• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DE DADOS DO QUESTIONÁRIO

O questionário foi divulgado por redes sociais, aplicativos de mensagens (Whatsapp) e email, e atingiu 225 pessoas.

Gráfico 5 – Com quem você mora?

As primeiras perguntas indicaram o perfil da amostra, que foi composto 60% por mulheres, 70,7% por pessoas que não tinham filhos (Gráfico 4) e quase 40% morava com os pais (Gráfico 5).

Gráfico 6 - Amostra por idade

A idade média do público alvo da pesquisa foi de 32,6 anos, variando de 14 a 72 anos, com uma concentração significativa em jovens de 26, 27 e 28 anos, que juntos representam 25% da amostra. O perfil jovem da amostra explica porque grande parte da amostra não tem filhos e ainda mora com os pais.

Gráfico 7 - Amostra por Faixa etária

Quando fazemos um corte por faixa etária (Gráfico 7), percebemos que 53% dos respondentes tinham menos do que 30 anos, enquanto apenas 16% da amostra tinham mais de 45 anos.

Tabela 1 - Qual é a sua escolaridade?

% Respostas

Qual sua escolaridade?

Ensino Fundamental Incompleto 1%

Ensino Fundamental Completo 2%

Ensino Médio Incompleto 5%

Ensino Médio Completo 2%

Ensino Superior Incompleto 14%

Ensino Superior Completo 33%

Mestrado Incompleto 23%

Mestrado Completo 16%

Doutorado Incompleto 2%

Doutorado Completo 3%

Quase 80% das pessoas tem ensino superior completo (Tabela 1). Considerando que 20% das pessoas têm menos de 24 anos, é possível que quase a totalidade da amostra tenha um diploma superior em algum momento da vida.

Tabela 2 - Quantas pessoas, além de você, utilizam sua senha do Netflix?

% Respostas

Quantas pessoas, além de você, utilizam sua senha do Netflix? Nenhuma 10% 1 23% 2 19% 3 24% Mais de 3 24%

Gráfico 8 – Quem paga o Netflix que você utiliza?

% respostas

O compartilhamento de senhas é muito comum entre os usuários de Netflix (Tabela 2). Quase 50% dos respondentes dividem sua senha com três ou mais usuários, enquanto mais da metade dos respondentes paga seu próprio Netflix (Gráfico 8).

Gráfico 9 – Com que frequência você assiste a cada um dos conteúdos?

O conteúdo internacional, em especial séries, é o mais consumido pelos respondentes. 56% deles apontaram a série internacional como um conteúdo que consomem muito frequentemente, enquanto apenas 6% disse que nunca assiste. O conteúdo infantil não apareceu como um forte segmento – 60% indicou que nunca assiste esse tipo de conteúdo (Gráfico 9).

Gráfico 10 – Com que frequência você assiste a cada um dos conteúdos? – Filtro por idade

% de respostas por conteúdo

Como 70,7% da nossa amostra não têm filhos, filtramos a amostra para quem tem filhos (não necessariamente criança), e a resposta de frequentemente ou muito frequentemente sobre o consumo de conteúdo infantil subiu de 16% para 49%, quase metade dos respondentes que tem algum filho (Gráfico 10).

Gráfico 11 – Com que frequência você assiste a cada um dos conteúdos?

Média de rating, considerando Nunca = 1, As Vezes =2, Frequentemente = 3 e Muito Frequentemente - 4

O conteúdo mais assistido do Netflix são as série internacionais, seguido de filmes internacionais, documentários, filme nacional, conteúdo infantil e por último série nacionais.

Mesmo o conteúdo infantil sendo de nicho, com público alvo de crianças, ele é mais assistido que séries nacionais.

Em todas as idades, o conteúdo internacional, em especial séries, é o mais assistido, mas percebemos um maior apelo entre os mais jovens. Documentários são mais assistidos pelo público acima de 30 anos, enquanto série nacional tem um apelo maior acima dos 45 anos (Gráfico 11). O conteúdo infantil teve destaque entre o público de 30 a 45 anos, pois são os respondentes que tem maior probabilidade de ter criança em casa.

