregularidades que porventura ocorram durante uma partida.

Quadro 1 – O Jogo de Xadrez

Documentos relacionados