• Nenhum resultado encontrado

Análise das Entrevistas Sobre a Avaliação do Projecto

122

Análise das Entrevistas

Código Categoria Frases Ilustrativas Inferências

C1 Participação no Projecto.

“Gostei de ter colaborado no projecto”.

“Gostei, achei muito interessante”.

Todos os entrevistados confessaram ter gostado de participar no projecto. C2 Contribuição da Participação no Projecto para Aquisição de maior

Informação.

“Permitiu uma reflexão mais cuidada do tema”.

“…ficámos a conhecer melhor a roda dos Alimentos”.

“Ajudou-me a sedimentar conhecimentos que já tinha sobre alimentação saudável e diversidade de alimentos”.

“A temática não me era desconhecida, no entanto, reconheço que pude melhorar os hábitos alimentares da minha filha. Pude eu, também, em casa, alertá-la para os benefícios de uma boa alimentação”.

“Considero que já estava bem informada sobre os hábitos alimentares saudáveis, mas foi importante contextualizá-los no âmbito escolar”. Todos os pais concordaram que já estavam bem informados sobre a temática do projecto. Todavia, consideram que a sua participação, de uma forma ou de outra, possibilitou a consolidação das mesmas. C3 Contribuição do Projecto para a Modificação dos Hábitos Alimentares das

Crianças.

“Sim, contribuiu muito”.

123

C3 Contribuição do Projecto para a Modificação dos Hábitos Alimentares das

Crianças.

“ Sem dúvida. As crianças ficaram muito sensibilizadas e com preocupação na alteração de comportamentos alimentares pouco saudáveis”.

“Certamente. Desde logo estão mais sensibilizadas para uma alimentação mais saudável. Apontam-nos os erros alimentares e distinguem o bom do mau, o que faz bem e o que faz mal ao nosso organismo”.

“Sim. Através do projecto, as crianças poderão ter uma alimentação mais saudável”.

Também neste

conteúdo existe unanimidade.

Os pais acreditam que o projecto de intervenção, no qual foram participantes activos, contribuiu para melhorar ou alterar os hábitos alimentares dos seus filhos”.

C4

Hábitos Alimentares Melhorados ou Alterados.

“No caso do meu filho, considero que haveria poucas alterações a introduzir, na medida em que tenho uma grande preocupação em relação aos seus hábitos alimentares. No entanto, no geral, pareceu-me que a turma diminuiu o consumo de bolachas de chocolate e aumentou o consumo de fruta, ao meio da manhã”.

“Principalmente o lanche dos meus filhos, pois deixaram de levar bolos e bolachas, todos os dias, e começaram a levar pão, uma peça de fruta e uma garrafa de água”.

Os principais hábitos alimentares alterados foram os seguintes:

O consumo, exclusivo, de leite com chocolate;

O consumo excessivo de bolachas com chocolate;

O consumo de

bolachas com

chocolate, bolos e pães com pepitas de chocolate, ao lanche;

124

C4 Hábitos Alimentares Melhorados ou Alterados.

“Os hábitos relativos ao consumo de frutas e legumes, no entanto, por vezes permita o consumo de bolachas e um doce nos lanches da manhã e tarde, já que raramente os consome”.

“No caso da minha filha foi o sensibilizar para beber leite simples, sem chocolate, uma vez que ela já estava sensibilizada para o tema”.

“Embora conheça os alimentos saudáveis, eu não pratico tanto, mas ao mesmo tempo tento evitar os doces”.

“No caso da minha filha, os lanches escolares foram melhorados. A confecção dos alimentos foi melhorada, cortámos no sal e gorduras e substituímo-las por especiarias. Temos cuidado de ingerir frutas com hidratos de carbono para a assimilação do açúcar (frutose) ”.

A confecção pouco saudável dos alimentos;

Os fritos; O consumo de fruta de forma isolada; O consumo excessivo de doces, principalmente, de chocolates; O consumo pouco significativo de frutas e legumes. C5 Avaliação do Projecto: O que correu bem e o que

correu menos bem.

“Uma vez que contribuiu para alterar os hábitos alimentares dos alunos e suas famílias, só posso considerar que foi muito positivo. Penso que poderia ter havido mais iniciativas de forma a envolver a comunidade escolar e não apenas o 1º Ciclo, como por exemplo, cartazes, workshops e, etc”.

“Correu tudo muito bem, derivado

De um modo geral, todos os pais e encarregados de educação deram uma avaliação positiva ao projecto, uma vez que este contribuiu para melhorar os hábitos alimentares das crianças e das suas famílias.

125

C5 Avaliação do Projecto: O que correu bem e o que

correu menos bem.

também à pessoa que esteve à frente do projecto, ou seja a Prof. Sandra”.

“ O projecto correu bem, deve ser aproveitado e ser dada continuidade pelos actuais professores”.

“No aspecto geral, penso que o projecto correu bem”.

“O projecto foi interessante e, no geral, correu bem. A participação activa dos pais foi, para mim, o mais relevante, na medida em que estes raramente são chamados para falar dos hábitos dos seus filhos e para propor alternativas mais saudáveis. Este diálogo é muito importante porque só assim se consegue equilibrar o desejável e o possível… Penso que o projecto poderia ter sido mais alargado, por exemplo, da turma - alvo para o resto da comunidade escolar”.

Outro aspecto que valeu a nota positiva dos pais foi o envolvimento directo e activo deles, no projecto.

Houve, no entanto, quem referisse que o projecto poderia ter sido mais abrangente, envolvendo mais toda a comunidade escolar.

C6

Outros Aspectos Relevantes.

“Tenho pena que o projecto não tenha tido continuidade, pois existem determinados hábitos alimentares que, ou são “constantemente dinamizados”, ou acabam por se perder”.

“Voltar a avaliar os hábitos das

Os pais defenderam a continuidade do projecto e uma nova avaliação dos hábitos alimentares das crianças para ver se os

“bons hábitos

alimentares” se mantêm.

126

C6 Outros Aspectos Relevantes.

crianças para ver se continuam com os bons hábitos alimentares”.

“…o projecto, melhorar os hábitos alimentares, deve prosseguir em toda a formação primária e não só…”.

Documentos relacionados