Gráfico 12 – Qual valor você atribui a cada característica do Netflix? – Análise por idade

Média de rating, considerando Muito baixo/Nenhum = 1, Baixo =2, Médio = 3, Alto = 4 e Muito Alto = 5

O fato de poder assistir quando quiser é a característica do serviço que seus consumidores mais valorizam, seguido da possibilidade de assistir a vários episódios na sequencia, sem precisar esperar dias ou semanas, como acontece na grade linear (Gráfico 13).

Parece que os consumidores do Netflix não viram grande valor na personalização, ou seja, na capacidade da empresa de sugerir conteúdo semelhante com base no conhecimento do consumidor (Gráfico 12).

Em uma análise por idade, percebe-se que os respondentes com mais de 45 anos em geral são mais exigentes e dão uma nota menor para as características do Netflix. Quanto mais jovem, mais é valorizado o conteúdo original do Netflix e o compartilhamento de senha. As características que todas as idades mais valorizam é a possibilidade de assistir quando quiser. O público com mais de 45 anos é o que menos valoriza o compartilhamento de senha (Gráfico 12), mas 57% deles compartilha senha com três ou mais pessoas (versus 45% de 30 a 45 anos). A personalização foi o atributo menos valorizado por todas as idades.

O questionário incluiu duas perguntas abertas para ajudar a pesquisadora a descobrir novos pontos. Sobre a pergunta “O que mais você enxerga de valor no Netflix?”, além dos itens citados acima, apareceram alguns pontos.

A resposta que mais apareceu, especificamente 33 vezes (15% dos respondentes) foi a variedade de conteúdo com amplo acervo e novidades constantes.

18 respostas, ou 8% dos respondentes desta pergunta, apontaram a alta qualidade de imagem, com definição de imagens padrão 4K como valor da plataforma. Foi citado também que o Netflix raramente trava, principalmente quando comparado com outros serviços de streaming de vídeo.

A usabilidade e navegação user-friendly, com interface intuitiva inclusive para crianças também apareceu em 8% dos respondentes.

Cinco respondentes (2%) apontaram o fato de não ter publicidade como um valor relevante. Outro ponto relevante foi a agilidade na divulgação de novos conteúdos, postados pouco tempo depois da produção (ex. disponibilizar filmes e documentários de 2016 em 2016), 1,8% dos respondentes. Por fim, algumas repostas que apareceram apenas uma vez:

 Registro dos conteúdos já vistos e aonde você parou dentro deles

Não ter telemarketing

 Recomendações de amigos do Facebook

 Quando um episódio de série acaba vai direto pra outro

 Concorrência ao monopólio de conteúdo cinematográfico exercido pela televisão

Streaming legalizado e a baixo custo

É interessante ressaltar que alguns pontos que apareceram como valor na pergunta anterior foram citados na pergunta sobre “o que poderia melhorar no Netflix”.

 Disponibilizar mais conteúdos, mais atuais e filmes mais atrativos, como clássicos

 Mais agilidade para disponibilização de conteúdo

 Completar algumas séries que estão com temporadas desatualizadas

 O conteúdo não ser por região e sim global e as legendas em outros idiomas estarem disponíveis.

Dentre as sugestões de melhorias, que não foram citadas como atrativas na pergunta anterior, estão:

Possibilidade de assistir offline. Citaram o serviço de streaming de música, Spotify, que já possui essa opção

 Aumento de conteúdo nacional (Brasileiro)

Incluir streaming de canais de notícias como CNN, Fox News, Globo News, etc

 Melhorar as sugestões de conteúdo e busca

 Liberar o conteúdo de outros países

 Adicionar conteúdo esportivo

O atendimento online

Alguns filmes entram e saem do site, poderiam avisar quando o filme for sair e se ele está marcado na sua "lista", por exemplo.

 Incluir grade linear de programação para facilitar descoberta e não ter que pensar no que assistir. Foi sugerida a divisão por canais (gênero) para facilitar a descoberta de novos conteúdos.

Segundo Dan Taitz, diretor de operações da Penthera, o Netflix já estaria desenvolvendo um recurso que permitiria o download de filmes e séries para serem assistidos depois, no modo offline (SILBEY, 2016).

Documentos relacionados