• Nenhum resultado encontrado

A segunda escola visitada está situada no mesmo bairro em que a primeira. A escola em questão não se trata de uma escola convencional, mas sim de um centro de educação inclusiva e acessibilidade. A edificação tem pouco tempo de uso e, desde então, sempre teve a mesma função. Sabendo disso, podemos presumir que o projeto foi concebido pensando-se nas reais necessidades de seus usuários.

________________________________________________________________ Figura 41 - Vista aérea da edificação

(fonte: Google Maps,2017)

Em frente à escola há faixa de segurança para travessia de pedestres e a sinaleira mais próxima está a aproximadamente 36 metros da entrada principal da edificação. O centro tem dois prédios, com um pavimento cada um, sem ligação entre ambos. A calçada do prédio é revestida com pavimento intertravado de concreto (paver) em bom estado de conservação e o rebaixamento da calçada tem 3,33% de inclinação (figura 42).

Figura 42 - a) Calçada revestida com pavimento intertravado de concreto; as imagens b) e c) mostram o rebaixamento da calçada

______________________________________________________________

O ideal neste caso, assim como proposto para a escola A, é retirar o paver do rebaixamento da calçada e executar o piso em concreto desempenado, mantendo-se a inclinação de 3,33% existente, que está em conformidade com a norma. Para essa sugestão de melhoria, tomou-se como ideia o fato de que o rebaixamento de calçada pode vir a tornar-se um ponto para que carros subam na calçada, o que futuramente poderia vir a comprometer a base onde os blocos de concreto são apoiados, deixando os mesmos com um nivelamento irregular e prejudicando a passagem do cadeirante.

O portão para entrada de pedestres tem 1,35 m de largura, espaço suficiente para passagem de um pedestre e de um cadeirante ao mesmo tempo e possui corrimão de duas alturas (somente do lado esquerdo) onde a maior altura é de 0,96 m e a menor 0,76 m (figura 43).

Figura 43 - a) Portão principal de entrada; b) Corrimão de duas alturas

(fonte: foto da autora)

O deslocamento entre a calçada e a entrada do prédio, é feito através de um corredor de 12,57 m, revestido com pavimento intertravado de concreto (paver) em bom estado de conservação, com corrimão de duas alturas apenas do lado direito e guia de balizamento adequado com 9 cm de altura, que pode ser visto na figura 44. Neste caso, poderia ser colocado corrimão de duas alturas também do lado esquerdo.

________________________________________________________________ Figura 44 - a) Corredor que liga a calçada ao corredor do prédio; b) Vista lateral do corredor

(fonte: foto da autora)

A rampa entre os pisos do pátio e do prédio é de 5,12% de inclinação. O corredor tem 1,49 m de largura (espaço suficiente para passagem de um cadeirante e de um pedestre), possui corrimão de duas alturas de ambos os lados com altura maior igual a 0,90 m e altura menor igual a 0,70. Os corrimãos têm um afastamento horizontal de 1,40 m. O revestimento é feito com cerâmica antiderrapante. As características mencionadas podem ser vistas na figura 45.

______________________________________________________________

Figura 45 - a) Vista frontal do corredor de entrada; b) Corrimão de duas alturas, lateral esquerda; c) Corrimão de duas alturas, lateral direita.

(fonte: foto da autora)

Ao fim deste corredor existe uma rampa com 8,42% de inclinação, corrimão de duas alturas, onde a altura maior é igual a 0,89 m e a menor igual a 0,72 m e os corrimãos estão afastados horizontalmente de 1,38 m. O piso de todo o corredor é revestido com cerâmica antiderrapante (figura 46).

________________________________________________________________

Figura 46 - a) Saída do corredor principal; b) Corrimão de duas alturas, lateral esquerda; c) Corrimão de duas alturas, lateral direita

(fonte: foto da autora)

As portas dos ambientes internos da edificação têm 0,80 m de largura e possuem puxadores horizontais com comprimento de 0,36 m, posicionados a 0,89 m do piso.

Os banheiros estão localizados ao final do corredor, com largura de 1,71 m. A porta principal abre para o lado externo e tem 0,80 m de largura, do lado interno há puxador horizontal com 0,40 m de comprimento a uma altura de 0,90 m do piso, a maçaneta é do tipo alavanca e está situada a uma altura de 1,06 m do piso e não há revestimento resistente ao impacto na parte inferior da mesma. As essas informações podem ser visualizadas na figura 47.

______________________________________________________________

Figura 47 - a) Vista frontal do corredor do sanitário; b) Porta de entrada do sanitário acessível; c) Porta de entrada do sanitários acessível com puxador horizontal; d) Maçaneta do tipo alavanca

(fonte: foto da autora)

Este espaço tem um banheiro e um sanitário. As portas de ambos abrem para o lado externo e têm 0,90 m de largura, maçanetas do tipo alavanca e puxadores horizontais na face interna medindo 0,40 m de comprimento. O sanitário tem 1,54 x 1,73 metros, dimensões suficientes para que o cadeirante possa se posicionar tanto ao lado da bacia sanitária como a frente dele. A bacia é do tipo caixa acoplada e o piso tem revestimento cerâmico (figura 48). A desconformidade do sanitário se encontra na ausência da barra de apoio vertical que deveria ser colocada na parede lateral à bacia sanitária, como mostrado na figura 27. As dimensões relacionadas às posições das barras de apoio e da bacia sanitária podem ser vistas na figura 49. As marcações em vermelho são as encontradas no local, as marcações em preto são as sugeridas pela norma. As variações nas medidas encontradas são pequenas e mesmo algumas delas estando em desacordo com a norma, não chegam a causar desconforto ao usuário.

________________________________________________________________

Figura 48 - a) Bacia sanitária do tipo caixa acoplada; b) Vista frontal da bacia sanitária; c) Revestimento cerâmico

(fonte: foto da autora)

Figura 49 - Posição das barras de apoio em relação à bacia sanitária com caixa acoplada

(fonte: adaptado de ABNT - NBR 9050/2015, p. 94)

O banheiro tem dimensões iguais a 1,60 x 2,25 metros (figura 50). Quanto ao posicionamento das barras, as medidas em preto são as recomendadas pela norma, as medidas em vermelho

______________________________________________________________

são as que foram encontradas no local. Quando não há marcação em vermelho, a medida encontrada confere com a ideal indicada pela norma (figura 51).

Figura 50 - a) Posicionamento das barras de apoio; b) Encontro entre as barras de apoio vertical e horizontal; c) Assento acessível; d) Vista frontal do banheiro acessível

(fonte: foto da autora)

Figura 51 - Posição das barras de apoio e do assento em relação ao chuveiro

________________________________________________________________

5.3 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E POSSÍVEIS

Documentos relacionados